Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A RESPONSIVIDADE ATIVA EM CARTAS AO EDITOR EM NEWSWEEK

Autor(es):
Cardoso, Maurício Moreira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Este trabalho de investigação científica, que se insere na área conhecida como Análise Crítica
de Discurso, objetiva fornecer evidências para a proposição geral de que a responsividade
ativa – conforme conceituada por Mikhail Bakhtin – guarda uma escalaridade que resulta de
um maior ou menor engajamento do enunciador em gerar o seu enunciado. A maior ou menor
intensidade do referido engajamento pode ser avaliada por um fator que denominado “grau de
responsividade/responsabilidade ativa”. Este se situa em um intervalo que varia de 0 a 9. O
valor “9” representa o mais alto grau de responsividade/responsabilidade possível, conforme a
referida escala. Chega-se ao grau de responsividade/responsabilidade contido em determinado
enunciado pertencente ao corpus estudado pela interação dos seguintes elementos: natureza
da carta, posição ideológica, referência à manipulação ideológica, marcas de
subjetividade, presença do coenunciador, formas de intertextualidade. Estes elementos
foram usados na categorização do corpus de 153 cartas colhidas da revista Newsweek no
período compreendido entre agosto de 2011 a fevereiro de 2012. A categorização foi
executada com o uso do software SPSS 7.5 for Windows. A fim de levar a termo a jornada
investigativa que empreendemos, baseamo-nos, centralmente, em Bakhtin (2000), Fairclough
(2003), Maingueneau (1997), Thompson (2009), Palmer (1986) e Neves (2007). Pelas
análises quantitativa e qualitativa feitas, concluímos que existe um grau de
responsividade/responsabilidade ativa nos termos da escala que concebemos e das categorias
que apresentamos. As seguintes categorias de análise revelaram efetiva influência sobre o
grau de responsividade/responsabilidade: natureza da carta, posição ideológica, referência
à manipulação ideológica, marcas de subjetividade e presença do coenunciador. A
categoria formas de intertextualidade revelou influência parcial sobre o grau de
responsividade/responsabilidade; enquanto que as categorias derivadas da Teoria da
Valoração não se revelaram influentes sobre o grau de responsividade/responsabilidade.
Palavras-chave: dialogismo, responsividade ativa, responsabilidade, grau de responsividade.

Abstract:
This work of scientific investigation, which is set in the field known as Critical Discourse
Analysis, aims at providing evidence of the general proposition that active responding, as
defined by Mikhail Bakhtin, implies a scalar property which is due to a bigger or minor
commitment of the speaker in generating his/her utterance. The major or minor intensity of
the commitment mentioned above can be evaluated for what one calls “degree of active
responding/responsibility”. This degree can be placed within the interval that varies from 0 to
9. “9” represents the highest degree of answering/responsibility feasibility, according to the
scale referred to. The degree of answering/responsibility can be measured observing the
following elements in certain utterances extracted from the corpus analysed: the nature of
the letter, ideological position, reference to ideological manipulation, marks of
subjectivity, presence of co-speaker, forms of intertextuality. These elements were used in
categorizing the corpus of 153 letters taken from Newsweek magazine in the period between
August 2011 and February 2012. The categorization was carried out with the use of the
software SPSS 7.5 for Windows. In order to accomplish the investigative journey, we relied on
Bakhtin (2000), Fairclough (2003), Mainguneau (1997), Thompson (2009), Palmer (1986)
and Neves (2007). According to the quantitative and qualitative analysis performed, we came
to the conclusion that there is a degree of active responding/responsibility in terms of this
scale quoted and the categories presented here. The following categories of analysis have
revealed effective influence over the degree of responding/responsibility: the nature of the
letter, ideological position, reference to ideological manipulation, marks of subjectivity,
presence of co-speaker. The category named forms of intertextuality has revealed a partial
influence over the degree of responding/responsibility; and the categories derived from the
Theory of Evaluation showed ineffective over the degree of responding/responsibility in terms
of this mentioned scale.
Key-words: dialogism, active responding, responsibility, degree of responding/responsibility.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Cardoso, Maurício Moreira. A RESPONSIVIDADE ATIVA EM CARTAS AO EDITOR EM NEWSWEEK. 2014. 295 f. Tese (Doutorado em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1