Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO DOCENTE NO CED / UECE: OS CAMINHOS PERCORRIDOS NA CONSCRUÇÃO DO PROJETOPOLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autor(es):
Sales, Josete de Oliveira Castelo Branco

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
Delimitar o problema e estabelecer o objeto de estudo desta pesquisa foi um doloroso
processo de ir abandonando atrações por este ou aquele ângulo do tema, na medida em que nossa
trajetória profissional – ora lecionando, ora coordenando, ora compondo comissões responsáveis
por prestar assessoria pedagógica a cursos / programas / projetos na construção de seus projetos
pedagógicos revelava-se rica em diferentes percepções e caminhos percorridos, diferentemente
em cada experiência e em diferentes momentos institucionais.
Fazer opções é sempre difícil. Foi uma condição de objetividade e viabilidade do que
pretendíamos, considerando as limitações temporais e, sobretudo, às de apego e desencantamento
com as produções realizadas.
As muitas experiências de formação de professores desenvolvidas pelo CED, no
período 2000-2004 e a necessidade de sistematizarmos estas práticas e de explicitarmos a direção
política e pedagógica das experiências futuras gerou o objeto do nosso esforço de pesquisa – o
Projeto Político-pedagógico de Formação Docente, em curso, no CED/UECE: os caminhos
percorridos, o conteúdo e a direção política tomada a partir dos embates entre as proposições
oficiais e não oficiais no tocante à formação dos profissionais da educação e ao papel a ser
exercido pelos centros e faculdades de educação das universidades públicas.
O período 2000-2004 justifica-se como foco de nossa análise por compreender o
espaço temporal que vai da instalação do CED (com o lançamento de sua pedra fundamental) ao
ano de conclusão de parte significativa de seus Programas Formativos. O ano de 2004 é ainda o
ano de término do segundo mandato da gestão “Administração, Ciência e Cultura” da UECE, na
qual o projeto de criação do CED foi gestado, como também de conclusão da direção “prótempore”
do CED e de realização de consulta à comunidade educativa do CED para escolha de
sua primeira direção com mandato.
12
Pesquisar o Projeto político pedagógico do CED foi tomar como objeto de análise a
expressão do equilíbrio temporário e possível entre as forças políticas, administrativas e
pedagógicas que se confrontam com o intuito de configurar o seu fazer institucional. Foi tomar
não só seu plano de ação, mas um conjunto de teses, convicções, princípios, perspectivas e
orientações que conduzem os processos formativos sob sua responsabilidade. Investigar o PPP do
CED/UECE foi tentar elucidar um campo ordenador dos fins, conteúdo e formatos da formação
pretendida, analisando um discurso e uma prática política e pedagógica que mesmo não
formalizada, existe e tece muitos outros.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Sales, Josete de Oliveira Castelo Branco. FORMAÇÃO DOCENTE NO CED / UECE: OS CAMINHOS PERCORRIDOS NA CONSCRUÇÃO DO PROJETOPOLÍTICO-PEDAGÓGICO. 2006. 120 f. Tese (Doutorado em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1