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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACAMADOS NO DOMICÍLIO: tecnologia educativa para cuidadores

Autor(es):
OLIVEIRA, NATÁLIA LÚCIA LIMA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
No Brasil, com a transição epidemiológica, verifica-se um incremento das condições
crônicas de saúde, inclusive na infância, o que impõe ao sistema de saúde e seus
profissionais o acolhimento das necessidades daqueles que vivem esse processo,
em especial a família. Crianças e adolescentes com doenças crônicas,
especialmente quando apresentam múltiplas comorbidades, necessitam de um
cuidado domiciliar periódico com o objetivo de diminuir internações, tratar e prevenir
comorbidades e coordenar o trabalho dos profissionais de saúde envolvidos no
cuidado. A utilização de materiais educativos impressos da área da saúde é prática
comum no Sistema Único de Saúde (SUS), são capazes de promover resultados
expressivos para os participantes das atividades educativas. A contribuição desses
materiais para a promoção da saúde depende dos princípios e das formas de
comunicação envolvidos nos processos de elaboração. O estudo teve como objetivo
construir uma tecnologia educativa para cuidadores sobre os cuidados à crianças e
adolescentes acamados no domicílio. A pesquisa é do tipo metodológica, realizada
com cuidadores de crianças e adolescentes acamados acompanhados pelo
programa Melhor em Casa do Município de Horizonte-Ce. Inicialmente houve a
construção da cartilha com a colaboração de 19 cuidadores através de uma
entrevista para coletar as dificuldade do cuidado. Após realizou-se a validação de
conteúdo com 21 juízes, sendo 19 especialista na área e 2 especialistas em arte
gráfica e a validação de aparência com os cuidadores. A cartilha foi intitulada
"Conhecer para cuidar - Cartilha de cuidados de crianças e adolescentes
dependentes de cuidados especiais". O valor do IVC para a avaliação de conteúdo e
linguagem foi 1,0 para sete dos dez itens avaliados e para desenho e layout dos
onze itens avaliados dez obtiveram valor de IVC 1,0. A média do IVC foi de 0,99,
indicando ótimo grau de concordância entre os juízes. A validação de aparência
pelos cuidadores obteve-se valor de IVC 1,0. Diante dos resultados conclui-se que a
tecnologia educativa teve excelente aceitação, podendo contribuir no cuidado de
crianças e adolescentes acamados em domicílio.
Palavras chave: Assistência Domiciliar. Crianças com Incapacidades. Cuidadores.
Educação em Saúde.

Abstract:
In Brazil, with the epidemiological transition, there is an increase in chronic health
conditions, including in childhood, which requires the health system and its
professionals to meet the needs of those who live in this process, especially the
family. Children and adolescents with chronic diseases, especially when they have
multiple comorbidities, need periodic home care with the objective of reducing
hospitalizations, treating and preventing comorbidities, and coordinating the work of
health professionals involved in care. The use of printed educational materials of the
health area is common practice in the Sistema Único de Saúde (SUS), are able to
promote expressive results for participants in educational activities. The contribution
of these materials to the promotion of health depends on the principles and forms of
communication involved in the elaboration processes. The objective of this study was
to construct an educational technology for caregivers on the care of children and
adolescents bedridden at home. The research is of the methodological type, carried
out with caregivers of children and adolescents bedridden accompanied by the Better
at Home program of the Municipality of Horizonte-Ce. Initially there was the
construction of the booklet with the collaboration of 19 caregivers through an
interview to collect the difficulty of care. After the content validation was carried out
with 21 judges, being 19 specialist in the area and 2 experts in graphic art and the
validation of appearance with the caregivers. The booklet was titled "Knowing to care
- Care booklet for children and adolescents dependent on special care." The IVC
value for the content and language evaluation was 1.0 for seven of the ten items
evaluated and for the design and layout of the eleven evaluated items ten obtained a
value of IVC 1.0. The mean IVC was 0.99, indicating an excellent degree of
concordance between the judges. The validation of appearance by the caregivers
obtained a value of IVC 1.0. In view of the results, it was concluded that the
educational technology had an excellent acceptance, being able to contribute to the
care of children and adolescents bedridden at home.
Keywords: Home Care Services. Disabled Children. Caregivers. Health Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, NATÁLIA LÚCIA LIMA DE. CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACAMADOS NO DOMICÍLIO: tecnologia educativa para cuidadores. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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