Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Elaboração e desenvolvimento de jogo matemático para aplicações web e mobile como auxílio nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática financeira

Autor(es):
Nunes, Mônica de Sousa Viegas

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Na vivência em sala de aula no Curso Técnico em Eventos e Curso Tecnológico em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Aracati, observou-se a dificuldade dos alunos na disciplina de Matemática Financeira. Este cenário leva à reflexão sobre a necessidade de contribuir para o ensino de forma mais eficaz, buscando estratégias de aprendizagem para melhor aproveitamento dos estudantes na disciplina mencionada. Considerando tais fatores, o objetivo desta pesquisa é elaborar e desenvolver um software educativo para aplicações web e mobile como auxílio nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática Financeira, e como objetivos específicos apresentar aspectos que norteiam a elaboração e o desenvolvimento de jogos matemáticos; fazer aplicação do software TaxRunner; analisar o uso de jogos matemáticos para aplicações web e mobile e implementar um software como prova de conceito. O interesse em contemplar a Matemática Financeira no jogo matemático é devido à abordagem da Matemática contextualizada através da ludicidade. A pesquisa desenvolvida neste trabalho investigou os processos desencadeados na elaboração e desenvolvimento de jogos matemáticos para aplicações web e mobile. Quanto aos objetivos, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, referente à análise dos dados e interpretação dos resultados. E, analisando os resultados, pode-se considerar que a utilização do lúdico no ensino e na aprendizagem da Matemática, é uma metodologia válida, tornando as aulas mais dinâmicas e diferenciadas, proporcionando também aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa e ao professor uma ferramenta a mais nestes processos de ensino e de aprendizagem. Posteriormente, os dados foram examinados na turma do Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Aracati a partir da análise do conteúdo de Juros Simples pertencente à disciplina de Matemática Financeira, sendo perceptível a influência significativa do jogo com alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina. Sob o ponto de vista da natureza, esta dissertação pode ser considerada como sendo uma pesquisa aplicada, uma vez que a solução proposta é o jogo matemático a ser usado na prática para as soluções dos problemas enfrentados como as dificuldades de aprendizagens dos alunos na Matemática Financeira. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo na qual se constatou que ao jogar, o aluno passa a ter participação ativa no processo de construção de conhecimentos matemáticos. Elaborar e desenvolver um jogo matemático para aplicações web e mobile, objeto de atenção desta pesquisa, tornou-se um desafio. Portanto, ressalta-se que, não há uma metodologia única para o aprendizado da Matemática Financeira. Através desta pesquisa foi constatado que o jogo se constitui como um instrumento significativo para os processos de ensino e de aprendizagem. Conclui-se que, os jogos podem e devem ser usados como metodologia ativa no ensino da Matemática Financeira. Seu uso poderá tornar a aprendizagem dos conteúdos matemático mais eficaz.
Palavras-chave: Jogos matemáticos. Matemática Financeira. Software educativo. Tecnologias digitais.

Abstract:
It has been observed in the classroom that the students struggle in the subject Financial Mathematics. This scenario led to a reflective thinking about the urgency to contribute to the learning in a more effective way, searching for learning strategies in order for the students to have an optimal usage in the aforementioned subject. Having this setting in mind, the aim of this research is to design and develop an educational software, either to web and mobile applications, to help in the teaching and learning processes of Financial Mathematics. As for the specific objectives, the research aims to present aspects that guide the design and the development of mathematical games; to apply the software TaxRunner, analyze the use of mathematical games for applications on web and mobile and to implement a software as a proof of concept. The interest to contemplate Financial Mathematics in the Mathematical game is due to the Mathematical approach contextualized through playfulness. The research developed in this work investigated the processes unleashed during the design and development of mathematical games to applications on the web and mobile. As for objectives, the research adopted qualitative and quantitative approaches concerning the data analysis and data interpretation. Analyzing the results, it can be drawn that the use of playfulness in the context of teaching-learning Mathematics is a valid methodology which makes the classes more dynamic and unique, allowing the students a more joyful learning at the same time that it offers the teacher an extra tool to be applied to the classroom. Later on, taking into consideration the analysis of the content of simple interest which belongs to the Financial Mathematical subject, the data were examined. It was noticed the positive influence of games for students with learning difficulties. This research presents an applied character since its outcome – a mathematical game – will be used to mitigate the problems faced by students concerning the subject Financial Mathematics. The methodology applied was a bibliographic research as well as a field research in which it was verified that when the students play, they participate actively in the process of constructing mathematical knowledge. Designing and developing a mathematical game to applications on web and mobile, primary goal of this research, has become a challenge. As a result, it is highlighted that there is not a single methodology to the learning of Financial Mathematics. Through this research it was verified that the game is an important tool to the processes of teaching-learning. It is concluded that the games not only can be but also must be used as an active methodology for the teaching of Financial Mathematics and its use can facilitate the learning of mathematical contents at the same time that it will engage more the students.
Keywords: Mathematical Games. Financial Mathematics. Educational Softwares. Digital Technologies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nunes, Mônica de Sousa Viegas. Elaboração e desenvolvimento de jogo matemático para aplicações web e mobile como auxílio nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática financeira. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1