O estudo objetivou avaliar a efetividade de um instrumento de Capital Humano para Atenção
Primária à Saúde no contexto brasileiro. Realizou-se um estudo de investigação metodológica
com dados quantitativos e qualitativos, a partir do Cuestionário del Capital Humano (CCH),
que se refere à percepção dos profissionais de saúde sobre a qualidade da gestão de pessoas
(composto por seis dimensões, distribuída em trinta e sete indicadores/assertivas dispostas de
forma afirmativa), desenvolvido em língua espanhola, fazendo sua adaptação, validação
transcultural para a língua portuguesa- Brasil. Foi realizado em três fases. Na fase um, foi
feita a validação e adaptação do questionário, seguindo a proposta metodológica de Beaton et
al. (2002). A validade de conteúdo e face, foi feita pela banca de juízes e pela aplicação do
pré-teste a quinze participantes. O questionário adaptado e validado, manteve as dimensões do
questionário original. A consistência interna foi verificada com o Coeficiente de Alfa de
Cronbach e todas as dimensões obtiveram valores entre aceitável ou bom, de moderado a alto:
“satisfação com os gerentes (0,95) e “satisfação com a participação” (0,92) e a de menor valor
foi a dimensão "motivação” (0,64). Na fase dois, foi aplicado o questionário já adaptado, em
uma amostra de cento e sessenta (160) profissionais da Atenção Primária, maioritariamente do
sexo feminino (78,1%), predomínio de enfermeiros (39,4%). Para análise dos resultados
quantitativos foram calculadas médias das proporções de respostas problemáticas para cada
dimensão (identidade e comprometimento ( =10,0), satisfação com sua participação (( =31),
motivação ( =9,1), oportunidade e desenvolvimento de carreira ( =57,8), bem-estar
profissional ( =14,1) e satisfação com os gerentes ( =20,1). O Fator sócio profissional
associado com a porcentagem total de problema mais significativo foi o vínculo contratual
( =26,7). A dimensão Motivação destacou-se positivamente. As dimensões que se apresentam
como áreas problemáticas de maior significância foram Satisfação com a sua participação e
oportunidade e desenvolvimento de carreira, que foram mais percebidas por profissionais com
maior tempo de formação e com mais de cinco anos na unidade de trabalho. Na fase três, foi
realizada entrevista em profundidade, analisada com base em mapas temáticos, com 18
profissionais e 12 gestores das demais Coordenadorias de Saúde de Fortaleza. Em todas as
dimensões estudadas os gestores evidenciaram falhas significativas de comunicação e
articulação, implicando limitações para participação efetiva a nível de gestão e coordenação
de unidades de todos os profissionais. O estudo viabilizou a identificação das áreas
problemáticas da gestão do capital humano que interferem na condução do modelo de gestão,
em nível de organização e assistencial. No entanto, as narrativas dos profissionais e gestores
revelaram ainda mais, as lacunas existentes principalmente no número reduzido de
indicadores da dimensão motivação e da necessidade de se avaliar a satisfação no trabalho.
Há necessidade de desenvolver, com base em todos os resultados deste estudo, uma rede
integrada de pedidos e compromissos que retrate a realidade das unidades de saúde e das
Coordenadorias de Saúde, efetivem uma gestão de pessoas em rede para compartilhamento e
conversão de conhecimentos.
Palavras: Atenção Primária à Saúde. Gestão em Saúde. Pesquisa Comportamental. Estudo de
validação .