Atualmente, muitos alunos relatam ao núcleo gestor e aos docentes da EEMTI Adahil
Barreto Cavalcante, desafios centrados nas emoções, que resultam em conflitos
diários, que afetam diretamente no processo de ensino e de aprendizagem, como:
depressão, ansiedade, baixa autoestima, dentre outros. A falta do controle emocional
diante de situações desafiadoras, por exemplo, o alcance da aprovação no Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM) instigou ao núcleo gestor da escola a incentivar
práticas inovadoras que trabalhassem o controle emocional e o autoconhecimento dos
alunos, nas aulas de Educação Física. Mas será que os Jogos Cooperativos, podem
ajudar no controle e reconhecimento das emoções? O estudo em questão, objetivou
promover vivências que utilizaram os Jogos Cooperativos como ferramenta na
resolução de conflitos e no exercício do autoconhecimento. As ações foram
desenvolvidas em 2019, utilizando uma metodologia ludiforme, como: desafios
motrizes cooperativos. Realizamos a investigação com as três turmas de terceiro ano
do ensino médio, com um encontro semanal. Utilizamos questionário, observação
participante e produção de imagens fotográficas. Conclui-se que as ações que
enaltecem o trabalho sobre emoções na escola, são relevantes e essenciais para a
formação integral dos alunos, pois o reconhecimento e o controle emocional
possibilitam uma aprendizagem significativa no processo educacional.
Palavras- chave: Educação Física. Emoções. Jogos Cooperativos.