Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Metodologias ativas para educação em saúde em um estabelecimento de ensino federal nos níveis fundamental e médio

Autor(es):
Lacerda, Gabriel Dlugolenski

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O trabalho docente envolve diversos aspectos, dentre os quais, as metodologias de ensino, um dos focos do presente estudo. O objetivo geral dessa pesquisa foi qualificar quinze docentes de uma instituição federal de ensino fundamental e médio de Fortaleza (CE), quanto ao uso de metodologias ativas para a educação em saúde escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que constou de, basicamente, três etapas: diagnóstico; ação educativa; e avaliação. Para a coleta de dados, foram usados dois instrumentos: observação estruturada e participante, utilizada durante uma oficina teórico-prática sobre o tema acima descrito; e dois questionários, um diagnóstico e outro de avaliação. O primeiro foi aplicado no início, para verificação dos conhecimentos prévios; e o segundo, ao final, para averiguação do alcance dos objetivos. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo Temática, proposta por Minayo (2014), a partir da qual foram criadas três categorias temáticas: temas transversais; educação em saúde na escola; e metodologias ativas de ensino. Para se analisar cada categoria temática foram estabelecidas categorias analíticas, nas quais as respostas dos questionários foram compiladas e discutidas. Os resultados começaram a surgir ainda no início, com a demonstração de pré-disposição para a mudança de comportamento, tanto por parte dos professores que aceitaram participar do estudo quanto da própria direção do colégio, que autorizou a pesquisa e mostrou interesse pela qualificação profissional. E se consolidaram no final, a partir da comparação das respostas dos questionários, quando foi possível verificar progresso dos docentes no entendimento desses três temas, destacando o aumento da motivação para desenvolverem ações nesse sentido. Vale considerar que nem todos os tópicos abordados apresentaram evolução, como, por exemplo, a compreensão dos critérios de seleção para os temas transversais, que permaneceu com deficiências, sinalizando pontos para melhoria. Conclui-se que foi positiva e válida, tanto para os professores quanto para a instituição, a experiência proporcionada pela oficina. O objetivo almejado – qualificar os docentes – foi alcançado, ainda que não plenamente. Certamente, os participantes se encontram mais qualificados para desenvolverem ações dessa natureza e, consequentemente, enriquecerem as práticas pedagógicas na referida instituição. Palavras-chave: Educação em saúde. Ensino fundamental e médio. Professores escolares.

Abstract:
The teaching work involves several aspects, among which, the teaching methodologies, one of the focuses of the present study. The general objective of this research was to qualify fifteen teachers from a federal institution of primary and secondary education in Fortaleza (CE), regarding the use of active methodologies for education in school health. For this, an action research was carried out, with a qualitative approach, which consisted of, basically, three stages: diagnosis; educational action; and evaluation. For the data collection, two instruments were used: structured and participant observation, used during a theoretical-practical workshop on the subject described above; and two questionnaires, one diagnosis and one evaluation. The first was applied at the beginning, to verify previous knowledge; and the second, at the end, to ascertain the achievement of the objectives. To analyze the data, the Thematic Content Analysis, proposed by Minayo (2014), was used, from which three thematic categories were created: transversal themes; health education at school; and active teaching methodologies. To analyze each thematic category, analytical categories were established, in which the answers of the questionnaires were compiled and discussed. The results began to emerge at the beginning, with the demonstration of a pre-disposition to change behavior, both by the teachers who accepted to participate in the study and by the direction of the college, who authorized the research and showed interest in the professional qualification. And they consolidated in the end, from the comparison of the answers of the questionnaires, when it was possible to verify progress of the teachers in the understanding of these three themes, highlighting the increase of the motivation to develop actions in this sense. It is worth considering that not all the topics covered evolved, such as understanding the selection criteria for transversal themes, which remained deficient, signaling points for improvement. It was concluded that the experience provided by the workshop was positive and valid for both teachers and the institution. The desired goal - to qualify teachers - has been achieved, although not fully. Certainly, the participants are more qualified to develop actions of this nature and, consequently, to enrich the pedagogical practices in that institution. Keywords: Health education. Elementary and high school. School teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lacerda, Gabriel Dlugolenski. Metodologias ativas para educação em saúde em um estabelecimento de ensino federal nos níveis fundamental e médio. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1