Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TECENDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE AS EMOÇÕES POR MEIO DOS JOGOS COOPERATIVOS

Autor(es):
MELO, KARLIANNE COSTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Atualmente, muitos alunos relatam ao núcleo gestor e aos docentes da EEMTI Adahil
Barreto Cavalcante, desafios centrados nas emoções, que resultam em conflitos
diários, que afetam diretamente no processo de ensino e de aprendizagem, como:
depressão, ansiedade, baixa autoestima, dentre outros. A falta do controle emocional
diante de situações desafiadoras, por exemplo, o alcance da aprovação no Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM) instigou ao núcleo gestor da escola a incentivar
práticas inovadoras que trabalhassem o controle emocional e o autoconhecimento dos
alunos, nas aulas de Educação Física. Mas será que os Jogos Cooperativos, podem
ajudar no controle e reconhecimento das emoções? O estudo em questão, objetivou
promover vivências que utilizaram os Jogos Cooperativos como ferramenta na
resolução de conflitos e no exercício do autoconhecimento. As ações foram
desenvolvidas em 2019, utilizando uma metodologia ludiforme, como: desafios
motrizes cooperativos. Realizamos a investigação com as três turmas de terceiro ano
do ensino médio, com um encontro semanal. Utilizamos questionário, observação
participante e produção de imagens fotográficas. Conclui-se que as ações que
enaltecem o trabalho sobre emoções na escola, são relevantes e essenciais para a
formação integral dos alunos, pois o reconhecimento e o controle emocional
possibilitam uma aprendizagem significativa no processo educacional.
Palavras- chave: Educação Física. Emoções. Jogos Cooperativos.

Abstract:
Currently, many students report to the core manager and teachers of the EEMTI Adahil
Barreto Cavalcante, challenges centered on the emotions that result in daily conflicts
that affect directly in the teaching and learning process, such as: depression, anxiety,
low self-esteem, among others . The lack of emotional control in the face of challenging
situations, for example, the achievement of the National High School Examination
(ENEM) instigated the school's managerial nucleus to encourage innovative practices
that work with students' emotional control and self-knowledge in classrooms. PE. But
can Cooperative Games help in the control and recognition of emotions? The objective
was to promote experiences that used the Cooperative Games as a tool for conflict
resolution and the exercise of self-knowledge. The actions were developed in 2019,
using a ludiform methodology, such as: cooperative driving challenges. We conducted
the research with the three groups of third year of high school, with a weekly meeting.
We used questionnaires, observation of the participants and production of
photographic images. It is concluded that the actions that exalt the work on emotions
in the school are relevant and essential for the integral formation of the students, since
the recognition and the emotional control make possible a meaningful learning in the
educational process.
Keywords: Education physics. Emotions. Cooperative game.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MELO, KARLIANNE COSTA. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TECENDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE AS EMOÇÕES POR MEIO DOS JOGOS COOPERATIVOS. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1