Este trabalho de investigação científica, que se insere na área conhecida como Análise Crítica
de Discurso, objetiva fornecer evidências para a proposição geral de que a responsividade
ativa – conforme conceituada por Mikhail Bakhtin – guarda uma escalaridade que resulta de
um maior ou menor engajamento do enunciador em gerar o seu enunciado. A maior ou menor
intensidade do referido engajamento pode ser avaliada por um fator que denominado “grau de
responsividade/responsabilidade ativa”. Este se situa em um intervalo que varia de 0 a 9. O
valor “9” representa o mais alto grau de responsividade/responsabilidade possível, conforme a
referida escala. Chega-se ao grau de responsividade/responsabilidade contido em determinado
enunciado pertencente ao corpus estudado pela interação dos seguintes elementos: natureza
da carta, posição ideológica, referência à manipulação ideológica, marcas de
subjetividade, presença do coenunciador, formas de intertextualidade. Estes elementos
foram usados na categorização do corpus de 153 cartas colhidas da revista Newsweek no
período compreendido entre agosto de 2011 a fevereiro de 2012. A categorização foi
executada com o uso do software SPSS 7.5 for Windows. A fim de levar a termo a jornada
investigativa que empreendemos, baseamo-nos, centralmente, em Bakhtin (2000), Fairclough
(2003), Maingueneau (1997), Thompson (2009), Palmer (1986) e Neves (2007). Pelas
análises quantitativa e qualitativa feitas, concluímos que existe um grau de
responsividade/responsabilidade ativa nos termos da escala que concebemos e das categorias
que apresentamos. As seguintes categorias de análise revelaram efetiva influência sobre o
grau de responsividade/responsabilidade: natureza da carta, posição ideológica, referência
à manipulação ideológica, marcas de subjetividade e presença do coenunciador. A
categoria formas de intertextualidade revelou influência parcial sobre o grau de
responsividade/responsabilidade; enquanto que as categorias derivadas da Teoria da
Valoração não se revelaram influentes sobre o grau de responsividade/responsabilidade.
Palavras-chave: dialogismo, responsividade ativa, responsabilidade, grau de responsividade.