Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE TUTORES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA - EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

Autor(es):
SOUSA, VÂNIA MARIA CAVALCANTE DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
As significativas e profundas mudanças tecnológicas, bem como a velocidade de informação no mundo globalizado têm provocando alterações no relacionamento entre as pessoas e, por conseguinte, na prática educativa. A Educação a Distância aparece cada vez mais no contexto das sociedades contemporâneas como uma modalidade de educação extremamente adequada e desejável para atender às novas demandas educacionais decorrente das mudanças da nova ordem social e econômica mundial oriunda desse contexto. O objetivo deste estudo foi compreender a formação pedagógica dos Tutores que compõem o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Saúde modalidade à distância da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, documental e do tipo de estudo de caso. O cenário do estudo foi o Curso de Especialização em Gestão em Saúde e o Curso de Formação de Tutores, ambos desenvolvidos pela Universidade Estadual do Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de análise de documentos, onde as fontes foram o Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Gestão em Saúde curso, o Edital do Curso de Formação de Tutores e os Referenciais de Qualidade para a Educação a Distancia. A análise dos dados foi feita através do método de análise de conteúdo de Minayo (2008). Os resultados confirmaram que o Curso de Formação de Tutores permitiu uma formação pedagógica adequada para a atuação destes tutores no Curso de Especialização em Gestão em Saúde. E ainda, que, esta formação, esteve em consonância com as diretrizes dos Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância. Portanto, os achados deste estudo revelam que diante do grande desenvolvimento da Educação a Distância, torna-se indispensável que os profissionais envolvidos nessa modalidade de ensino sejam capacitados para desempenhar com qualidade as atribuições de ser tutor nesse novo contexto do ensino que se utiliza das inovações tecnológicas.
Palavras-chave: Educação a distância. Saúde. Tutores.

Abstract:
The significant and profound technological changes as well as the speed of information in the globalized world have caused changes in the relationship between people and, therefore, in educational practice. Distance Education appears increasingly in the context of contemporary societies as an extremely adequate and desirable modality of education to meet the new educational demands arising from the changes of the new world social and economic order arising from this context. The objective of this study was to understand the pedagogical training of the tutors that make up the post-graduation course lato sensu in health management distance modality of the State University of Ceará - UECE. This is a study with a qualitative, documentary approach and the type of case study. The study scenario was the Specialization Course in Health Management and the Training Course for Tutors, both developed by the State University of Ceará. The data collection was done through document analysis, where the sources were the Political Project Pedagogical Course of Specialization in Health Management course, the Call for Training Course of Tutors and the Quality Reference for Distance Education. Data analysis was done using Minayo's content analysis method (2008). The results confirmed that the tutors training course allowed an adequate pedagogical training for the performance of these tutors in the Specialization Course in Health Management. Also, that this training was in line with the guidelines of the Quality Referentials for Education Distance. Therefore, the findings of this study reveal that in view of the great development of distance education, it is essential that professionals involved in this type of education be able to perform with quality the duties of being a tutor in this new context of teaching using innovations Technological developments.
Keywords: Distance education. Cheers. Tutors.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, VÂNIA MARIA CAVALCANTE DE. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE TUTORES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA - EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1