A ANDAIMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Autor(es):
DIÓGENES, JOÃO PAULO PEIXOTO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Neste trabalho, abordou-se a andaimagem como fenômeno potencializador da leitura crítica. O termo andaimagem refere-se ao processo em que o tutor - que, em um ambiente de sala de aula pode ser um professor ou um colega mais experiente – fornece um suporte para que a tarefa seja resolvida. Adotando como pressuposto teórico uma visão baseada nos princípios do sociointeracionismo, do sociocognitivismo e da análise do discurso, estabeleceu-se como objetivo do estudo investigar como uma proposta de intervenção caracterizada por conter elementos do sociocognitivismo e da análise do discurso pode potencializar o aperfeiçoamento da leitura crítica dos alunos, por meio do trabalho com andaimes escritos. Os sujeitos participantes da experiência foram alunos de uma escola estadual de Pacatuba-Ceará, todos matriculados na primeira série do ensino médio. Os dados analisados foram gerados ao longo da aplicação de uma proposta de intervenção de ensino de leitura que constou de quatro encontros – um para apresentação do projeto (1h) e três para a execução, sendo três aulas para cada encontro, período no qual o autor da intervenção aplicou três atividades elaboradas especificamente para esta pesquisa. Para a coleta de dados, recorreu-se ao procedimento de coleta de respostas a questões condutivas que englobem a resolução individual e coletiva das questões propostas no material didático. Para análise, selecionou-se uma amostra que abrangia os dados relativos à aplicação das atividades desenvolvidas ao longo da aplicação da intervenção, as quais, na concepção do autor, são representativas do tipo de interação e reflexão ocorrido ao longo do processo investigativo. Foram apresentados também dados percentuais que quantificam a porcentagem de êxito do uso de andaime nas atividades. A análise de dados permite afirmar que, de um modo geral, houve aperfeiçoamento na compreensão de leitura crítica do material coletado, revelando que, embora com diferentes níveis de compreensão, os alunos passaram a ver a possibilidade de ampliar o texto, durante a leitura, por meio da mobilização de conhecimentos de várias fontes além da própria materialidade textual, e, com isso, formularem seu posicionamento crítico. Com este trabalho, espera-se contribuir para o desenvolvimento do ensino de leitura em uma perspectiva crítica e para o fomento de mais estudos que conciliem os princípios da andaimagem e o ensino de leitura. Palavras-chave: Andaimes. Leitura. Interação. Criticidade.
Abstract:
In this study, we consider the scaffolding as a phenomenon that enhances critical reading. . The term scaffolding refers to the process where the tutor - who in a classroom environment may be a teacher or a more experienced colleague - provides support for the task to be resolved Adopting as theoretical basic presupposition a view based on the principles of sociointeractionism, sociocognitivism and discourse analysis, we establish as objective of the study to investigate how a proposal of intervention characterized by the elements of sociocognitivism and discourse analysis can enhance the improvement of the critical reading of the students, through the work with written scaffolds. The subjects that participated in the experiment were students from a state school in Pacatuba-Ceará, all enrolled in the first grade of high school. The data we analyzed were generated during the application of a proposal of intervention of reading teaching, which consisted of four meetings – one for the presentation of the project (1 hour) and three for the execution, with three classes for each meeting, period in which the author of the intervention applied three activities elaborated specifically for this research. For the data collection, we use the instrument answers to conductive questions, which include the individual and collective resolution of the questions proposed in the didactic material. For analysis, we selected a sample that covers the data related to the application of the activities developed during the application of the intervention, which in our opinion are representative of the type of interaction and reflection that occurred throughout the investigative process. Percentage data were also presented that quantify the success percentage of scaffold use in activities. In general, the data allow us to state that there has been improvement in the understanding of the critical reading of the collected material, reveals that, although with different levels of comprehension, students generally began to see the possibility of extending the text during reading, through the mobilization of knowledge from various sources beyond their own textual materiality, and, with this, to formulate their critical position. With this study, we hope to have contributed to the development of reading teaching in a critical perspective and to the fomentation of more studies that reconcile the principles of reading and teaching. Keywords: Scaffolds. Reading. Interaction. Criticity.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
DIÓGENES, JOÃO PAULO PEIXOTO. A ANDAIMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1