Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autor(es):
MAGALHÃES, CAROLINE DE FREITAS XAVIER

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O Estágio Supervisionado na formação do professor de Matemática, sendo este componente curricular uma exigência da Lei 9394/96 nos cursos de Licenciaturas no Brasil. O mesmo proporciona ao discente uma interação com seu futuro campo de trabalho, como, reflexões sobre a docência por meio das vivências pedagógicas. O objetivo geral deste estudo é conhecer a importância do Estágio Supervisionado na formação do professor de Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os objetivos específicos se configuram em: (1) identificar as características do Estágio Supervisionado, suas leis, o elo existente entre a teoria estudada e o momento da prática como contribuição para a construção da identidade profissional, como, à concepção inicial do curso de Licenciatura em Matemática no Brasil sobre a prática deste componente curricular obrigatório e a Formação do Professor de Matemática, (2) conhecer o perfil dos discentes do curso que ainda não atuam profissionalmente e depende do mesmo para desenvolverem as rotinas do cotidiano escolar em sala de aula, (3) descrever o perfil destes discentes na perspectiva das vivências pedagógicas adquiridas nos Estágios Supervisionados. A proposta metodológica se propôs a fazer uma revisão bibliográfica aliada à aplicação de questionário online com os discentes do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UECE, que haviam concluído no semestre de 2016.1 as disciplinas de Estágio Supervisionado I no Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado III no Ensino Médio. Desta forma esta pesquisa se configura em qualitativa e quantitativa, na qual também fazemos parte dela. Mediante a análise de todos os resultados obtidos por meio da aplicação do questionário online concluímos que todos os participantes deste estudo reconhecem a importância do Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Matemática. As perspectivas se caracterizam em explorarmos mais sobre este tema, ampliando este estudo através de entrevistas com os docentes responsáveis pelas disciplinas de Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UECE, como, aplicarmos um questionário online para os discentes que de alguma forma já atuaram ou atuam na profissão, no qual procuraremos compreender a resistência destes em relação ao Estágio Supervisionado e a importância do papel do professor supervisor em relação aos seus estagiários.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação do professor de Matemática. Vivências Pedagógicas.

Abstract:
La Etapa Supervisada en la formación del profesor de Matemáticas, siendo este componente curricular una exigencia de la Ley 9394/96 en los cursos de Licenciaturas en Brasil. El mismo proporciona al estudiante una interacción con su futuro campo de trabajo, como, reflexiones sobre la docencia por médio de las vivencias pedagógicas. El objetivo general de este estudio es conocer la importancia de la Etapa Supervisada en la formación del profesor de Matemáticas de la Universidad Estatal de Ceará (UECE). Los objetivos específicos se configuran en: (1) identificar las características de la Etapa Supervisada, sus leyes, el vínculo existente entre la teoría estudiada y el momento de la práctica como contribución para la construción de la identidad profesional, como, a la concepción del curso de Licenciatura en Matemáticas en Brasil sobre la práctica de este componente curricular obligatorio y la Formación del Profesor de Matemáticas, (2) conocer el perfil de los estudiantes del curso que todavía no actúan profesionalmente y depende del mismo para desarrollar las rutinas del cotidiano escolar en el aula, (3) discribir el perfil de estos estudiantes en la perspectiva de las vivencias pedagógicas adquiridas en las Etapas Supervisadas. La propuesta metodológica se ha propuesto hacer una revisión bibliográfica junto con la aplicación de cuestionario en línea con los estudiantes del curso de Licenciatura Plena en Matemáticas de la UECE, que habían concluido en el semestre de 2016.1 las disciplinas de Etapa Supervisada I en la Enseñanza Primaria y la Etapa Supervisada III en la Enseñanza Media. De esta forma esta investigación se configura en cualitativa y cuantitativa, en la que también formamos parte de ella. Mediante el análisis de todos los resultados obtenidos por medio de la aplicación del cuestionario en línea concluimos que todos los participantes de este estudio reconocen la importancia de Etapa Supervisada en la Formación del Profesor de Matemáticas. Las perspectivas se caracterizan por explorar más sobre este tema, ampliando este estudio a tráves de entrevistas con los docentes responsables por las disciplinas de Prácticas Supervisadas en el curso de Licenciatura Plena en Matemáticas de la UECE, como, aplicar um cuestionario en línea para los estudiantes que de alguna forma ya actuaron o actuando en la profesión, en el cual buscaremos comprender la resistencia de estos en relación a la Etapa Supervisada y la importancia del papel del profesor supervisor en relación a sus pasantes.
Palabras clave: Etapa Supervisada. Formación del Profesor de Matemáticas. Vivencias Pedagógicas.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MAGALHÃES, CAROLINE DE FREITAS XAVIER. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA . 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1