Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A POLÍTICA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROELETRÔNICA NO IFCE CAMPUS CAUCAIA-CE: OS (DES)CAMINHOS E DESAFIOS DESSE PROCESSO

Autor(es):
LIMA, IVELINE DE SOUZA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Essa dissertação buscou investigar os desafios do processo de implementação do Curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica do IFCE campus Caucaia, buscando respostas para o problema: Como administrar os desafios gerados pela política pública de implementação dos cursos técnicos integrados no processo de expansão do ensino profissionalizante no IFCE campus Caucaia-CE? A pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativo-quantitativa, contempla como objetivos geral e específicos: analisar a política para a implementação do curso técnico integrado em Eletroeletrônica no IFCE campus Caucaia-CE no período de 2016 e 2017; caracterizar os ordenamentos jurídicos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os efeitos provocados pelas modificações e implicações na educação profissional; descrever a importância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Caucaia, como polo para o desenvolvimento social, econômico e territorial através da educação profissional e identificar desafios e dificuldades gerados pela implementação do curso técnico integrado em Eletroeletrônica para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Caucaia. Para tanto, o referencial teórico foi fundamentado, além da leitura da legislação, em autores que tratam do tema de educação profissional e sua relação com o mundo do trabalho como Cunha (2000), Deluiz (1996), Feretti (1994, 2000, 2007), Frigotto (1998); Ciavatta (2012; 2015), Ramos (2012), Kuenzer (1996; 2000) e em autores que teorizam sobre currículo: Roldão (1999), Silva (2010) e Sacristán (2013). Essa literatura aproximou as teorias sobre educação integrada e trabalho das leis da educação profissional que norteiam suas políticas públicas, refletindo sobre a relação educação - trabalho à luz da reestruturação produtiva que exige cada vez mais conhecimentos e competências para “garantir a empregabilidade” e ingressar no mercado de trabalho, discurso que atende a lógica do capitalismo, responsabilizando o indivíduo por seu sucesso ou fracasso profissional. A pesquisa empírica foi realizada em maio de 2017, no IFCE campus Caucaia e considerou como participantes os alunos regularmente matriculados em 2016 e 2017, dos 4º e 5º semestres e professores do Curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica. Os servidores participantes da gestão foram: direção geral do campus, atual e ex-chefe de departamento de ensino, chefe do departamento de administração e planejamento, coordenação do referido curso, coordenação técnico-pedagógica e de controle acadêmico e do corpo técnico-administrativo foi composta por psicólogo, assistente social e bibliotecário. Os resultados da pesquisa indicam que a relevância da educação profissional integrada tem dupla função, pois possibilita ao jovem formação para ingressar no mercado de trabalho, sobretudo para jovens de classes sociais menos prestigiadas, ou prosseguir nos estudos, constituindo um modelo de responsabilidade social, mesmo que a permanência em tempo integral tenha sido apontada como cansativa. A importância do IFCE campus Caucaia é reconhecida, embora existam dificuldades, sobretudo referentes a questões de ensino-aprendizagem, financeiras, de transporte, de infraestrutura, de servidores suficientes para atender a crescente demanda dos estudantes. A análise dos resultados levou a compreender que ainda há lacunas para efetivar a integração bem como, ações de pesquisa e extensão. As principais sugestões da pesquisa foram a reorganização da matriz curricular, aumento orçamentário, de servidores, melhoria da infraestrutura, qualificação docente e de técnico-administrativo voltada para atender o público juvenil.
Palavras-chave: Políticas públicas. Educação profissional. Trabalho. Currículo. Integração.

Abstract:
This dissertation investigates the challenges of the implementation process of the Integrated Technical Course Electro-electronics the IFCE campus Caucaia, seeking answers to the problem: How to manage the challenges generated by the public policy implementation of integrated courses in the vocational education expansion process not IFCE Campus Caucaia-CE? A descriptive research with qualitative and quantitative, contemplative approach as a general and specific objectives: to analyze a policy for implementation of the integrated technical course in Electro-electonics in IFCE Caucaia-CE‟ campus in 2016 and 2017 period; Characterize the legal frameworks for the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology and the effects caused by changes and implications in professional education; Descriver the importance of the Federal Institute of Education, Science and Technology Campus Caucaia as hub for the social, economic and territorial development through education and identify challenges and difficulties caused by the implementation of the integrated technical course in Electro-electronics to the Federal Institute of Education, Science and Technology - Campus Caucaia. (2000), Deluiz (1996), Feretti (1994, 2000, 2007), Douiz, of theoretical reference), Frigotto (1998); Ciavatta (2012, 2015), Ramos (2012), Kuenzer (1996; 2000) in authors who theorize about the curriculum: Roldão (1999), Silva (2010) and Sacristán (2013). This literature approaches as theories on education and labor laws of education that guide their public policies, reflecting on the relationship between education - work in light of the restructuring process that increasingly requires knowledge and skills to "ensure employability" and not Available Labor market, a discourse that meets the logic of capitalism, blaming the individual for his success or professional failure. The Empirical Research was conducted in may 2017, no campus of the IFCE, and considered as participants of students regularly enrolled in 2016 and 2017, 4th and 5th semesters and professors of the Integrated Technical Course in Electro-electronics. The interviewed servers of the management were: general direction of the campus, current and former head of department of education, head of the department of administration and planning, coordination of referential, technical-pedagogical coordination and of academic control and of the technical-administrative body for Compost By psychologist, social worker and librarian. The results of the research indicate that the relevance of vocational education has the function of creating programs to enter the labor market, especially for young people from less prestigious social classes, or to pursue studies, and it constitutes a model of social responsibility, even That remained full time of one pointed as tiresome. An importance of the IFCE campus, a teaching-learning experience, financial, transportation, infrastructure, servers sufficient to meet the growing demand of students. An analysis of the results led to an index and also to gaps to effect an integration as well as research and extension actions. As main suggestions of the research, we have a reorganization of the curricular matrix, a budget increase, of servers, of an infrastructure, of documentation and of a technical-administrative aimed at serving the youthful public.
Keywords: Public policies; Professional education; Job; Curriculum; Integration.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, IVELINE DE SOUZA. A POLÍTICA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROELETRÔNICA NO IFCE CAMPUS CAUCAIA-CE: OS (DES)CAMINHOS E DESAFIOS DESSE PROCESSO. 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1