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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO INTERNATO DA MEDICINA

Autor(es):
FILHO, JAIME ALENCAR BENEVIDES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este estudo objetivou analisar os fundamentos teórico-práticos dos médicos
preceptores assistencialistas que orientam o exercício da docência no estágio
curricular obrigatório de internato dos Cursos de Medicina, justificando-se pela
contemplação de linha de pesquisa Ensino na Saúde do CMEPS ofertado pela
Universidade Estadual do Ceará-UECE, associado à motivação política e social
baseada no interesse de conhecer e contribuir para a melhoria na formação dos
alunos egressos de medicina no estágio curricular de internato, através do
aprimoramento das práticas de ensino-aprendizagem. O ensino médico tradicional
tem levado à formação de profissionais despreparados para responder dentro da
realidade e necessidade os agravos à saúde mais encontrados na população.
Muitos professores de Medicina consideram a docência uma atividade secundária à
profissão médica, não configurando, assim, uma profissão. Um fator que contribui
para a secundarização é o critério de contratação por concurso público, baseado no
desempenho em uma área técnica de atuação, não se exigindo uma formação
sistematizada que instrumentalize a maneira de conceber e desenvolver o processo
de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, exploratório e descritivo
com uma abordagem qualitativa realizada em um hospital público de Fortaleza, que
recebe estudantes do estágio curricular obrigatório, em sistema de Internato, de
cursos de Medicina. Fizeram parte do estudo investigatório os médicos
assistencialistas concursados (alguns desses também professores de suas
respectivas Faculdades/Universidades), que através de suas ações no trabalho
rotineiro, são responsáveis pela preceptoria-tutoria do estágio curricular obrigatório,
em sistema de Internato, nas diversas clínicas desse campo de prática. Como vimos
ao longo do trabalho, os fundamentos e práticas no exercício da docência do estágio
curricular obrigatório no internato da medicina no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
trazem ambiguidade e contradições. Revelam que a prática educacional continua
enraizada na concepção bancária da educação, porém os sujeitos apresentaram
certo anseio de transformá-las, aprofundar seus conhecimentos para poder desvelálas
para melhor compreender o seu papel como agente social que poderá contribuir
para transformar a atual realidade do ensino médico, aproximando-o das reais
necessidades nacionais.
Palavras-chave: Internato. Docência. Ensino médico

Abstract:
This research aimed to analyze the theoretical and practical fundamentals of medical
assistentialist preceptors who guide the exercise of teaching in the compulsory
curricular internship of Medical Courses. This is justified of the line of research
Teaching in Health, of the Professional Master's Degree Teaching in Health
(CMEPS) offered by the State University of Ceará (UECE), associated with political
and social motivation based on the interest of knowing and contributing to the
improvement in the training of medical students in the internship curricular stage,
through the improvement of teaching-learning practices. Traditional medical
education has led to the training of unprepared professionals to respond to the reality
and necessity of the most frequent health problems in the population. Many Medical
professors consider the teaching an activity secondary to the medical profession, but
not configuring the profession. A factor that contributes to secondary education is the
criterion of hiring by public contest, based on performance in a technical area of
activity, not requiring a systematized training that instrumentalize the way of
conceiving and developing the teaching and learning process. This is an exploratory
and descriptive case study with a qualitative approach carried out in a public hospital
in Fortaleza-Ce, which receives students from the compulsory curricular traineeship,
in an Internship system, of Medical courses. Some of the professors of their
respective Faculties/Universities, which through their actions in routine work, are
responsible for the preceptor-mentoring of the compulsory curricular traineeship, in
the Internship system, in the various clinics in this field of practice. As we have seen
throughout the work, the fundamentals and practical’s theory in the practice of
teaching the compulsory curricular internship of the medicine in the General Hospital
of Fortaleza (HGF) bring ambiguity and contradictions. They reveal that educational
practice remains to be rooted in the banking conception of education, but the
subjects presented a certain desire to transform them, to deepen their knowledge in
order to unveil them to better understand their role as a social agent that could
contribute to transform the current reality of the medical education, bringing it closer
to real national needs.
Keywords: Internship. Teaching profession. Medical teaching

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FILHO, JAIME ALENCAR BENEVIDES. FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO INTERNATO DA MEDICINA. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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