Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
INOVAÇÃO EMUDANÇA: IMPLICAÇÕES SOBRE A CULTURA DOS PROFESSORES

Autor(es):
FARIAS, ISABEL MARIA SABINO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Este é um estudo sobre cultura docente e mudança no ensino fundamental
no contexto das inovações. Teve como objetivo principal analisar a repercussão das
inovações sobre os padrões de relacionamento, de conhecimento e de profissionalismo
dos professores, ou seja, se elas vêm ou não promovendo mudanças na cultura docente.
A etnometodologia consubstancia a abordagem metodológica de pesquisa. A opção por
este enfoque decorreu da compreensão de que ele possibilita acessar as razões que
guiam o agir docente e, por conseguinte, constroem sua prática em determinadas
condições estruturais e simbólicas. O trabalho de campo, realizado durante o ano de
2001, abrangeu 32 (tinta e dois) professores distribuídos equitativamente entre 04
(quatro) escolas públicas da rede estadual e municipal de Fortaleza. Para tanto, foram
utilizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e observações do cotidiano
escolar e da sala de aula. A incursão nas escolas revelou que os professores atribuem
um significado positivo a ideia de inovação. Eles a percebem como algo que busca a
mudança, que visa a melhoria e que precisa de seu apoio para ser desenvolvida nessa
direção. Registram que há “muitas coisas” sendo operacionalizadas ao mesmo tempo
na escola. A maior parte dos docentes apresenta uma reação positiva em relação a
mudança. As críticas aos ciclos de formação incidem muito mais sobre o modo
como foi implantado esta iniciativa do que sobre seu conteúdo e finalidades
ideológicas e políticas. Predomina um conhecimento fragmentado sobre as diretrizes da
política educacional em curso e de suas implicações para seu trabalho. Boa parte dos
professores afirma que não são mais os mesmos, que estão mudando. Eles registram
uma mudança de pensamento, de atitude e de revisão dos valores, crenças e saberes que
norteiam sua prática. Revelam uma preocupação com o aprendizado do aluno e com sua
condição para promovê-lo embora sintam-se impotentes diante da aprendizagem nãosatisfatória
dos alunos. Todavia, ainda é muito forte a cultura do individualismo na
prática docente na maior parte dos contextos investigados. Diria mais, ela é
particularmente incentivada pelas condições de trabalho do professor.

Abstract:
This study refers to teachers’ culture and changes in primary and
secondary school according to some educational innovations. It seeks to analyse the
possible effect of these innovations on teachers’ relationship, knowledge and
professional skills, in other words, if these innovations bring about changes in teachers’
culture. The research methodological approach was concerned to the etnomethodology.
This was due to that approach allows one to know the reasons which guide teaching
practices and consequentty the way teachers construct their practice at schools. Thirtytwo
teachers at four state school in Fortaleza were investigated during the yer of 2001.
Semi-structured interviews were carried out with teachers and some observations were
employed in their classrooms and also in the school environment. The research results
showed that teachers faced new educational policies in a positive way. They considered
that these policies seek to make changes and to improve the educational context and that
these changes also depended on their engagement in such matters. Teachers also
revealed that there are mamy educational innovations being implemented at schools.
The majority of teachers reacted positively towards to these innovations. Teachers
critics of the ‘ciclos’ were more related to the way this educational model was
implemented than its ideological and political aims. Teachers also seemed to have a
partial knowledge about the actual educational policies and its implications on their job.
Almost all teachers sayed that they were changing, that is, the way they thought, their
educational practice and also the values and beliefs which orient their practice were not
the same. They also attended to students’ learning although they feelt impotent to deal
with students learning difficulties. Therefore, ‘individualism’ is vory common in
teaching practices in the majority of the schools investigated. It is reinforced by
teachers’ work conditions.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
FARIAS, ISABEL MARIA SABINO DE. INOVAÇÃO EMUDANÇA: IMPLICAÇÕES SOBRE A CULTURA DOS PROFESSORES. 2002. 291 f. Tese (Doutorado em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1