Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MERENDA ESCOLAR EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):
PEREIRA, MARIA DA SILVA OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O estudo trata do planejamento e gestão da merenda escolar em um centro de educação infantil, pois a escola é o ambiente adequado para o desenvolvimento de boas práticas de alimentação. Sob este prisma, o presente trabalho possui como objetivo geral: avaliar o processo de planejamento e gestão da merenda escolar dentro de uma instituição de ensino. No inicio está à introdução e o referencial teórico com temáticas relacionadas à merenda escolar, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), suas contribuições na vida escolar do aluno, aceitabilidade, desperdícios de alimentos e a importância da administração e do planejamento da merenda escolar, trazendo as contribuições de alguns teóricos, como: MAXIMIANO, ACCIOLY, GIL, entre outros. Na metodologia a pesquisa foi classificada como aplicada, quanto à abordagem foi classificada como pesquisa qualitativa, porque estuda os aspectos qualitativos, como é a percepção dos pais sobre a merenda escolar e como é realizado o planejamento entre os profissionais. A estratégia utilizada foi o estudo de caso, e foi considerada como exploratória. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário apresentando questões mistas. Foi utilizada a análise descritiva dos dados, que foram obtidos após todos responderem ao questionário, onde os resultados foram apresentados por meio de gráficos. O objeto do estudo é o Centro de Educação Infantil Arco-Íris. Na parte final, estão as considerações finais e referencias bibliográficas. Por meio da aplicação dos questionários na pesquisa de campo foi possível descobrir como é realizado o planejamento e a administração da merenda escolar e alcançar todos os objetivos, tantos os pais como os funcionários explanaram a sua percepção sobre o processo de planejamento e gestão da merenda escolar.
Palavras-chave: Alimentação. Gestão. Planejamento. Merenda escolar.

Abstract:
The study deals with the planning and management of school meals in a kindergarten since school is the appropriate environment for the development of good feeding practices. In this perspective, the present work has as general objective: to evaluate the process of planning and management of school meals within a teaching institution. In the beginning it is introduction and theoretical reference with topics related to school meals, the National School Feeding Program (PNAE), their contributions to the student's school life, acceptability, food waste and the importance of administration and planning. school meals, bringing the contributions of some theorists, such as: MAXIMIANO, ACCIOLY, GIL, among others. In the methodology the research was classified as applied, as the approach was classified as qualitative research, because it studies the qualitative aspects, such as the parents' perception about school meals and how the planning among professionals is carried out. The strategy used was the case study, and was considered as exploratory. The data collection technique used will be the questionnaire presenting mixed questions. The descriptive data analysis were used, which were obtained after all respond to the questionnaire, where the results will be presented by means of graphs. The object of the study is the Center for Early Childhood Education. In the final part, are the final considerations and bibliographical references. Through the application of the questionnaires in the field research it was possible to find out how the planning and the administration of the school meal is accomplished and to reach all the objectives, as much the parents as the employees explained their perception on the process of planning and management of the school meal .
Keywords: Feeding. Management. Planning. School lunch.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PEREIRA, MARIA DA SILVA OLIVEIRA. PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MERENDA ESCOLAR EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. 34 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1