A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Instituição de Educação
Superior situada na microrregião do Baixo Jaguaribe, foi criada em um dos
períodos mais dramáticos da história brasileira: a recente ditadura civil militar.
Sua criação fazia parte de um projeto conduzido pela Diocese de Fortaleza,
liderada pelo bispo Dom Aureliano Matos junto à elite limoeirense. Como forma
de compreender os impactos que faculdade produziu junto à sociedade
limoeirense naquele momento, analisamos não apenas o contexto local e
específico da ditadura, como também o arcabouço político implementado para
o setor educacional nos anos que antecederam ao golpe, bem como o papel
desenvolvido pela Igreja antes e durante a ditadura. O alicerce sob o qual foi
construída esta tese teve como fontes os acervos documentais das instituições
que fizeram parte do projeto da Igreja, bem como da própria instituição, objeto
da pesquisa. O pilar-mestre do alicerce construído pelas fontes repousou sobre
a fonte oral constituída por ex-professores – os primeiros da Instituição -, exalunos
e ex-alunos que se tornaram professores da faculdade. O recorte
espacial foi a cidade de Limoeiro do Norte, tendo como foco específico a
Instituição pesquisada e como recorte temporal os dez primeiros anos de
criação da faculdade que converge com os dez anos mais duros da ditadura.
Dos resultados encontrados no desenvolvimento da pesquisa, constatamos
que as práticas políticas desenvolvidas entre a Igreja e a elite limoeirense, bem
como o papel das instituições criadas por Dom Aureliano Matos durante o
desenvolvimento do projeto da Igreja, reforçaram a política ditatorial na
microrregião do Baixo Jaguaribe; o projeto educativo desenvolvido em Limoeiro
do Norte sob os auspícios da Igreja tinha relações estreitas com o projeto do
governo civil-militar; as políticas e práticas no ensino superior sob o controle da
Igreja fortaleceram a ordem social conservadora da ditadura na microrregião,
em alguns momentos mediante as práticas de expurgos e perseguições, e em
outras ocasiões por meio de acomodação e conciliação nas práticas cotidianas.
Ou seja, a FAFIDAM manteve a ordem conservadora, que foi o alicerce de sua
construção.
Palavras-chave: FAFIDAM, Igreja católica, Conservadorismo.