Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Memoriais no ensino médio integrado: histórias de vida e perspectivas dos alunos a partir da formação profissional para mercado turístico de Fortaleza

Autor(es):
Ribeiro, Cirluce Alves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Iniciar esse estudo com a elaboração do meu memorial de formação despertou-me as memórias de experiências vividas que integram bases afetivas e conceituais e fundamentam esta pesquisa. A escolha por narrativas autobiográficas se deu a partir da experiência da construção do meu memorial acadêmico no curso de mestrado. Partindo dessa singular experiência, percebi rico caminho para desvendar os pensares dos meus alunos, pesquisando seus memoriais de formação elaborados ao final do Ensino Médio Integrado. A finalidade desta pesquisa é responder a perguntas oriundas do cotidiano de minha prática docente e analisar, a partir de narrativas autobiográficas, a percepção dos alunos sobre sua formação e o que planejam para o futuro. Todos são egressos dos cursos técnicos em Eventos, Guia de Turismo e Hospedagem, e formados na modalidade curricular Ensino Médio Integrado, pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará. Por se tratar de formação profissional, discorremos brevemente sobre a jurisdição dessa modalidade curricular e sobre o Programa Brasil Profissionalizado que fomenta o projeto que rege essas escolas. A metodologia utilizada consiste em uma análise de conteúdo à luz de BARDIN (1977). Quarenta e oito memoriais constituíram o Corpus, os quais foram coletados nas escolas. Houve o cuidado de não realizar escolha intencional, retirando unidades sem a observância de escolhas. Essas análises nos trouxeram informações sobre o porquê da escolha do curso, as dificuldades de adaptação ao tempo integral no Ensino Médio Integrado, como veem seus professores e colegas, as percepções das mudanças ocorridas em si e em suas vidas ao longo da formação. Foram expostas expectativas sobre o ingresso no mercado de trabalho na área de hospitalidade, lazer e turismo e relatos de seus planos futuros. Afirmam 56% querer continuar estudando, no entanto, somente 18% pretendem permanecer na área. Percebe-se o curso como oportunidade em 54% dos memoriais estudados e 58% afirmam haver mudanças na vida profissional. Consideramos fundamental conhecer as percepções, aspirações e planos desses jovens, a fim de podermos delinear estratégias e planos para melhor condução dessa formação.
Palavras-chave: Histórias de vida. Cursos técnicos. Turismo.

Abstract:
In its general lines the intention of this dissertation is to “read off” the students autobiographical stories, their learning types, plans and worries about professional future. It remains a fact that the views expressed here owe somehow to my own expertises and personal thoughts, which count as the fundamentals of this work, to say the least. Of course this purpose alone does not help very much since now we need context to zoom in on this idiosyncratic (co-initial) approach, so as we are taking a bundle of students schooled on events tourism, hosting provided by cearenses Professional schools. Be that as it may, we judiciously proceed to argue as a certain satisfying tideness to curiculum as well as the “Brasil Profissionalizado” Program. This enquiry follows on precedent-setting research by Bardin (1977). Regarding the main purpose of this work is then to pull together findings that directly address first-order mentions, reporting on data from students who are enrolled in the Program, forty-eight autobiograpic stories were randomly chosen to integrate our Corpus, by means of it we get fairly information about the principal motives students chose to pursue thecnical courses vis-à-vis a regular curriculum. Yet we get acquainted with their adaptation difficulties, as usually happen in this field, the way they get in touch with their teachers and colleagues, and the long run learning process. Students under considertaion exposed their expectations so as for 56% want to go on studying and a couple more of 18% intend to remain in the field. 54% see the course as an opportunity and 58% claim there are unequivocally improvements to the career. In the context of these changes, we consider to be as fundamental importance to know the students’ perceptions, aspirations, and plans in order to develop better strategies to improve their learning processes.
Keywords: Life stories. Thecnical courses.Tourism.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ribeiro, Cirluce Alves. Memoriais no ensino médio integrado: histórias de vida e perspectivas dos alunos a partir da formação profissional para mercado turístico de Fortaleza. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1