CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACAMADOS NO DOMICÍLIO:
tecnologia educativa para cuidadores
Autor(es):
OLIVEIRA, NATÁLIA LÚCIA LIMA DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
No Brasil, com a transição epidemiológica, verifica-se um incremento das condições crônicas de saúde, inclusive na infância, o que impõe ao sistema de saúde e seus profissionais o acolhimento das necessidades daqueles que vivem esse processo, em especial a família. Crianças e adolescentes com doenças crônicas, especialmente quando apresentam múltiplas comorbidades, necessitam de um cuidado domiciliar periódico com o objetivo de diminuir internações, tratar e prevenir comorbidades e coordenar o trabalho dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado. A utilização de materiais educativos impressos da área da saúde é prática comum no Sistema Único de Saúde (SUS), são capazes de promover resultados expressivos para os participantes das atividades educativas. A contribuição desses materiais para a promoção da saúde depende dos princípios e das formas de comunicação envolvidos nos processos de elaboração. O estudo teve como objetivo construir uma tecnologia educativa para cuidadores sobre os cuidados à crianças e adolescentes acamados no domicílio. A pesquisa é do tipo metodológica, realizada com cuidadores de crianças e adolescentes acamados acompanhados pelo programa Melhor em Casa do Município de Horizonte-Ce. Inicialmente houve a construção da cartilha com a colaboração de 19 cuidadores através de uma entrevista para coletar as dificuldade do cuidado. Após realizou-se a validação de conteúdo com 21 juízes, sendo 19 especialista na área e 2 especialistas em arte gráfica e a validação de aparência com os cuidadores. A cartilha foi intitulada "Conhecer para cuidar - Cartilha de cuidados de crianças e adolescentes dependentes de cuidados especiais". O valor do IVC para a avaliação de conteúdo e linguagem foi 1,0 para sete dos dez itens avaliados e para desenho e layout dos onze itens avaliados dez obtiveram valor de IVC 1,0. A média do IVC foi de 0,99, indicando ótimo grau de concordância entre os juízes. A validação de aparência pelos cuidadores obteve-se valor de IVC 1,0. Diante dos resultados conclui-se que a tecnologia educativa teve excelente aceitação, podendo contribuir no cuidado de crianças e adolescentes acamados em domicílio. Palavras chave: Assistência Domiciliar. Crianças com Incapacidades. Cuidadores. Educação em Saúde.
Abstract:
In Brazil, with the epidemiological transition, there is an increase in chronic health conditions, including in childhood, which requires the health system and its professionals to meet the needs of those who live in this process, especially the family. Children and adolescents with chronic diseases, especially when they have multiple comorbidities, need periodic home care with the objective of reducing hospitalizations, treating and preventing comorbidities, and coordinating the work of health professionals involved in care. The use of printed educational materials of the health area is common practice in the Sistema Único de Saúde (SUS), are able to promote expressive results for participants in educational activities. The contribution of these materials to the promotion of health depends on the principles and forms of communication involved in the elaboration processes. The objective of this study was to construct an educational technology for caregivers on the care of children and adolescents bedridden at home. The research is of the methodological type, carried out with caregivers of children and adolescents bedridden accompanied by the Better at Home program of the Municipality of Horizonte-Ce. Initially there was the construction of the booklet with the collaboration of 19 caregivers through an interview to collect the difficulty of care. After the content validation was carried out with 21 judges, being 19 specialist in the area and 2 experts in graphic art and the validation of appearance with the caregivers. The booklet was titled "Knowing to care - Care booklet for children and adolescents dependent on special care." The IVC value for the content and language evaluation was 1.0 for seven of the ten items evaluated and for the design and layout of the eleven evaluated items ten obtained a value of IVC 1.0. The mean IVC was 0.99, indicating an excellent degree of concordance between the judges. The validation of appearance by the caregivers obtained a value of IVC 1.0. In view of the results, it was concluded that the educational technology had an excellent acceptance, being able to contribute to the care of children and adolescents bedridden at home. Keywords: Home Care Services. Disabled Children. Caregivers. Health Education.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
OLIVEIRA, NATÁLIA LÚCIA LIMA DE. CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACAMADOS NO DOMICÍLIO:
tecnologia educativa para cuidadores. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
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