A educação de qualidade é um fator preponderante para o desenvolvimento de competências
cognitivas, afetivas, pessoais, interdisciplinares, sociais e produtivas dos cidadãos deste
século, uma vez que a formação dos sujeitos tem se caracterizado e convergido no princípio
da promoção e da emancipação da pessoa humana. Nesse sentido, é necessário renovar e
promover saberes docentes à formação de professores, sobretudo na graduação, de maneira
que estes possam refletir acerca de suas funções na busca de estratégias metodológicas
necessárias ao enfrentamento e superação dos desafios do contexto escolar, especialmente no
que se refere ao domínio e à utilização pedagógica das IDI. O presente estudo teve como
objetivo analisar as implicações dos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa no
processo de formação inicial de professores para a construção de saberes docentes necessários
ao uso pedagógico das Interfaces Digitais Interativas (IDI), na perspectiva da
interdisciplinaridade no estudo de funções trigonométricas aplicados aos fenômenos sonoros.
A investigação utilizou uma abordagem qualitativa pautada nos pressupostos do método da
pesquisa-ação, por meio da realização de uma ação formativa com três alunos das
licenciaturas de Matemática e de Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE/Campus
do Itaperi. O curso teve uma carga horária de 60 horas aulas, subdividas em momentos
presenciais e a distância, mediados com o uso do AVE TelEduc Multimeios. Utilizamos como
instrumentos de pesquisa questionários, observação participante, diário de campo, portfólio e
narrativas dos fóruns de discussão. Utilizamos três categorias de análise: saberes dos
subsunçores – que têm como princípio: “só se aprende significativamente a partir do que já se
sabe”; saberes da série de ideias estreitamente relacionadas – que têm como princípio: “o
aprendiz deve ter intencionalidade para aprender e saberes da aprendizagem – que têm como
princípio a “diferenciação progressiva e reconciliação integradora”. Os resultados evidenciam
que os saberes docentes (conhecimentos, pedagógicos, digitais, experiência, dentre outros)
ainda precisam ser retomados e/ou amadurecidos com os licenciandos e que os cursos de
licenciaturas, por si mesmos, não dão conta dessas necessidades de suprir todas as
competências e habilidades que são inerentes ao processo de formação dos futuros professores
de educação básica. Por fim, destacamos que a construção de competências e habilidades para
apropriação, inserção e uso das IDI na prática pedagógica é um processo complexo que
demanda formação e tempo para consolidação de vivências e experiências profissionais e
desenvolvimento de saberes e conhecimentos para articular potencialidades pedagógicas e
cognitivas desses recursos.
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Palavras-chave: Saberes Docentes. Teoria da Aprendizagem Significativa. Interfaces
Digitais Interativas. Formação Inicial de Professores.