Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL FORTALEZA – CEARÁ 2018

Autor(es):
MOURA, ALYNE COUTINHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho discorre a partir de uma abordagem histórico-conceitual sobre o
direcionamento que vem sendo destinado às políticas educacionais desde a década
de 1930. Assim tem como objetivo central discutir as repercussões do período militar
para a consolidação da politica educacional da atualidade, ou seja, os impactos
deixados pelas reformas implementadas nesse período para educação brasileira. O
referencial teórico no qual embasamos nossas discussões, além do campo legal
expresso nas leis como: Constituições de 1937, 1946, 1967 e 1988, LDB 9394/96 e
a lei 13.415/2017, tem aporte também nos estudos de Shiroma (2007), Saviane
(1991), Roamanelli (1986) Freitag (1989) e Manacorda (2010). A metodologia de
nossa pesquisa é compreendida como estudo bibliográfico e de documentos oficiais
que foi elaborado em cima de estudos já produzidos, constituído basicamente em
leituras de livros e artigos científicos e se destina mais especificamente a discutir a
política educacional que faz parte do campo das políticas públicas sociais, no
sentido de buscar ressaltar quais os modelos de políticas educacional existentes no
decorrer do processo histórico e suas implicações para a instituição do modelo
vigente de educação brasileira no atual contexto. Em nossa pesquisa concluímos
que a educação em nosso país nunca foi uma prioridade. Em uma breve análise
histórica é possível identificar esses descasos e uma proposta dual de ensino que
acabou instituindo dois tipos de escolas, uma destinada a classe trabalhadora com
um modelo de formação mais voltada para a instrumentalização e outra para a
classe mais abastada que se configura em cursos longos e de formação sólida.
Palavras-chave: Educação. Estado. Políticas Públicas de educação. Reformas
Educacionais.

Abstract:
The present work draws from a historical-conceptual approach on the direction that
has been assigned to educational policies since the 1930s. Its main objective is to
discuss the repercussions of the military period for the consolidation of the current
educational policy, that is to say, the impacts left by the reforms implemented in this
period for Brazilian education. The theoretical framework on which we base our
discussions, in addition to the legal field expressed in the laws, such as:
Constitutions of 1937, 1946, 1967 and 1988, LDB 9394/96 and law 13.415/2017, also
has contributions in the studies of Shiroma (2007), Saviane (1991), Roamanelli
(1986), Freitag (1989) and Manacorda (2010). The methodology of our research is
understood as a bibliographical study and of official documents that has been
elaborated on studies already produced, basically constituted in readings of books
and scientific articles and is intended, more specifically, to discuss the educational
policy that is part of the field of the of social public policies, in order to highlight which
models of educational policies exists in the course of the historical process, and their
implications for the institution of the current model of Brazilian education in the
current context. In our research we conclude that education in our country has never
been a priority. In a brief historical analysis it is possible to identify these mismatches
and a dual proposal of teaching that ended up instituting two types of schools, one
destined to the working class with a training model, focused on the
instrumentalization and another one for the more affluent class that is configured in
long courses and solid training.
Keywords: Education. State. Public policies of education. Educational Reforms.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MOURA, ALYNE COUTINHO. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL FORTALEZA – CEARÁ 2018. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1