O ensino de História é essencial na formação do profissional de Enfermagem. Para
compreensão das raízes históricas, requer análises acerca da sua inserção no currículo no
curso de formação inicial acadêmica. Por meio deste estudo, buscou-se analisar a trajetória
do ensino de História da Enfermagem no curso de formação desse profissional na
Universidade Estadual do Ceará – UECE, desde a sua origem, na Escola de Enfermagem
São Vicente de Paulo - EESVP, considerando o entendimento da inserção dessa profissão na
sociedade. O recorte temporal do estudo considerou a trajetória das 12 matrizes curriculares
produzidas pelo curso em suas três fases - Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo
(EESVP) como instituição isolada (1943-1955); EESVP agregada à Universidade Federal do
Ceará (UFC) (1956-1975) e EESVP, anexada à Universidade Estadual do Ceará (UECE)
(1975-2018). Assim, o recorte temporal inicial refere-se ao ano de 1943, quando foi produzida
a primeira matriz curricular do curso, e o ano de 2018, considerando que a última matriz
curricular elaborada pelo curso em 2005 continua em vigência. A tessitura metodológica
investigativa foi expressa na abordagem qualitativa, como apoio na perspectiva
multirreferencial e recorrendo à utilização do método de pesquisa histórica, compreendido
pelas etapas de coleta, organização, problematização e avaliação crítica dos dados. No
estudo também depreendeu-se das fontes orais, por meio de 12 entrevistas do banco de
história oral do Núcleo de Informação História e Memória da Enfermagem no Ceará
(NUDIHMEn) e nas entrevistas realizadas no estudo em que cinco professoras de História da
Enfermagem que ministraram/ministram a disciplina no curso trouxeram suas colaborações
para concretizar a investigação. Constatou-se que o ensino de História no currículo do Curso
de Graduação de Enfermagem da UECE passou por variações significativas de denominação
e carga horária. Os conteúdos trabalhados perpassaram as raízes históricas da profissão,
bem como o itinerário da Enfermagem moderna. As concepções de História constituídas pelos
professores responsáveis por ministrar a disciplina traduzem o ensino de História como
elemento indispensável na formação do enfermeiro e na inserção dessa profissão na
sociedade. Comprovou-se, além disso, que o lugar do ensino de História no currículo é tênue,
pois, inserido em outras temáticas em uma disciplina, perdeu espaço e visibilidade. Tal fato é
notório ao se levar em conta as drásticas reduções na carga horária na trajetória da disciplina,
fato que acena esforços para que a História tenha lugar na formação do profissional de
Enfermagem.
Palavras-chave: Ensino de História da Enfermagem. Formação. Currículo.