Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autor(es):
OLIVEIRA, ELIANE BRAZIL DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo compreender como os contos de fadas podem contribuir com o desenvolvimento intelectual e emocional da criança e o que os contos passam simbolicamente para a criança. Os contos de fadas são gêneros narrativos cuja origem não se pode afirmar, foram escritos através de narrativas de eventos acontecidos na vida de pessoas simples, recheadas de conflitos. Os contos de fadas apresentam vários níveis de significados, somente quem está a ouvir a história sabe da importância que este conto tem para si naquele momento. Ao entrar em contato com as histórias infantis as crianças ampliam, transformam e enriquecem sua própria vivência, estimula e internaliza experiências psíquicas, visto que ao ouvir e ler história compreende um mundo curioso, carregado de surpresas, que diverte e ensina. Os contos têm a função de estimular nas crianças sua imaginação seu desenvolvimento contribuindo para a sua formação de leitores, estimulando a memória, sugerindo soluções simples para seus problemas interiores, promovendo o desenvolvimento de recursos internos e criando soluções para dificuldades a serem enfrentadas no decorrer do seu crescimento. Como objetivo geral, este trabalho se propõe a refletir sobre a importância dos contos de fadas e sua ação no processo de aprendizagem da criança em fase de desenvolvimento. Como objetivos específicos, procurou apresentar suas origens, analisar alguns contos e demonstrar como os professores podem utilizar dentro da sala de aula como recurso pedagógico e demonstrar a importância dos contos de fadas na superação de conflitos sentimentais internos sofridos pela criança em sua fase de desenvolvimento. Como fundamento para a pesquisa utilizou-se como fonte os autores Bettelheim (2016), Abramovich (1997), Franz (1990), Cunha (1995), Cademartori (2010), Zilberman (2012), Brittos e Gagliotto (2018), Faria (2013) e outros. Através de uma análise bibliográfica buscou-se compreender a importância da utilização dos contos de fadas como recurso pedagógico na sala de aula pelos professores.
Palavras-chave: Contos de Fadas. Conflitos Internos. Aprendizagem. Leitura.

Abstract:
The present work aims to understand how the fairy tales can contribute to the intellectual and emotional development of the child and what the stories pass symbolically for the child. Fairy tales are narrative genres whose origin can not be stated, were written through narratives of events that occurred in the lives of simple people, filled with conflicts. Fairy tales have several levels of meaning, only those who are listening to the story know the importance that this tale has for you at that moment. By getting in touch with children's stories, children expand, transform and enrich their own experience, stimulates and internalizes psychic experience, since listening and reading history comprises a curious world, full of surprises, that entertains and teaches. The tales have the function of stimulating in children their imagination their development contributing to their formation of readers stimulating memory suggesting simple solutions to their inner problems, promoting the development of internal resources and creating solutions to difficulties to be faced in the course of their growth . As a general objective of this work to reflect on the importance of fairy tales and their action in the learning process of the child in the development phase. As specific objectives, it sought to present its origins, to analyze some stories and to demonstrate how teachers can use within the classroom as a pedagogical resource and demonstrate the importance of fairy tales in overcoming internal emotional conflicts suffered by the child in its development phase. As a basis for the research, authors such as Bettelheim (2016), Abramovich (1997), Franz (1990), Cunha (1995), Cademartori (2010), Zilberman (2012), Brittos and Gagliotto (2013) and others. Through a bibliographical analysis we sought to understand the importance of using fairy tales as a pedagogical resource in the classroom by teachers.
Keywords: Fairy Tales. Internal Conflicts. Learning. Reading.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, ELIANE BRAZIL DE. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1