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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ACNÊ TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA ADOLESCENTES COM ACNE

Autor(es):
NOCRATO, MARIA AIDÊ AGUIAR ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A Acne é uma doença cutânea, multifatorial, que pode acometer as pessoas em qualquer idade; no entanto, 80% dos adolescentes desenvolvem essa afecção em algum momento de sua vida. Embora a acne possa acarretar efeitos danosos à saúde biopsicossocial do adolescente, a adesão terapêutica à doença ainda é considerada insatisfatória. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma tecnologia educativa do tipo aplicativo – (App) para o acompanhamento e cuidados com acne em adolescentes de 13 a 19 anos. Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada em cinco etapas. A primeira, segunda e terceira etapas compreenderam as fases de sistematização e composição do conteúdo bem como construção do aplicativo. Na quarta e quinta fases, foram realizadas as validações com juízes especialistas e com o público-alvo. Os instrumentos utilizados para a validação dos Juízes especialistas e público-alvo foram, conforme Oliveira (2006) e Gonçalves (2007), adaptados, respectivamente. O estudo com seres humanos foi desenvolvido de janeiro a dezembro de 2017 e teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob o número do parecer 67659517.6.0000.5534. Para a composição do conteúdo, foram utilizados 14 artigos e guidlines da área. O aplicativo recebeu o nome de ACNÊ e está disponível para download gratuito nas lojas virtuais. Na construção do aplicativo, foi utilizado um sistema de inteligência artificial, com captação e seleção de imagens para identificação do sistema Watson (IBM). Após a construção, o App foi validado quanto a seu conteúdo e aparência com nove juízes especialistas na área de dermatologia e quatro técnicos em Tecnologia da Informação - TI. O Índice de Validação do conteúdo - IVC geral do App foi de 0,92, o que demonstra conteúdo adequado. Após validação com os especialistas, o App foi avaliado por 12 adolescentes, que buscaram atendimento clínico para acne na Clínica Integrada de Dermatologia – CLIND, onde a autora trabalha, os quais foram escolhidos aleatoriamente e consideraram a tecnologia interessante quanto à sua aparência. Todos se sentiram motivados em usar o aplicativo. Diante de tais achados, conclui-se que o ACNÊ pode ser utilizado como uma ferramenta para adolescentes com acne nas ações de educação em saúde, auxiliando-os quanto aos cuidados, acompanhamento e melhora da adesão à terapêutica.
Palavras-chave: Acne. Adolescente. Adesão. Cuidados. Aplicativo. M-health

Abstract:
Acne is a multifactorial skin disease that can affect people at any age; however, 80% of adolescents develop this condition at some point in their life. Although acne may have harmful effects on the biopsychosocial physical-social-mental health of the adolescent, therapeutic adherence to the disease is still considered unsatisfactory. In view of this, the objective of this research was to develop an App -type educational technology for follow-up and care for the acne for adolescents aged 13 to 19 years. This is a methodological research, carried out in five stages. The first, second and third stages comprised the phases of systematization and composition of the content as well as the construction of the application. In the fourth and fifth phases, validations were carried out with expert judges and the target audience. The instruments used for validation of expert judges and target public were according to Oliveira (2006) and Gonçalves (2007) adapted, respectively. The study was carried out from January to December 2017 with human beings and was approved by the Research Ethics Committee of the State University of Ceará, under the number of opinion 67659517.6.0000.5534. For the composition of the content, 14 articles and guidlines of the area were used. The App has been named ACNÊ and is available for free download from online stores. In the construction of the application was used an artificial intelligence system, with capture and selection of images to identify the Watson system (IBM). After construction, the App was validated in terms of its content and appearance with nine judges specialized in the field of dermatology and four IT technicians. The general IVC (Content Validation Index) of the App was 0.92, which demonstrates adequate content. After validation with the experts, the app was evaluated by 12 adolescents, who sought clinical care for acne at the Integrated Clinic of Dermatology (CLIND) where the author works, chosen at random, who considered the technology interesting as to its appearance. Everyone was motivated to use the application. In view of such findings, it is concluded that the ACNÊ can be used as a tool for adolescents with acne in health education actions, assisting them in the care, follow-up and improvement of adherence to therapy.
Keywords: Acne. Adolescent. Adhesion. App. M-health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NOCRATO, MARIA AIDÊ AGUIAR ARAÚJO. ACNÊ TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA ADOLESCENTES COM ACNE. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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