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Repositório Institucional - UECE
Título:
SABERES E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA DE IGUATU-CE À LUZ DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autor(es):
RODRIGUES, DANILO CARVALHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A Educação Permanente em saúde (EPS), fundamento pedagógico adotado pelo Ministério da Saúde desde 2003, tem colaborado de modo incisivo para o desenvolvimento do trabalho no âmbito da saúde, resultando em muitas inovações e mudanças nas práticas educacionais e formadoras como estratégia para aprimoramento da dinâmica do trabalho no sistema de saúde. A PNEPS preconiza pressupostos que norteiam as ações do NASF. Desta forma a pesquisa tem por objetivo: Analisar os saberes e práticas da equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Iguatu-Ceará, acerca da Educação Permanente em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de natureza qualitativa. Os sujeitos foram 19 profissionais que atuam no NASF de Iguatu-Ceará. A coleta de dados deu-se durante os meses de junho a agosto de 2016. Os dados foram organizados em categorias temáticas analisados pela Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo, emergindo as categorias: diferentes olhares da Educação Permanente em Saúde para os profissionais do NASF: percepções em pauta; Ações de educação permanente em Saúde realizadas pelos profissionais do NASF: uma articulação teoria e prática; Condicionantes da práxis dos profissionais do NASF na promoção da Educação Permanente em Saúde. Surgiram concepções distintas sendo significativa a concepção de EPS como troca de conhecimentos e aprendizagem coletiva. Destaca-se o matriciamento em saúde mental na construção compartilhada entre os profissionais. Alguns dilemas foram notados como falta dos recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho, o fato também de profissionais não se articularem para o planejamento das ações, e o desconhecimento por parte dos usuários nas ações de EPS. Evidencia-se que o NASF desempenha um trabalho proativo utilizando métodos de ação que buscam alcançar os pressupostos definidos pela PNEPS, incentivando a transformação das práticas pedagógicas e melhorando o desempenho nas condutas dos profissionais nos modos de intervenção em saúde junto à população.
Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Promoção da saúde.

Abstract:
Permanent Health Education (EPS), a pedagogical foundation adopted by the Ministry of Health since 2003, has collaborated in an incisive way in the development of health work, resulting in many innovations and changes in educational and training practices as a strategy for Dynamics of work in the health system. PNEPS advocates assumptions that guide NASF's actions. In this way the research aims to: Analyze the knowledge and practices of the multiprofessional team of the Support Center for Family Health of Iguatu-Ceará, about the Permanent Education in Health. This is a descriptive, exploratory study of a qualitative nature. The subjects were 19 professionals who work in the NASF of Iguatu-Ceará. Data collection took place from June to August 2016. Data were organized into thematic categories analyzed by the Thematic Content Analysis proposed by Minayo. The following categories emerged from the speeches of the subjects: different views of Permanent Health Education for NASF professionals: perceptions on the agenda; Permanent health education actions carried out by NASF professionals: A joint theory and practice; conditions of the practice of NASF professionals in the promotion of permanent health education. Different conceptions emerged, with the design of EPS as an exchange of knowledge and collective learning. Special emphasis is placed on mental health maturation in shared construction among professionals. Some dilemmas were noted as lack of resources needed for the development of the work, the fact that some professionals are not articulated for the planning of actions, and the lack of knowledge on the part of the users in EPS actions. It is evidenced that the NASF performs a proactive work using methods of action that seek to reach the assumptions defined by the PNEPS, encouraging the transformation of pedagogical practices and improving performance in the conduct of professionals in the modes of health intervention with the population.
Keywords: Permanent Education in Health. Family Health Support Unit. Health promotion.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RODRIGUES, DANILO CARVALHO. SABERES E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA DE IGUATU-CE À LUZ DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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