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Repositório Institucional - UECE
Título:
OS SABERES DOCENTES E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM O USO DAS INTERFACES DIGITAIS INTERATIVAS

Autor(es):
SILVANO, ANTONIO MARCOS DA COSTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A educação de qualidade é um fator preponderante para o desenvolvimento de competências
cognitivas, afetivas, pessoais, interdisciplinares, sociais e produtivas dos cidadãos deste
século, uma vez que a formação dos sujeitos tem se caracterizado e convergido no princípio
da promoção e da emancipação da pessoa humana. Nesse sentido, é necessário renovar e
promover saberes docentes à formação de professores, sobretudo na graduação, de maneira
que estes possam refletir acerca de suas funções na busca de estratégias metodológicas
necessárias ao enfrentamento e superação dos desafios do contexto escolar, especialmente no
que se refere ao domínio e à utilização pedagógica das IDI. O presente estudo teve como
objetivo analisar as implicações dos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa no
processo de formação inicial de professores para a construção de saberes docentes necessários
ao uso pedagógico das Interfaces Digitais Interativas (IDI), na perspectiva da
interdisciplinaridade no estudo de funções trigonométricas aplicados aos fenômenos sonoros.
A investigação utilizou uma abordagem qualitativa pautada nos pressupostos do método da
pesquisa-ação, por meio da realização de uma ação formativa com três alunos das
licenciaturas de Matemática e de Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE/Campus
do Itaperi. O curso teve uma carga horária de 60 horas aulas, subdividas em momentos
presenciais e a distância, mediados com o uso do AVE TelEduc Multimeios. Utilizamos como
instrumentos de pesquisa questionários, observação participante, diário de campo, portfólio e
narrativas dos fóruns de discussão. Utilizamos três categorias de análise: saberes dos
subsunçores – que têm como princípio: “só se aprende significativamente a partir do que já se
sabe”; saberes da série de ideias estreitamente relacionadas – que têm como princípio: “o
aprendiz deve ter intencionalidade para aprender e saberes da aprendizagem – que têm como
princípio a “diferenciação progressiva e reconciliação integradora”. Os resultados evidenciam
que os saberes docentes (conhecimentos, pedagógicos, digitais, experiência, dentre outros)
ainda precisam ser retomados e/ou amadurecidos com os licenciandos e que os cursos de
licenciaturas, por si mesmos, não dão conta dessas necessidades de suprir todas as
competências e habilidades que são inerentes ao processo de formação dos futuros professores
de educação básica. Por fim, destacamos que a construção de competências e habilidades para
apropriação, inserção e uso das IDI na prática pedagógica é um processo complexo que
demanda formação e tempo para consolidação de vivências e experiências profissionais e
desenvolvimento de saberes e conhecimentos para articular potencialidades pedagógicas e
cognitivas desses recursos.
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Palavras-chave: Saberes Docentes. Teoria da Aprendizagem Significativa. Interfaces
Digitais Interativas. Formação Inicial de Professores.

Abstract:
The quality of education is a preponderant factor for the development of cognitive skills,
affective, interdisciplinary, personal, social and productive citizens of this century, since the
formation of the subjects have been characterized and converged on the principle of
promotion and the emancipation of the human person. In this sense, it is necessary to renew
and promote knowledge teachers to teacher training, especially in undergraduate programs, so
that they can reflect on their roles in pursuit of methodological strategies needed to confront
and overcome the challenges of school context, especially in relation to the domain and the
pedagogical use of IDI. The objective of this study was to analyze the implications of the
principles of the theory of significant learning in the process of initial teacher training for the
construction of knowledges teachers needed to pedagogical use of Interactive Digital
Interfaces (IDI), in the perspective of interdisciplinarity in the study of trigonometric
functions applied to sound phenomena. The research used a qualitative approach based on
assumptions of the method of action research, through the implementation of a formative
action with three students of undergraduate courses in Mathematics and Physics, University
of the State of Ceará - UECE/Campus of Itaperi. The course had a course load of 60 hours,
subdivided into classes live moments and the distance, mediated through the use of AVE
TelEduc Multimeters. We use as instruments of survey questionnaires, participant
observation, field diary, portfolio and narratives of discussion forums. We have three
categories of analysis: knowledge of subsumes - has as a principle "only if you learn
significantly from that already knows"; knowledge of the series of ideas are closely related -
has as a principle "the apprentice must have intention to learn and knowledge of learning". -
has as a principle of "progressive differentiation and integrative reconciliation". The results
show that the knowledge teachers (knowledge, pedagogical, digital experience, among others)
still need to be contained and matured with the licensees and that the undergraduate courses,
by itself, does not give account of these needs to deliver all the competencies and skills that
are inherent to the process of formation of future teachers of basic education. Finally, we
emphasize that the construction of competences and skills for empowerment, inclusion and
use of IDI in the pedagogical practice is a complex process that requires training and time for
consolidation of experiences and professional experiences and development of knowledge and
skills to articulate pedagogical and cognitive potential of these resources.
Keywords: Teacher knowledges. Theory of meaningful learning. Interactive digital
interfaces. Initial teacher training.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SILVANO, ANTONIO MARCOS DA COSTA. OS SABERES DOCENTES E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM O USO DAS INTERFACES DIGITAIS INTERATIVAS. 2019. 231 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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