GESTÃO POR RESULTADO E AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTUDO DE CASO NA EMEIEF GOV . CÉSAR CALS D E OLIVEIRA FILHO (MARACANAÚ, 2013 2015)
Autor(es):
AMARAL, MARIA IDEUMA SARAIVA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
O desafio da Educação formal no Brasil é uma constante. As políticas públicas no estado do Ceará é uma r ealidade . A análise desta dissertação tem por objetivo p esquisar as consequências das políticas públicas na gestão por resultado inclusive PAIC, PNAIC, SPAECE, tendo como parâmetro as avaliações externas na E MEIEF Governador César Cals de Oliveira Filho em Maracanaú CE, no triênio 2013 a 2015. O enfoque dest a pesquisa tem como ênfase a observância da avaliação externa em tempos de gestão por resultado, marco legal e político relatos sobre p olítica educacional de alfabetização do Ceará e Maracanaú reflexões da escola como campo de estudo em tempos de avaliação externa da aprendizagem . Como b ase teórica e conceitual é embasada por diversos teóricos dentre este Cipriano Luckesi; Jussara Hoffaman; Philippe Perren o ud; Celso Antunes; Sofia Lerche ; Oc imar M. Alavarse; J. F. P. Ramos dentre outras fontes de investigações como Constituição Federal, SEDUC, INEP e SME de Maracanaú. Esta p esquisa apresenta como metodologia estudo de caso e observação aos índices das avali ações externas e as indagações d e professores . Para sistematizar as coletas de dados às fontes elementares foram bibliográficas e as auxiliares os resultados da análise das observações dos fatos dispostos com os questionários aplicado aos professores e est udos in loco De acordo com a análise averígu a se q ue as mudanças na educação formal diante as políticas públicas cearenses nos últimos anos não se encami nharam tanto quanto o desejado e que o desafio com a educação dos discentes e erradicação do a nalfabet ismo é uma constante . Enfim é preciso ânimo e parceria no tripé família, governo e escola para que juntos com o protagonismo do professor prover a vontade dos alunos em querer aprender a aprender e assim alcançar a tão sonhada alfabetização na idade certa Palavras chave: Políticas Públicas. Gestão por Resultados Avaliações Externas.
Abstract:
The challenge of formal education in Brazil is a constant. Public policies in the state of Ceará are a reality. The analysis of this dissertation aims to inves tigate the consequences of the public policies in the management by result including PAIC, PNAIC, SPAECE, having as parameter the external evaluations in the EMEIEF Governor César Cals de Oliveira Filho in Maracanaú CE, in the triennium from 2013 to 2015. The focus of this research is the observance of the external evaluation in times of management by result, milestone of the law and political; reports on educational politics of literacy in Ceará and Maracanaú; reflections of the school as a field of study in times of external evaluation of learning. As theoretical and conceptual basis it is based by several theorists among this Cipriano Luckesi; Jussara Hoffaman; Philippe Perrenoud; Celso Antunes; Sofia Lerche; Ocimar M. Alavarse; J. F. P. Ramos among other sources of investigations such as Federal Constitution, SEDUC, INEP and SME of Maracanaú. This research presents as methodology a case study and observation to the indices of the external evaluations and the teacher inquiries. In order to systematize the data collections to the elementary sources, the results of the analysis of the observations of the facts arranged with the questionnaires applied to the teachers and studies in the local area were bibliographical and the auxiliaries. According to the analy sis it is verified that the changes in the formal education in front of the public policies of Ceará in the last years did not go as much as the desired one and that the challenge with the education of the students and eradication of the illiteracy is a co nstant. Finally, it takes courage and partnership in the tripod family, government and school so that together with the protagonism of the teacher provide the will of the students to want to learn to learn and thus achieve the dreamed literacy at the right age. Keywords: Public Policies. Management by Results. External E valuations.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
AMARAL, MARIA IDEUMA SARAIVA. GESTÃO POR RESULTADO E AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTUDO DE CASO NA EMEIEF GOV . CÉSAR CALS D E OLIVEIRA FILHO (MARACANAÚ, 2013 2015). 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1