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Repositório Institucional - UECE
Título:
A ANDAIMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
DIÓGENES, JOÃO PAULO PEIXOTO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Neste trabalho, abordou-se a andaimagem como fenômeno potencializador da leitura crítica.
O termo andaimagem refere-se ao processo em que o tutor - que, em um ambiente de sala de
aula pode ser um professor ou um colega mais experiente – fornece um suporte para que a
tarefa seja resolvida. Adotando como pressuposto teórico uma visão baseada nos princípios do
sociointeracionismo, do sociocognitivismo e da análise do discurso, estabeleceu-se como
objetivo do estudo investigar como uma proposta de intervenção caracterizada por conter
elementos do sociocognitivismo e da análise do discurso pode potencializar o
aperfeiçoamento da leitura crítica dos alunos, por meio do trabalho com andaimes escritos. Os
sujeitos participantes da experiência foram alunos de uma escola estadual de Pacatuba-Ceará,
todos matriculados na primeira série do ensino médio. Os dados analisados foram gerados ao
longo da aplicação de uma proposta de intervenção de ensino de leitura que constou de quatro
encontros – um para apresentação do projeto (1h) e três para a execução, sendo três aulas para
cada encontro, período no qual o autor da intervenção aplicou três atividades elaboradas
especificamente para esta pesquisa. Para a coleta de dados, recorreu-se ao procedimento de
coleta de respostas a questões condutivas que englobem a resolução individual e coletiva das
questões propostas no material didático. Para análise, selecionou-se uma amostra que abrangia
os dados relativos à aplicação das atividades desenvolvidas ao longo da aplicação da
intervenção, as quais, na concepção do autor, são representativas do tipo de interação e
reflexão ocorrido ao longo do processo investigativo. Foram apresentados também dados
percentuais que quantificam a porcentagem de êxito do uso de andaime nas atividades. A
análise de dados permite afirmar que, de um modo geral, houve aperfeiçoamento na
compreensão de leitura crítica do material coletado, revelando que, embora com diferentes
níveis de compreensão, os alunos passaram a ver a possibilidade de ampliar o texto, durante a
leitura, por meio da mobilização de conhecimentos de várias fontes além da própria
materialidade textual, e, com isso, formularem seu posicionamento crítico. Com este trabalho,
espera-se contribuir para o desenvolvimento do ensino de leitura em uma perspectiva crítica e
para o fomento de mais estudos que conciliem os princípios da andaimagem e o ensino de
leitura.
Palavras-chave: Andaimes. Leitura. Interação. Criticidade.

Abstract:
In this study, we consider the scaffolding as a phenomenon that enhances critical reading. .
The term scaffolding refers to the process where the tutor - who in a classroom environment may be
a teacher or a more experienced colleague - provides support for the task to be resolved Adopting as
theoretical basic presupposition a view based on the principles of sociointeractionism,
sociocognitivism and discourse analysis, we establish as objective of the study to investigate
how a proposal of intervention characterized by the elements of sociocognitivism and
discourse analysis can enhance the improvement of the critical reading of the students,
through the work with written scaffolds. The subjects that participated in the experiment were
students from a state school in Pacatuba-Ceará, all enrolled in the first grade of high school.
The data we analyzed were generated during the application of a proposal of intervention of
reading teaching, which consisted of four meetings – one for the presentation of the project (1
hour) and three for the execution, with three classes for each meeting, period in which the
author of the intervention applied three activities elaborated specifically for this research. For
the data collection, we use the instrument answers to conductive questions, which include the
individual and collective resolution of the questions proposed in the didactic material. For
analysis, we selected a sample that covers the data related to the application of the activities
developed during the application of the intervention, which in our opinion are representative
of the type of interaction and reflection that occurred throughout the investigative process.
Percentage data were also presented that quantify the success percentage of scaffold use in
activities. In general, the data allow us to state that there has been improvement in the
understanding of the critical reading of the collected material, reveals that, although with
different levels of comprehension, students generally began to see the possibility of extending
the text during reading, through the mobilization of knowledge from various sources beyond
their own textual materiality, and, with this, to formulate their critical position. With this
study, we hope to have contributed to the development of reading teaching in a critical
perspective and to the fomentation of more studies that reconcile the principles of reading and
teaching.
Keywords: Scaffolds. Reading. Interaction. Criticity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
DIÓGENES, JOÃO PAULO PEIXOTO. A ANDAIMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 21 de janeiro de 2021

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