CARTILHAFATORIAL: UM RECURSO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DO CONCEITO DE FATORIAL DE UM NÚMERO.
Autor(es):
DIAS, FRANCISCO KLAYTON MOREIRA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
A Análise Combinatória é um tema importante nos currículos escolares e essa relevância pode se estender para a vida pessoal dos alunos. Além disso, pode ser associada a outras áreas do conhecimento. Portanto, esse estudo tem como objetivocriar, um recurso didático denominado cartilha fatorial para auxiliar no ensino de fatorial de um número.Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográficade caráter qualitativo exploratório, visando proporcionar atividades que serão realizadas em sala de aula com objetivo de assimilar o conceito teóricoproposto de umaforma mais prática. Com isso, esse recurso visa instrumentalizaro ensino de matemática referente ao conteúdo mencionado e ao mesmo tempo destacar a importância da utilização de recursos didáticos em assuntos da Análise Combinatória e na Matemática como um todo. Assim, foi desenvolvida uma metodologia que contribuísse significativamente com a vida dos alunos alinhado a teoria e a prática. Palavras-chave: Ensino. Análise Combinatória. Recurso Didático. Fatorial de um Número.
Abstract:
The Combinatorial Analysisis an important theme in the school curricula and that relevance can extend for the students' personal life. Besides, it can be associated to other areas of the knowledge. Therefore, that study has as objective creates, a didactic resource denominated spelling book-factorial to aid in the teaching of factorial of a number. For so much, a bibliographical research of exploratory qualitative character was accomplished, seeking to provide activities that will be accomplished at classroom with objective of assimilating the proposed theoretical concept in a more practical way. With that, that resource seeks instrumentalize the mathematics teaching regarding the mentioned content and at the same time to detach the importance of the use of didactic resources in subjects of the Combinatorial Analysis and in the Mathematics as a whole. Like this, it was developed a methodology to contribute significantly with the students' life aligned the theory and the practice. Keywords: Education. Combinatorial Analysis. Didactic Resource. Factorial of a Number.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
DIAS, FRANCISCO KLAYTON MOREIRA. CARTILHAFATORIAL: UM RECURSO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DO CONCEITO DE FATORIAL DE UM NÚMERO.. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1