Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DA CONDICIONALIDADE EDUCACIONAL SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Autor(es):
CARNEIRO, TAÍS FONTENELLE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O Programa Bolsa Família (PBF) favorece a permanência de crianças e jovens na escola. A educação está associada à promoção de saúde e impacta no desenvolvimento saudável. Há adolescentes de famílias beneficiárias do PBF que não alcançam a frequência escolar mínima exigida, havendo carência de estudos investigativos das concepções dos adolescentes sobre o tema. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de adolescentes que descumprem a condicionalidade educacional do PBF sobre os motivos para se ausentarem das aulas e o que pensam sobre o programa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado por meio de entrevista semi-estruturada com 15 beneficiários de 12 a 17 anos, 7 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, selecionados a partir da lista de descumprimento da condicionalidade educacional referente a um Centro de Referência da Assistência Social de um município de pequeno porte do Piauí, Cajueiro da Praia. As entrevistas foram realizadas no domicílio de cada participante com áudio gravado, transcritas integralmente e analisadas conforme técnica de análise de conteúdo de Minayo (2014). Os resultados foram organizados em categorias e sub-categorias. Desta forma foram construídas quatro grandes categorias: Percepções da relevância do Programa - O programa Bolsa Família e seu funcionamento; Mudanças na vida do adolescente e da sua família depois do benefício do Programa Bolsa Família - a interação entre o adolescente e a saúde; Os motivos para descumprir a condicionalidade educacional - A ausência da escola; O que poderia mudar no Programa Bolsa Família. Conclui-se que é importante que esses adolescentes de baixa renda, moradores de uma cidade pequena, com pouco desenvolvimento econômico e que demonstraram poucos planos para seu próprio futuro, possam se dedicar a si próprios, reconhecendo seu valor e capacidade, o que consequentemente repercute em mais autocuidado em saúde e melhor desempenho escolar. Isso evidencia e confirma que existe uma forte relação entre o desenvolvimento do adolescente de baixa renda e seu acesso a serviços públicos de qualidade, como saúde e educação, para se tornar um adulto com desenvolvimento integral, um futuro próspero e com oportunidades de independência com crescimento financeiro e social.
Palavras-chave: Programas governamentais. Adolescente. Saúde do Adolescente. Evasão Escolar.

Abstract:
The Programa Bolsa Família (PBF) favors the permanence of children and young people in school. Education is associated with health promotion and impacts on healthy development. There are adolescents from beneficiary families of the BFP who do not reach the minimum required school attendance, and there is a shortage of investigative studies of the adolescents' conceptions about the subject. This study aims to analyze the perception of adolescents who disregard the educational conditionality of the PBF about the reasons for absences from classes and what they think about the program. This is a qualitative research. The study was carried out through a semi-structured interview with 15 beneficiaries aged 12 to 17 years, 7 females and 8 males, selected from the noncompliance list of educational conditionality referring to a Reference Center for Social Assistance of a small municipality of Piauí, Cajueiro da Praia. The interviews were conducted at the home of each participant with recorded audio, fully transcribed and analyzed according to Minayo's content analysis technique (2014). The results were organized into categories and sub-categories. In this way four main categories were constructed: Perceptions of the relevance of the Program - The PBF and its operation; Changes in the life of the adolescent and his family after the benefit of the PBF - the interaction between adolescents and health; The reasons for noncompliance with educational conditionality - Absence of school; What could change in the PBF. It is concluded that it is important that these low-income adolescents, residents of a small city with little economic development and who have shown few plans for their own future, can dedicate themselves, recognizing their value and capacity, which consequently affects more self-care in health and better school performance. This confirms and confirms that there is a strong relationship between the development of low-income adolescents and their access to quality public services, such as health and education, to become an adult with integral development, a prosperous future and opportunities for independence with growth financial and social.
Keywords: Government programs. Adolescent. Adolescent Health. School Evasion.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARNEIRO, TAÍS FONTENELLE. PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DA CONDICIONALIDADE EDUCACIONAL SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1