Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UMA ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÕES

Autor(es):
VASCONCELOS, EDNA MARIA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Os recursos didáticos para o ensino e para aprendizagem do conceito de frações é um grande diferencial para as aulas de matemática, devemos ver isso como uma grande conquista frente às aulas tradicionais. O uso das novas tecnologias como ferramenta é de suma importância para as aulas teóricas e práticas. As aulas de matemática precisam de metodologias alternativas para garantir o ensino e a aprendizagem do aluno. O objetivo geral é compreender como os recursos didáticos podem auxiliar no ensino e na aprendizagem do conceito de frações. Já os objetivos específicos são: analisar o interesse e desempenho do aluno em sala de aula; observar a influência do uso de materiais manipuláveis nas aulas para melhorar o aprendizado do aluno; fazer uma análise de recurso didático e conhecer os conceitos matemáticos que envolvem os materiais concretos, tais como: disco de frações, régua de frações, tangram, dominó de frações e escala cuisenaire. A justificativa é feita com base em que o ensino de matemática precisa ser visto como uma construção de cidadania e de conhecimento. A metodologia foi desenvolvida através da pesquisa documental e bibliográfica do ensino da matemática.
Palavras-chave: Fração. Ensino e Aprendizagem. Recurso didático.

Abstract:
The didactic resources for teaching and learning the concept of fractions is a great differential for math classes, we should see this as a great achievement in front of traditional classes. The use of new technologies as a tool is of paramount importance for theoretical and practical classes. Mathematics classes need alternative methodologies to ensure student teaching and learning. The general objective is to understand how didactic resources can aid in teaching and learning the concept of fractions. The specific objectives are: to analyze the interest and performance of the student in the classroom; observe the influence of the use of manipulative materials in class to improve student learning; make an analysis of didactic resource and know the mathematical concepts that involve the concrete materials, such as: fractions disk, fractions rule, tangram, fractional dominoes and cuisenaire scale. The justification is based on the fact that mathematics education needs to be seen as a building of citizenship and knowledge. The methodology was developed through documental and bibliographical research of the teaching of mathematics. Key-words: Fraction. Teaching and learning. Didactic resource

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
VASCONCELOS, EDNA MARIA SILVA. UMA ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÕES. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1