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Repositório Institucional - UECE
Título:
ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DO CAPITAL HUMANO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autor(es):
LEITÃO, ILSE MARIA TIGRE DE ARRUDA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O estudo objetivou avaliar a efetividade de um instrumento de Capital Humano para Atenção
Primária à Saúde no contexto brasileiro. Realizou-se um estudo de investigação metodológica
com dados quantitativos e qualitativos, a partir do Cuestionário del Capital Humano (CCH),
que se refere à percepção dos profissionais de saúde sobre a qualidade da gestão de pessoas
(composto por seis dimensões, distribuída em trinta e sete indicadores/assertivas dispostas de
forma afirmativa), desenvolvido em língua espanhola, fazendo sua adaptação, validação
transcultural para a língua portuguesa- Brasil. Foi realizado em três fases. Na fase um, foi
feita a validação e adaptação do questionário, seguindo a proposta metodológica de Beaton et
al. (2002). A validade de conteúdo e face, foi feita pela banca de juízes e pela aplicação do
pré-teste a quinze participantes. O questionário adaptado e validado, manteve as dimensões do
questionário original. A consistência interna foi verificada com o Coeficiente de Alfa de
Cronbach e todas as dimensões obtiveram valores entre aceitável ou bom, de moderado a alto:
“satisfação com os gerentes (0,95) e “satisfação com a participação” (0,92) e a de menor valor
foi a dimensão "motivação” (0,64). Na fase dois, foi aplicado o questionário já adaptado, em
uma amostra de cento e sessenta (160) profissionais da Atenção Primária, maioritariamente do
sexo feminino (78,1%), predomínio de enfermeiros (39,4%). Para análise dos resultados
quantitativos foram calculadas médias das proporções de respostas problemáticas para cada
dimensão (identidade e comprometimento ( =10,0), satisfação com sua participação (( =31),
motivação ( =9,1), oportunidade e desenvolvimento de carreira ( =57,8), bem-estar
profissional ( =14,1) e satisfação com os gerentes ( =20,1). O Fator sócio profissional
associado com a porcentagem total de problema mais significativo foi o vínculo contratual
( =26,7). A dimensão Motivação destacou-se positivamente. As dimensões que se apresentam
como áreas problemáticas de maior significância foram Satisfação com a sua participação e
oportunidade e desenvolvimento de carreira, que foram mais percebidas por profissionais com
maior tempo de formação e com mais de cinco anos na unidade de trabalho. Na fase três, foi
realizada entrevista em profundidade, analisada com base em mapas temáticos, com 18
profissionais e 12 gestores das demais Coordenadorias de Saúde de Fortaleza. Em todas as
dimensões estudadas os gestores evidenciaram falhas significativas de comunicação e
articulação, implicando limitações para participação efetiva a nível de gestão e coordenação
de unidades de todos os profissionais. O estudo viabilizou a identificação das áreas
problemáticas da gestão do capital humano que interferem na condução do modelo de gestão,
em nível de organização e assistencial. No entanto, as narrativas dos profissionais e gestores
revelaram ainda mais, as lacunas existentes principalmente no número reduzido de
indicadores da dimensão motivação e da necessidade de se avaliar a satisfação no trabalho.
Há necessidade de desenvolver, com base em todos os resultados deste estudo, uma rede
integrada de pedidos e compromissos que retrate a realidade das unidades de saúde e das
Coordenadorias de Saúde, efetivem uma gestão de pessoas em rede para compartilhamento e
conversão de conhecimentos.
Palavras: Atenção Primária à Saúde. Gestão em Saúde. Pesquisa Comportamental. Estudo de
validação .

Abstract:
The study aimed to evaluate the effectiveness of a Human Capital instrument for Primary
Health Care in the Brazilian context. We held a methodological research study with
quantitative and qualitative data from Cuestionario del Human Capital (CCH), which refers to
the perception of health professionals on the quality of people management (consisting of six
dimensions, distributed in thirty and seven indicators / willing assertive in the affirmative),
developed in Spanish, making his adaptation, cross-cultural validation for language
portuguesa- Brazil. It was conducted in three phases. In phase one, validation and adaptation
of the questionnaire was made, following the methodology proposed by Beaton et al. (2002).
Content validity and face, was made by the panel of judges and implementation of the pre-test
to fifteen participants. The adapted and validated questionnaire, kept the dimensions of the
original questionnaire. Internal consistency was assessed with Cronbach's alpha coefficient
and all dimensions obtained values between acceptable or good, moderate to high
"satisfaction with managers (0.95) and" satisfaction with the participation "(0.92) and the
lowest value was the size of "motivation" (0.64). In phase two, the questionnaire was adapted
already, in a hundred samples and sixty (160) professionals in primary care, mostly female
(78, 1%), predominance of nurses (39.4%). For the analysis of the quantitative results were
calculated averages of the proportion of problematic responses for each dimension (identity
and commitment (= 10.0), satisfaction with their participation ((= 31) , motivation (= 9.1),
opportunity and career development (= 57.8), professional welfare (= 14.1) and satisfaction
with managers (= 20.1). The factor associated with professional partner total percentage of
more significant problem was the contract (= 26.7). The size Motivation stood out positively.
The dimensions are presented as problematic areas of greatest significance were satisfaction
with their participation and opportunity and career development, which were more perceived
by professionals with long training and with more than five years in the work unit. In phase
three, interview was conducted in depth, analyzed based on thematic maps, with 18
professionals and 12 managers from other health districts of Fortaleza. In all dimensions
studied managers showed significant failures of communication and coordination, implying
limitations for effective participation at the level of management and coordination units of all
professionals. The study enabled the identification of problematic areas of human capital
management to interfere in the conduct of the management model, is the level of organization
is the level of care. However, the narratives of professionals and managers revealed further
gaps mainly in the reduced number of indicators of the size motivation and the need for you to
evaluate job satisfaction. There is need to develop, based on all the results of this study, an
integrated network of applications and commitments that portrays the reality of health
facilities and health districts efetivem a network of people management to share and exchange
knowledge.
Keywords: Validation study; Human Capital. Primary Health Care. Mangement; health
management behavioral research

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
LEITÃO, ILSE MARIA TIGRE DE ARRUDA. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DO CAPITAL HUMANO NO CONTEXTO BRASILEIRO. 2016. 262 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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