Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: TRAJETÓRIAS E LUGAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autor(es):
TORRES, MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O ensino de História é essencial na formação do profissional de Enfermagem. Para
compreensão das raízes históricas, requer análises acerca da sua inserção no currículo no
curso de formação inicial acadêmica. Por meio deste estudo, buscou-se analisar a trajetória
do ensino de História da Enfermagem no curso de formação desse profissional na
Universidade Estadual do Ceará – UECE, desde a sua origem, na Escola de Enfermagem
São Vicente de Paulo - EESVP, considerando o entendimento da inserção dessa profissão na
sociedade. O recorte temporal do estudo considerou a trajetória das 12 matrizes curriculares
produzidas pelo curso em suas três fases - Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo
(EESVP) como instituição isolada (1943-1955); EESVP agregada à Universidade Federal do
Ceará (UFC) (1956-1975) e EESVP, anexada à Universidade Estadual do Ceará (UECE)
(1975-2018). Assim, o recorte temporal inicial refere-se ao ano de 1943, quando foi produzida
a primeira matriz curricular do curso, e o ano de 2018, considerando que a última matriz
curricular elaborada pelo curso em 2005 continua em vigência. A tessitura metodológica
investigativa foi expressa na abordagem qualitativa, como apoio na perspectiva
multirreferencial e recorrendo à utilização do método de pesquisa histórica, compreendido
pelas etapas de coleta, organização, problematização e avaliação crítica dos dados. No
estudo também depreendeu-se das fontes orais, por meio de 12 entrevistas do banco de
história oral do Núcleo de Informação História e Memória da Enfermagem no Ceará
(NUDIHMEn) e nas entrevistas realizadas no estudo em que cinco professoras de História da
Enfermagem que ministraram/ministram a disciplina no curso trouxeram suas colaborações
para concretizar a investigação. Constatou-se que o ensino de História no currículo do Curso
de Graduação de Enfermagem da UECE passou por variações significativas de denominação
e carga horária. Os conteúdos trabalhados perpassaram as raízes históricas da profissão,
bem como o itinerário da Enfermagem moderna. As concepções de História constituídas pelos
professores responsáveis por ministrar a disciplina traduzem o ensino de História como
elemento indispensável na formação do enfermeiro e na inserção dessa profissão na
sociedade. Comprovou-se, além disso, que o lugar do ensino de História no currículo é tênue,
pois, inserido em outras temáticas em uma disciplina, perdeu espaço e visibilidade. Tal fato é
notório ao se levar em conta as drásticas reduções na carga horária na trajetória da disciplina,
fato que acena esforços para que a História tenha lugar na formação do profissional de
Enfermagem.
Palavras-chave: Ensino de História da Enfermagem. Formação. Currículo.

Abstract:
The teaching of history is essential in the formation of nursing professionals. In order
to understand the historical origins, it is required to study the inclusion of history in the
curriculum in the initial academic training. The purpose of this study is to analyze the
history of teaching nursing history in the Nursing School of the State University of
Ceará - UECE, from its origin at the São Vicente de Paulo Nursing School - EESVP,
considering the insertion of this profession into society. The study took into account
the period of 12 academic curriculums of the Nursing School in its three phases - São
Vicente de Paulo Nursing School (EESVP), as an isolated institution (1943-1955);
EESVP integrated with the Federal University of Ceará (UFC) (1956-1975), and
EESVP being part of the State University of Ceará (UECE) (1975-2018). Thus, the first
period studied was the year 1943, when the first curriculum of the Nursing School was
produced, and the year 2018, because the last curriculum alteration was in 2005 and
it is still in effect. The research methodology used in this study was the qualitative
approach, based on the multireferential perspective, and using the historical research
method, comprised by the collection, organization, problematization, and critical
evaluation of data. The study also includes 12 interviews from the oral history bank of
the Center of Information, History and Memory of Nursing in Ceará (NUDIHMEn). Also,
it consists of interviews conducted with five teachers who deliver or had already
delivered the course of Nursing History in the Nursing School and brought their
collaborations to carry out the investigation. It was evidenced that the teaching of
History in the curriculum of the Undergraduate Nursing Course of UECE underwent
significant variations of denomination and programme. The contents were based on
the historical origins of the profession, as well as the pathway of modern nursing. The
conceptions of history constituted by the teachers responsible for teaching the course
explain the teaching of history as an indispensable element in the training of nurses
and the insertion of this profession into the society. It was also proven that teaching
history in the curriculum is vague, because it is delivered as other themes in a course,
losing space and visibility. This fact is notorious when taking into account the drastic
reductions in the schedule of the course, what beckons efforts so that history takes
place in the Nursing professional formation.
Keywords: Nursing History Teaching. Formation. Curriculum.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
TORRES, MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA. O ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: TRAJETÓRIAS E LUGAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2019. 378 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1