Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PERCEPÇÕES SOBRE SERVIÇOS EM HOTÉIS DE LUXO DO CEARÁ REGISTRADAS NO TRIPADVISOR

Autor(es):
CAMARÇO, JANAINA CAVLCANTE FARIAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Os hotéis de luxo são definidos por possuir qualidade e conforto nas instalações, excelência
nos serviços e atenção absoluta ao cliente. Este estudo teve por objetivo analisar as
percepções dos turistas quanto aos serviços dos hotéis de luxo do Ceará disponibilizados no
site mundial Tripadvisor. Para desenvolver a pesquisa, o levantamento bibliográfico foi
baseado nas ideias de Beni, Campos, Castarède, Castells, Cooper, Lipovetsky, Silva,
Solomon, dentre outros que dominam conceitos de hotel, luxo, turismo, consumo, internet.
Com base no método netnográfico, inicialmente, foi feita a coleta dos dados hotel por hotel
dos comentários de clientes dos hotéis de luxo compartilhados no Tripadvisor, no destino
Ceará. Ao todo, 1511 comentários de usuários do Tripadvisor foram coletados nos meses
agosto de 2016 a janeiro de 2017, estando todas as avaliações em língua portuguesa. As
respostas foram organizadas por hotéis e em seguida por classificação de pontos positivos e
negativos atribuídos pelos clientes. Apresentaram-se com maior recorrência nos resultados
deste estudo os atributos quanto aos serviços disponibilizados pelos meios de hospedagens,
notadamente, o atendimento, a gastronomia e as instalações.
Palavras-chave: Turista. Meios de hospedagem. Internet. Tripadvisor.

Abstract:
The luxury hotels are defined by having quality and comfort in the facilities, excellence in
services and absolute attention to the client. This study aimed to analyze the perceptions of
tourists regarding the services of luxury hotels in Ceará made available on the world
Tripadvisor website. To develop the research, the bibliographic survey was based on the ideas
of Beni, Campos, Castarède, Castells, Cooper, Lipovetsky, Silva, Solomon, among others that
dominate concepts of hotel, luxury, tourism, consumption, internet. Based on the netnographic
method, we initially collected hotel-by-hotel data from customer reviews of shared luxury
hotels on Tripadvisor in Ceará destination. In all 1511 reviews from Tripadvisor users were
collected from August 2016 to January 2017, all ratings being in Portuguese. The answers
were organized by hotels and then by rating positive and negative points assigned by clients.
The attributes of the services provided by the lodging facilities, in particular, the service, the
gastronomy and the facilities were more frequently present in the results of this study.
Keywords: Tourist. Means of lodging. Internet. Tripadvisor.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CAMARÇO, JANAINA CAVLCANTE FARIAS. PERCEPÇÕES SOBRE SERVIÇOS EM HOTÉIS DE LUXO DO CEARÁ REGISTRADAS NO TRIPADVISOR. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1