Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CARTILHAFATORIAL: UM RECURSO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DO CONCEITO DE FATORIAL DE UM NÚMERO.

Autor(es):
DIAS, FRANCISCO KLAYTON MOREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A Análise Combinatória é um tema importante nos currículos escolares e essa relevância pode
se estender para a vida pessoal dos alunos. Além disso, pode ser associada a outras áreas do
conhecimento. Portanto, esse estudo tem como objetivocriar, um recurso didático denominado
cartilha fatorial para auxiliar no ensino de fatorial de um número.Para tanto, foi realizada uma
pesquisa bibliográficade caráter qualitativo exploratório, visando proporcionar atividades que
serão realizadas em sala de aula com objetivo de assimilar o conceito teóricoproposto de
umaforma mais prática. Com isso, esse recurso visa instrumentalizaro ensino de matemática
referente ao conteúdo mencionado e ao mesmo tempo destacar a importância da utilização de
recursos didáticos em assuntos da Análise Combinatória e na Matemática como um todo.
Assim, foi desenvolvida uma metodologia que contribuísse significativamente com a vida dos
alunos alinhado a teoria e a prática.
Palavras-chave: Ensino. Análise Combinatória. Recurso Didático. Fatorial de um Número.

Abstract:
The Combinatorial Analysisis an important theme in the school curricula and that relevance
can extend for the students' personal life. Besides, it can be associated to other areas of the
knowledge. Therefore, that study has as objective creates, a didactic resource denominated
spelling book-factorial to aid in the teaching of factorial of a number. For so much, a
bibliographical research of exploratory qualitative character was accomplished, seeking to
provide activities that will be accomplished at classroom with objective of assimilating the
proposed theoretical concept in a more practical way. With that, that resource seeks
instrumentalize the mathematics teaching regarding the mentioned content and at the same
time to detach the importance of the use of didactic resources in subjects of the Combinatorial
Analysis and in the Mathematics as a whole. Like this, it was developed a methodology to
contribute significantly with the students' life aligned the theory and the practice.
Keywords: Education. Combinatorial Analysis. Didactic Resource. Factorial of a Number.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
DIAS, FRANCISCO KLAYTON MOREIRA. CARTILHAFATORIAL: UM RECURSO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DO CONCEITO DE FATORIAL DE UM NÚMERO.. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1