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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PAPEL DOS BLOGS POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES DE 2014 PARA PRESIDENTE DO BRASIL: ESTUDO DE CASO

Autor(es):
REGADAS, LUIZ CARLOS PRATA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Esta pesquisa analisa a opinião de especialistas sobre as principais conjunturas visualizadas na política brasileira, mostrando o posicionamento e as disparidades dos pensamentos dos candidatos no processo eleitoral presidencial, inclusive a influência e a manipulação dos meios de comunicação. Sabe-se que a internet e os blogs funcionam como meios que promovem uma nova maneira de apresentar a informação em tempo real, com possibilidade de discussões, com diversidade de enfoques e de concepções. Nessa arena, circulam modelos de democracia, suas exigências e critérios frente à questão da participação nos debates. Nesse contexto, os indivíduos não são mais um recipientes passivos, mas, sobretudo, participantes ativos. O objetivo geral é analisar as concepções de alguns blogueiros acerca de mídia, candidatos e eleições. Neste trabalho, além de fatos ocorridos em diversas eleições, explana-se, em especial, a campanha eleitoral para presidente da república em 2014, as contribuições de blogueiros por meio de entrevistas e algumas opiniões dos blogueiros Luiz Carlos Azenha e Reinaldo Azevedo. Este estudo levanta as seguintes questões: Qual é a influência e a atuação dos blogs no processo de contrainformação diante da mídia tradicional no debate dos candidatos às eleições presidenciais? Como os blogueiros conseguem fazer uma contrainformação sobre a atuação dos meios de comunicação? Como a Mídia permeia nas eleições e promove destaque da política para a sociedade? Portanto, investigar sobre o interesse da mídia e dos blogueiros acerca das eleições possibilita uma melhor compreensão da forma de fazer política na contemporaneidade. A Metodologia emprega pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e qualitativa. Para a construção do estudo, fundamentou-se as ideias de Araújo, Penteado e Santos (2010); Avritzer (2016); Cook (2011); Fonseca (2011); Guerra e Torres (2014); Leite (2014); Magalhães (2014), Max Weber (2010); Nassif (2011); Panutto (2014); Pimenta (2011); Silva (2010); Silverstone, et al, (2010) dentre outros. Espera-se que este trabalho propicie questionamentos, aperfeiçoe o conhecimento sobre política e também seja uma referência para a construção de novas pesquisas.
Palavras-chave: Política. Eleições Presidenciais. Mídia Tradicional. Blogs.

Abstract:
This research analyzes the opinion of experts on the main conjunctures visualized in Brazilian politics, showing the positioning and the disparities of the thoughts of the candidates in the presidential electoral process, including the influence and manipulation of the means of communication. It is known that the internet and blogs function as means that promote a new way of presenting information in real time, with possibility of discussions, with diversity of approaches and conceptions. In this arena, models of democracy circulate, their demands and criteria regarding the issue of participation in debates. In this context, individuals are no longer passive recipients, but, above all, active participants. The overall goal is to analyze the views of some bloggers about media, candidates and elections. In this work, in addition to events occurred in various elections, the election campaign for president of the republic in 2014, the contributions of bloggers through interviews and some opinions of bloggers Luiz Carlos Azenha and Reinaldo Azevedo are explored. This study raises the following questions: What is the influence and performance of blogs in the process of counter-information in the traditional media in the debate of presidential candidates? How can bloggers get a counter-information about the media? How does the Media permeate the elections and promote prominence of politics for society? Therefore, investigating the interest of the media and bloggers about the elections allows a better understanding of how to do politics in the contemporary world. The Methodology employs bibliographic, descriptive, documentary and qualitative research. For the construction of the study, the ideas of Araújo, Penteado and Santos (2010) were based; Avritzer (2016); Cook (2011); Fonseca (2011); War and Towers (2014); Milk (2014); Magalhães (2014), Max Weber (2010); Nassif (2011); Panutto (2014); Pimenta (2011); Silva (2010); Silverstone et al. (2010) among others. It is hoped that this work will lead to questions, improve the knowledge about politics and also be a reference for the construction of new researches.
Keywords: Politics. Presidential Elections. Traditional Media. Blogs.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
REGADAS, LUIZ CARLOS PRATA. O PAPEL DOS BLOGS POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES DE 2014 PARA PRESIDENTE DO BRASIL: ESTUDO DE CASO. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em XX) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 8 de dezembro de 2019

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