PERCEPÇÕES SOBRE SERVIÇOS EM HOTÉIS DE LUXO DO CEARÁ
REGISTRADAS NO TRIPADVISOR
Autor(es):
CAMARÇO, JANAINA CAVLCANTE FARIAS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Os hotéis de luxo são definidos por possuir qualidade e conforto nas instalações, excelência nos serviços e atenção absoluta ao cliente. Este estudo teve por objetivo analisar as percepções dos turistas quanto aos serviços dos hotéis de luxo do Ceará disponibilizados no site mundial Tripadvisor. Para desenvolver a pesquisa, o levantamento bibliográfico foi baseado nas ideias de Beni, Campos, Castarède, Castells, Cooper, Lipovetsky, Silva, Solomon, dentre outros que dominam conceitos de hotel, luxo, turismo, consumo, internet. Com base no método netnográfico, inicialmente, foi feita a coleta dos dados hotel por hotel dos comentários de clientes dos hotéis de luxo compartilhados no Tripadvisor, no destino Ceará. Ao todo, 1511 comentários de usuários do Tripadvisor foram coletados nos meses agosto de 2016 a janeiro de 2017, estando todas as avaliações em língua portuguesa. As respostas foram organizadas por hotéis e em seguida por classificação de pontos positivos e negativos atribuídos pelos clientes. Apresentaram-se com maior recorrência nos resultados deste estudo os atributos quanto aos serviços disponibilizados pelos meios de hospedagens, notadamente, o atendimento, a gastronomia e as instalações. Palavras-chave: Turista. Meios de hospedagem. Internet. Tripadvisor.
Abstract:
The luxury hotels are defined by having quality and comfort in the facilities, excellence in services and absolute attention to the client. This study aimed to analyze the perceptions of tourists regarding the services of luxury hotels in Ceará made available on the world Tripadvisor website. To develop the research, the bibliographic survey was based on the ideas of Beni, Campos, Castarède, Castells, Cooper, Lipovetsky, Silva, Solomon, among others that dominate concepts of hotel, luxury, tourism, consumption, internet. Based on the netnographic method, we initially collected hotel-by-hotel data from customer reviews of shared luxury hotels on Tripadvisor in Ceará destination. In all 1511 reviews from Tripadvisor users were collected from August 2016 to January 2017, all ratings being in Portuguese. The answers were organized by hotels and then by rating positive and negative points assigned by clients. The attributes of the services provided by the lodging facilities, in particular, the service, the gastronomy and the facilities were more frequently present in the results of this study. Keywords: Tourist. Means of lodging. Internet. Tripadvisor.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
CAMARÇO, JANAINA CAVLCANTE FARIAS. PERCEPÇÕES SOBRE SERVIÇOS EM HOTÉIS DE LUXO DO CEARÁ
REGISTRADAS NO TRIPADVISOR. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1