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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Q-MEMÓRIA: um jogo digital para o estudo de química

Autor(es):
Duarte, David Wesley Amado

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este trabalho trata do desenvolvimento e avaliação pedagógica de um jogo da memória digital, denominado Q-Memória, que auxilia nos processos de ensino e de aprendizagem a partir da Tabela Periódica para alunos de Química do primeiro ano do ensino médio. Professores preparam suas aulas de acordo com o modo como acreditam que os alunos aprendem. Isso pode ser verificado a partir das diversas teorias de aprendizagem, que se baseiam em diferentes princípios epistemológicos. As principais teorias de aprendizagem são objetivismo, behaviorismo, cognitivismo, construtivismo e conectivismo. Uma ramificação da teoria cognitivista é a Teoria da Aprendizagem Significativa. Essa Teoria, desenvolvida por David Ausubel, defende que os alunos aprendem baseados em conhecimentos prévios sobre o assunto, presentes na estrutura cognitiva, que podem receber novos conhecimentos que serão sedimentados sobre os primeiros. Este conhecimento é adquirido por um processo de aprendizagem baseado na aquisição, assimilação e retenção. O Q-Memória foi desenvolvido na plataforma Unity 3D. Para avaliação do jogo foram convidados dezessete alunos do primeiro ano do ensino médio do IFCE Campus Crato. Foi aplicado um pré-teste para medir os conhecimentos anteriores dos alunos. Após o uso do jogo foi aplicado um pós-teste para avaliar o progresso da aprendizagem. Os testes foram comparados a partir da Análise de Diferença de Escores, com as notas do segundo teste sendo comparadas com as do primeiro. O jogo desenvolvido possui oito níveis crescentes de dificuldade, baseados em uma sequência didática preparada com base nos conteúdos fundamentais de Química. O jogo apresenta os três tipos de aprendizagem significativa descritas por Ausubel, trazendo pares de cartas com conceitos associados, representações e proposições. Após os experimentos, foi possível aferir a eficácia do Q-Memória na aprendizagem significativa de conceitos essenciais sobre Tabela Periódica. O modelo sequencial e hierárquico de apresentação das informações tornou possível uma maior estabilidade e clareza, levando os alunos a um melhor entendimento de conceitos mais complexos da disciplina, a partir dos conceitos mais simples apresentados.
Palavras-chave: Tabela periódica. Linguagem Química. Jogos educativos digitais. Jogo da memória. Aprendizagem significativa.

Abstract:
This work deals with the development and pedagogical evaluation of a digital memory game, named Q-Memory, which assists in the teaching and learning process as from Periodic Table for chemistry students of the first year of secondary school. Teachers prepare their classes according to how they believe students learn. This can be verified from the various theories of learning, which are based on different epistemological principles. The main theories of learning are objectivism, behaviorism, cognitivism, constructivism and connectivism. One branch of cognitive theory is Meaningful Learning Theory. This theory, presented by David Ausubel, argues that students learn based on previous knowledge about the subject, present in the cognitive structure, that can receive new knowledge that get settled on the former knowledge. Students acquire this knowledge through a learning process based on acquisition, assimilation and retention. Q-Memory development was fulfilled on the Unity 3D platform. To evaluate the game, seventeen students of the first year of high school were invited from the IFCE Campus Crato. A pre-test was applied to know what such students already knew. After the use of the game, a post-test was applied to evaluate their learning. The tests used the Score Difference Analysis, comparing the scores of the second test with those of the first. The developed game has eight increasing levels of difficulty, with a didactic sequence based on the fundamental contents of chemistry. Q-Memory presents the three types of meaningful learning as described by Ausubel. The game brings pairs of cards with associated concepts, representations and propositions. After the experiments, it was possible to determine that the Q-Memory was able to lead to a meaningful learning of fundamental concepts of the periodic table. The sequential and hierarchical model of information made possible greater stability and clarity, leading students to a better understanding of more complex starting concepts, from the simpler concepts presented. Keywords: Periodic table. Chemistry terms. Digital educational games. Memory games. Meaningful learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Duarte, David Wesley Amado. Q-MEMÓRIA: um jogo digital para o estudo de química. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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