Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PROUNI COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO EM PACAJUS-CE

Autor(es):
LIMA, GLAUBER ROBSON OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Esta é uma dissertação de mestrado que teve por objeto de estudo o Programa Universidade para Todos – PROUNI –, como uma política pública de inclusão social através do direito social à educação, partindo da educação como um direito social do indivíduo e um dever do Estado. O fato de ser professor da rede pública estadual de educação há mais de uma década influenciou a escolha deste tema, juntamente com a ausência de análises sobre os impactos do PROUNI na região metropolitana de Fortaleza. A pesquisa está ancorada nas contribuições sociais e econômicas da referida política pública de inclusão no ensino superior na vida dos estudantes egressos da escola estadual de ensino médio Padre Coriolano que foram beneficiados pelo programa. Buscou-se compreender as políticas públicas de educação na última década do século XX e na primeira década do século XXI, nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula da Silva (2003-2010), em especial as políticas voltadas à democratização do ensino superior e à inclusão de um grupo social alijado deste direito durante muitas décadas. Investigou-se a democratização das políticas públicas de ampliação do acesso ao ensino superior nas universidades públicas e nas instituições privadas. Observou-se ainda a relação entre o público e o privado na educação ofertada nas instituições cadastradas no programa, com enfoque na preparação para o mercado de trabalho de acordo com as exigências do capitalismo global imposto ao Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa mista com base em levantamento bibliográfico e levantamento de dados. A pesquisa bibliográfica buscou embasamento de autores cujas produções coadunam com a temática elencada. Quanto ao levantamento de dados, tratou-se de uma pesquisa qualitativa que teve como método o estudo de caso. Nessa perspectiva, o apurado nos dados bibliográficos foi somado com os elementos apurados nas entrevistas semiestruturadas com a participação espontânea dos estudantes beneficiados pela política pública. Nesse sentido, analisou-se o PROUNI como mecanismo de acesso das populações de baixa renda ao ensino superior e de qualificação desse grupo para o mercado de trabalho e a mobilidade social.
Palavras-chave: Prouni. Políticas Públicas. Inclusão Social. Educação. Juventude. Mercado de Trabalho.

Abstract:
This is a dissertation of master degree that had as object of study the Programa Universidade para Todos - PROUNI -, as a public policy of social inclusion through social right to education. Starting from education as a social right of the individual and a duty of the State. The fact of I to be a teacher of the state public education network for over a decade has influenced the choice of the topic added the absence of analysis on the impacts of PROUNI in metropolitan region of Fortaleza. The research is anchored in economic and social contributions of the referred public policy of inclusion in the higher education of egress students of Padre Coriolano High School State School and those that became beneficiaries of the program. It was sought to understand the education public policies in last decade of twelthieth century and in the first decade of the twenty-first century, at the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Lula da Silva (2003-2010), specially directed policies towards to democratization of the higher education and the inclusion of a social group that was excluded of this right for many decades. It was investigated the democratization of public policies of enlargement of access to the higher education in the public universities and in the private institutions. It is noticed the relation between the public and the private in the education offered in cadastered institutions in the program with focus in the preparation to the work market according to exigencies of imposed global capitalism to Brazil. Methodologically, this is a mixed research based on bibliographic survey and data collection. The bibliographic research seeked basement of authors whose productions line with the casted thematic. In Relation to the data collection, this was a qualitative research had as method the study of case. In this perspective, they were added the obtained informations in bibliographic data and verified elements in semi-structured interviews with the spontaneous participation of benefited students by the public policy. In this sense, the PROUNI was analyzed as a mechanism of access of low incomes populations to the higher education and qualification of this group to the work market and later possibility of social mobility.
Keywords: Prouni. Public Policies. Social Inclusion. Education. Youth. Work Market.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, GLAUBER ROBSON OLIVEIRA. O PROUNI COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO EM PACAJUS-CE. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1