Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Autor(es):
REBOUÇAS, ALEXANDRE DE BAYMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O Ensino Superior sofreu uma evidente expansão no Brasil nos últimos anos. Esse movimento gerou um cenário competitivo e desafiador para gestores educacionais em todo o país, exigindo uma reorganização dos processos administrativos e acadêmicos e o desenvolvimento de um novo perfil de competências. Nesta perspectiva, a pesquisa teve por objetivo compreender a gestão e o planejamento educacional desenvolvido nos cursos de graduação em Educação Física. O trabalho é caracterizado por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas e análise documental, realizadas nos meses de fevereiro a maio de 2017, sendo, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo. Diante do conjunto de resultados, verificamos que o objetivo da pesquisa foi contemplado, sendo possível descrever a gestão dos cursos de graduação em Educação Física nas instituições e suas nuances, identificar a utilização do planejamento como ferramenta de gestão, e mapear os desafios e dificuldades relatados pelos coordenadores na atuação de suas funções. Dentre os resultados mais importantes estão: a descentralização do conjunto das ações nos cursos, sejam elas administrativas, pedagógicas ou acadêmicas; a preocupação com a melhoria da formação profissional; o planejamento reconhecido como ferramenta, essencial e presente em âmbito institucional e nos cursos de graduação em Educação Física; a avaliação como um importante e imprescindível instrumento de gestão, envolvendo todos com os resultados institucionais; e os desafios dos coordenadores, tais como a preocupação em reduzir a evasão dos alunos criando uma consciência de autogestão do curso para o término no tempo certo. Portanto, os resultados deste estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão da realidade pesquisada, abrindo novas possibilidades de discussões e estudos.
Palavras-chave: Ensino superior em saúde. Gestão e planejamento educacional. Coordenação de curso.

Abstract:
Higher education has undergone an evident expansion in Brazil in recent years. This movement has created a competitive and challenging scenario for educational managers across the country, requiring a reorganization of administrative and academic processes and the development of a new competency profile. In this perspective, the research had as objective to understand the management and the educational planning developed in the undergraduate courses in Physical Education. The work is characterized by a descriptive study with a qualitative approach. The data were collected in semi-structured interviews and documentary analysis, carried out from February to May 2017, and then submitted to content analysis. Considering the set of results, we verified that the objective of the research was contemplated, being possible to describe the management of undergraduate courses in Physical Education in the institutions and their nuances, to identify the use of planning as a management tool, and to map the challenges and difficulties reported coordinators in the performance of their duties. Among the most important results are: the decentralization of all the actions in the courses, be they administrative, pedagogical or academic; concern about the improvement of vocational training; the planning recognized as a tool, essential and present at the institutional level and in undergraduate courses in Physical Education; evaluation as an important and indispensable management tool, involving all with the institutional results; and the challenges of coordinators, such as a concern to reduce student evasion by creating a self-management awareness of course to completion at the right time. Therefore, the results of this study may contribute to a better understanding of the researched reality, opening new possibilities for discussions and studies.
Keywords: Higher education in health. Management and educational planning. Coordination of course.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
REBOUÇAS, ALEXANDRE DE BAYMA. ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1