FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO INTERNATO DA MEDICINA
Autor(es):
FILHO, JAIME ALENCAR BENEVIDES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
Este estudo objetivou analisar os fundamentos teórico-práticos dos médicos preceptores assistencialistas que orientam o exercício da docência no estágio curricular obrigatório de internato dos Cursos de Medicina, justificando-se pela contemplação de linha de pesquisa Ensino na Saúde do CMEPS ofertado pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, associado à motivação política e social baseada no interesse de conhecer e contribuir para a melhoria na formação dos alunos egressos de medicina no estágio curricular de internato, através do aprimoramento das práticas de ensino-aprendizagem. O ensino médico tradicional tem levado à formação de profissionais despreparados para responder dentro da realidade e necessidade os agravos à saúde mais encontrados na população. Muitos professores de Medicina consideram a docência uma atividade secundária à profissão médica, não configurando, assim, uma profissão. Um fator que contribui para a secundarização é o critério de contratação por concurso público, baseado no desempenho em uma área técnica de atuação, não se exigindo uma formação sistematizada que instrumentalize a maneira de conceber e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, exploratório e descritivo com uma abordagem qualitativa realizada em um hospital público de Fortaleza, que recebe estudantes do estágio curricular obrigatório, em sistema de Internato, de cursos de Medicina. Fizeram parte do estudo investigatório os médicos assistencialistas concursados (alguns desses também professores de suas respectivas Faculdades/Universidades), que através de suas ações no trabalho rotineiro, são responsáveis pela preceptoria-tutoria do estágio curricular obrigatório, em sistema de Internato, nas diversas clínicas desse campo de prática. Como vimos ao longo do trabalho, os fundamentos e práticas no exercício da docência do estágio curricular obrigatório no internato da medicina no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) trazem ambiguidade e contradições. Revelam que a prática educacional continua enraizada na concepção bancária da educação, porém os sujeitos apresentaram certo anseio de transformá-las, aprofundar seus conhecimentos para poder desvelálas para melhor compreender o seu papel como agente social que poderá contribuir para transformar a atual realidade do ensino médico, aproximando-o das reais necessidades nacionais. Palavras-chave: Internato. Docência. Ensino médico
Abstract:
This research aimed to analyze the theoretical and practical fundamentals of medical assistentialist preceptors who guide the exercise of teaching in the compulsory curricular internship of Medical Courses. This is justified of the line of research Teaching in Health, of the Professional Master's Degree Teaching in Health (CMEPS) offered by the State University of Ceará (UECE), associated with political and social motivation based on the interest of knowing and contributing to the improvement in the training of medical students in the internship curricular stage, through the improvement of teaching-learning practices. Traditional medical education has led to the training of unprepared professionals to respond to the reality and necessity of the most frequent health problems in the population. Many Medical professors consider the teaching an activity secondary to the medical profession, but not configuring the profession. A factor that contributes to secondary education is the criterion of hiring by public contest, based on performance in a technical area of activity, not requiring a systematized training that instrumentalize the way of conceiving and developing the teaching and learning process. This is an exploratory and descriptive case study with a qualitative approach carried out in a public hospital in Fortaleza-Ce, which receives students from the compulsory curricular traineeship, in an Internship system, of Medical courses. Some of the professors of their respective Faculties/Universities, which through their actions in routine work, are responsible for the preceptor-mentoring of the compulsory curricular traineeship, in the Internship system, in the various clinics in this field of practice. As we have seen throughout the work, the fundamentals and practical’s theory in the practice of teaching the compulsory curricular internship of the medicine in the General Hospital of Fortaleza (HGF) bring ambiguity and contradictions. They reveal that educational practice remains to be rooted in the banking conception of education, but the subjects presented a certain desire to transform them, to deepen their knowledge in order to unveil them to better understand their role as a social agent that could contribute to transform the current reality of the medical education, bringing it closer to real national needs. Keywords: Internship. Teaching profession. Medical teaching
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
FILHO, JAIME ALENCAR BENEVIDES. FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO INTERNATO DA MEDICINA. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1