Este é um estudo sobre cultura docente e mudança no ensino fundamental
no contexto das inovações. Teve como objetivo principal analisar a repercussão das
inovações sobre os padrões de relacionamento, de conhecimento e de profissionalismo
dos professores, ou seja, se elas vêm ou não promovendo mudanças na cultura docente.
A etnometodologia consubstancia a abordagem metodológica de pesquisa. A opção por
este enfoque decorreu da compreensão de que ele possibilita acessar as razões que
guiam o agir docente e, por conseguinte, constroem sua prática em determinadas
condições estruturais e simbólicas. O trabalho de campo, realizado durante o ano de
2001, abrangeu 32 (tinta e dois) professores distribuídos equitativamente entre 04
(quatro) escolas públicas da rede estadual e municipal de Fortaleza. Para tanto, foram
utilizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e observações do cotidiano
escolar e da sala de aula. A incursão nas escolas revelou que os professores atribuem
um significado positivo a ideia de inovação. Eles a percebem como algo que busca a
mudança, que visa a melhoria e que precisa de seu apoio para ser desenvolvida nessa
direção. Registram que há “muitas coisas” sendo operacionalizadas ao mesmo tempo
na escola. A maior parte dos docentes apresenta uma reação positiva em relação a
mudança. As críticas aos ciclos de formação incidem muito mais sobre o modo
como foi implantado esta iniciativa do que sobre seu conteúdo e finalidades
ideológicas e políticas. Predomina um conhecimento fragmentado sobre as diretrizes da
política educacional em curso e de suas implicações para seu trabalho. Boa parte dos
professores afirma que não são mais os mesmos, que estão mudando. Eles registram
uma mudança de pensamento, de atitude e de revisão dos valores, crenças e saberes que
norteiam sua prática. Revelam uma preocupação com o aprendizado do aluno e com sua
condição para promovê-lo embora sintam-se impotentes diante da aprendizagem nãosatisfatória
dos alunos. Todavia, ainda é muito forte a cultura do individualismo na
prática docente na maior parte dos contextos investigados. Diria mais, ela é
particularmente incentivada pelas condições de trabalho do professor.