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Repositório Institucional - UECE
Título:
GESTÃO POR RESULTADO E AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTUDO DE CASO NA EMEIEF GOV . CÉSAR CALS D E OLIVEIRA FILHO (MARACANAÚ, 2013 2015)

Autor(es):
AMARAL, MARIA IDEUMA SARAIVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O desafio da Educação formal no Brasil é uma constante.
As políticas públicas no
estado do Ceará é uma r ealidade . A análise desta dissertação tem por objetivo
p esquisar as consequências das políticas públicas na gestão por resultado inclusive
PAIC, PNAIC, SPAECE, tendo como parâmetro as avaliações externas na E MEIEF
Governador César Cals de Oliveira Filho em Maracanaú CE, no triênio 2013 a 2015. O
enfoque dest a pesquisa tem como ênfase a observância da avaliação externa em
tempos de gestão por resultado, marco legal e político relatos sobre p olítica
educacional de alfabetização do Ceará e Maracanaú reflexões da escola como campo
de estudo em tempos de avaliação externa da aprendizagem . Como b ase teórica e
conceitual é embasada por diversos teóricos dentre este Cipriano Luckesi; Jussara
Hoffaman; Philippe Perren o ud; Celso Antunes; Sofia Lerche ; Oc imar M. Alavarse; J. F.
P. Ramos dentre outras fontes de investigações como Constituição Federal, SEDUC,
INEP e SME de Maracanaú. Esta p esquisa apresenta como metodologia estudo de
caso e observação aos índices das avali ações externas e as indagações d e
professores . Para sistematizar as coletas de dados às fontes elementares foram
bibliográficas e as auxiliares os resultados da análise das observações dos fatos
dispostos com os questionários aplicado aos professores e est udos in loco De acordo
com a análise averígu a se q ue as mudanças na educação formal diante as políticas
públicas cearenses nos últimos anos não se encami nharam tanto quanto o desejado e
que o desafio com a educação dos discentes e erradicação do a nalfabet ismo é uma
constante . Enfim é preciso ânimo e parceria no tripé família, governo e escola para que
juntos com o protagonismo do professor prover a vontade dos alunos em querer
aprender a aprender e assim alcançar a tão sonhada alfabetização na idade certa
Palavras
chave: Políticas Públicas. Gestão por Resultados Avaliações Externas.

Abstract:
The challenge of formal education in Brazil is a constant. Public policies in the state of
Ceará are a reality. The analysis of this dissertation aims to inves tigate the
consequences of the public policies in the management by result including PAIC,
PNAIC, SPAECE, having as parameter the external evaluations in the EMEIEF
Governor César Cals de Oliveira Filho in Maracanaú CE, in the triennium from 2013 to
2015. The focus of this research is the observance of the external evaluation in times of
management by result, milestone of the law and political; reports on educational politics
of literacy in Ceará and Maracanaú; reflections of the school as a field of study in times
of external evaluation of learning. As theoretical and conceptual basis it is based by
several theorists among this Cipriano Luckesi; Jussara Hoffaman; Philippe Perrenoud;
Celso Antunes; Sofia Lerche; Ocimar M. Alavarse; J. F. P. Ramos among other sources
of investigations such as Federal Constitution, SEDUC, INEP and SME of Maracanaú.
This research presents as methodology a case study and observation to the indices of
the external evaluations and the teacher inquiries. In order to systematize the data
collections to the elementary sources, the results of the analysis of the observations of
the facts arranged with the questionnaires applied to the teachers and studies in the
local area were bibliographical and the auxiliaries. According to the analy sis it is verified
that the changes in the formal education in front of the public policies of Ceará in the last
years did not go as much as the desired one and that the challenge with the education
of the students and eradication of the illiteracy is a co nstant. Finally, it takes courage and
partnership in the tripod family, government and school so that together with the
protagonism of the teacher provide the will of the students to want to learn to learn and
thus achieve the dreamed literacy at the right age.
Keywords:
Public Policies. Management by Results. External E valuations.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
AMARAL, MARIA IDEUMA SARAIVA. GESTÃO POR RESULTADO E AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTUDO DE CASO NA EMEIEF GOV . CÉSAR CALS D E OLIVEIRA FILHO (MARACANAÚ, 2013 2015). 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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