Professores bacharéis da saúde: trajetórias de profissionalidades docentes
Autor(es):
Ramos, Evódio Maurício Oliveira
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
A crescente inserção de profissionais da saúde na área de ensino e as novas demandas de
qualificação profissional requerem análises acerca da formação docente no campo
pedagógico. Por meio deste estudo, buscou-se analisar a trajetória de profissionalidades de
bacharéis da saúde que exercem a docência em um Programa de Pós-Graduação em Saúde
Coletiva de uma universidade baiana, mediante a incorporação de um habitus docente.
Valendo-se da metodologia qualitativa de caráter descritivo, procedeu-se à pesquisa narrativa
com a realização de entrevistas semiestruturadas ancoradas em casos de ensino. O grupo
pesquisado é composto por professores bacháreis da saúde, contando mais de cinco anos de
experiência com a docência no referido Programa, os quais mantêm vínculos de permanência.
O exame dos dados produzidos apoiou-se na Análise Textual Discursiva (MORAES e
GALIAZZI, 2016). O aporte teórico baseia-se nas formulações de Pierre Bourdieu (1989),
que estabelece uma teoria explicativa sobre a incorporação e reprodução das relações sociais e
de produção cultural nas atividades humanas, influenciando seu modo de pensar, agir e sentir,
mediante o conceito de Habitus e Campo Social. Delineamos, também, as concepções de
Contreras (2011), Larrosa (2002) e de Thompson (1992) sobre a experiência vivida como
produção prenhe de significado e de sentidos que constituem a prática humana e profissional.
Esse par dialético, Habitus e Experiência, produz importantes elementos constituintes da
prática professoral manifestados na formulação dos saberes e práticas da docência como
práxis pedagógica. Destacamos as contribuições de Ramalho; Nuñez; Gauthier (2003), Soares
(2009), Pimenta (2012), entre outros, buscando compreender como os professores constituem
sua profissionalidade e estabelecem suas trajetórias na docência. Os resultados revelaram que
os professores desenvolvem, em geral, boas práticas e recorrem a metodologias ativas que
incentivem o protagonismo dos estudantes e a aprendizagem significativa, contextualizada e
partilhada em situação de trabalho colaborativo. Demonstram afetividade e paixão pelo ato de
ensinar e preocupação com a atual realidade do Ensino Superior, o qual vive sob a égide da
produtividade, da competição, de individualidades e pressões por melhoria de resultados. A
efetivação da prática docente é permeada pela corporificação dos pressupostos teóricos
vividos na experienciação, no acúmulo de variados capitais (cultural, científico e profissional)
e nas manifestações de valores e apreensões incorporadas no decurso da carreira profissional,
pessoal e acadêmica. O habitus profissional está relacionado às experiências vivenciadas no
ensino de graduação e pós-graduação, como monitorias, estágios, residências médicas,
referência de ―bons‖ professores, reuniões, iniciação científica, trabalhos humanitários, cursos
e eventos científicos, que constituíram o espaço e o desenvolvimento de um capital necessário
ao exercício docente. Conclui-se que oportunidades de formação desses formadores e
possíveis intervenções pedagógicas precisam considerar a incorporação do habitus,
valorizando a experiência e os espaços onde se engendram as práticas, oferecendo
possibilidades de partilha, encontros de colaboração, socialização das vivências de sala de
aula, acompanhamento e assessoria com profissionais especializados, programas de
investimentos e de valorização das práticas de ensino.
Palavras-chave: Docência Universitária. Profissionalidade. Habitus. Professor Bacharel
Abstract:
The increasing insertion of health reflexives in the area of education and the new demands for
professional qualification has required analyzes about teacher training in the pedagogical
field. The purpose of this study was to analyze the professional career path of health bachelors
who teach in a Postgraduate Program in Public Health of a Bahian university through the
incorporation of a teaching habitus. Using a descriptive qualitative methodology, the narrative
research was carried out with semi-structured interviews anchored in teaching cases. The
research group is composed of bacháreis health professors, with more than five years of
teaching experience in the said Program, which maintain permanent links. The analysis of the
data produced was based on Discursive Textual Analysis (MORAES and GALIAZZI, 2016).
The theoretical contribution is based on the formulations of Pierre Bourdieu (1989) that
establishes an explanatory theory on the incorporation and reproduction of social relations and
cultural production in human activities, influencing their way of thinking, acting and feeling,
through the concept of Habitus and Social Field. We also present the conceptions of Contreras
(2011), Larrosa (2002) and Thompson (1992) on the experience lived as a pregnant
production of meaning and meanings that constitute human and professional practice. This
dialectical pair, Habitus and Experience, produces important constituent elements of the
professorial practice manifested in the construction of the knowledge and practices of
teaching as pedagogical praxis. We highlight the contributions of Ramalho; Nuñez; Gauthier
(2003), Soares (2009), Pimenta (2012) among others, seeking to understand how teachers
constitute their professionalism and build their trajectories in teaching. The results showed
that teachers generally develop good practices and resort to active methodologies that
encourage students' protagonism and meaningful, contextualized and shared learning in a
collaborative work situation. They show affection and passion for the act of teaching and
concern with the current scenario of higher education, which lives under the aegis of
productivity, competition, individualities and pressures for improved results. The
effectiveness of teaching practice is permeated by the incorporation of the theoretical
presuppositions experienced in the experience, the accumulation of different capitals (cultural,
scientific and professional) and in the manifestations of values and apprehensions
incorporated throughout the professional, personal and academic career. The professional
habitus is related to the experiences undergone in undergraduate and postgraduate teaching as
monitoring, internships, medical residences, reference of "good" teachers, meetings, scientific
initiation, humanitarian work, courses and scientific events that constituted space and
development of capital necessary for the teaching exercise. It is concluded that training
opportunities for these trainers and possible pedagogical interventions need to consider the
incorporation of habitus, valuing the experience and spaces in which the practices are
generated, offering possibilities of sharing, collaboration meetings, socialization of classroom
experiences, accompaniment and accessory with specialized professionals, investment
programs and valuation of teaching practices.
Keywords: University Teaching. Professionalism. Habitus. Professor Bachelor.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
Ramos, Evódio Maurício Oliveira. Professores bacharéis da saúde: trajetórias de profissionalidades docentes. 2018. 204 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 9 de fevereiro de 2025
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