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Repositório Institucional - UECE
Título:
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA/UECE: CARTOGRAFIAS DE PERCURSOS FORMATIVOS, CONSTITUIÇÃO DE SABERES E VIVÊNCIAS DE PRÁTICAS DE ENSINO

Autor(es):
MACHADO, SARAH BEZERRA LUNA VARELA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta tese é fruto de um trabalho coletivo de um grupo de pesquisadores interessados na temática docência universitária, em particular, nos cursos de licenciatura. A investigação empreendida situa-se na área de formação de professores e tem como objetivo identificar, por meio da cartografia de percursos formativos, saberes docentes e práticas de ensino, concepções sobre a constituição do fazer-se professor universitário responsável pela formação de outros professores em cursos de licenciatura na UECE. O questionamento central é: como os sujeitos compreendem o fazer-se professor formador de outros docentes, ensinando a exercer o magistério? A tese centra-se na particularidade de formar sujeitos para o exercício da docência. A pesquisa se justifica pela problemática vivida, na atualidade, acerca da profissionalização do ensino. A vida docente narrada pelos professores pesquisados é o objeto de estudo. Foca-se nos percursos formativos, na constituição de saberes e nas vivências de práticas de ensino, pois se os concebe como elementos constituintes do fazer-se docente. Parte-se da premissa de que conhecer a constituição do exercício profissional docente de professores de cursos de licenciatura e como eles trabalham em disciplinas focadas no ensino pode proporcionar uma possível reelaboração dos currículos norteadores desses cursos e uma provável melhora nos processos formativos dos futuros profissionais. Constitui-se uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 2010), cujo referencial teórico e metodológico se fundamenta na cartografia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015) como atitude investigativa orientadora do trabalho, na complexidade como meio de compreensão da realidade (MORIN, 2005) e na epistemologia da prática docente (TARDIF, 2014; CUNHA, 2010; VEIGA, 2014; THERRIEN, 2006; GAUTHIER, 1998). Se existem especificidades para o exercício da docência, com suporte numa epistemologia da prática profissional, afirma-se existir particularidade a mais que envolve formar outros docentes. Certamente, não existe receita padronizada e prescritiva, mas há caminhos norteadores que podem possibilitar a elaboração de políticas e/ou programas institucionais que formem sobre propostas pedagógicas, currículo, planejamento, avaliação, didática e outras áreas de conhecimento da Pedagogia, que orientem as práticas docentes, compreendendo docência como um trabalho situado, complexo e socialmente em elaboração e o professor como um sujeito que intervém.
Palavras-chave: Cartografia. Percursos formativos. Constituição de saberes. Práticas de ensino.

Abstract:
This thesis is the result of a collective work of a group of researchers interested in the subject of university teaching, in particular, in undergraduate courses. The research undertaken is located in the area of teacher training and aims to identify, through the mapping of training courses, teaching knowledge and teaching practices, conceptions about the constitution of becoming a university professor responsible for training other teachers in courses undergraduate degree from the UECE. The central question is: how do the subjects understand how to become teacher trainers of other teachers, teaching to practice the teaching? The thesis focuses on the particularity of training subjects for teaching. The research is justified by the current problematic of the professionalization of teaching. The teaching life narrated by the researched teachers is our object of study. We focus on the formative paths, the constitution of knowledge and the experiences of teaching practices, because we conceive them as constituent elements of becoming a teacher. We start from the premise that knowing the constitution of the professional teaching profession of teachers of undergraduate courses and how they work in disciplines focused on teaching can provide a possible re-elaboration of the curricula guiding these courses and a probable improvement in the formative processes of the future professionals. We propose a qualitative approach (BOGDAN AND BIKLEN, 2010), whose theoretical and methodological reference is based on cartography (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015) as a research-orienting work position, on complexity as a way of understanding reality (MORIN, 2005) and in the epistemology of teaching practice (TARDIF, 2014, CUNHA, 2010, VEIGA, 2014, THERRIEN, 2006 and GAUTHIER, 1998). If there are specifics for the exercise of teaching, based on an epistemology of professional practice, we affirm that there is more particularity that involves training other teachers. Certainly, there is no standardized and prescriptive prescription, but there are guiding ways that can make possible the elaboration of policies and/or institutional programs that form on pedagogical proposals, curriculum, planning, evaluation, didactics and other areas of knowledge of Pedagogy that guide the teaching practices, comprising teaching as a situated, complex and socially under construction work and the teacher as a subject that intervenes.
Keywords: Cartography. Formative paths. Constitution of knowledge. Teaching practices.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
MACHADO, SARAH BEZERRA LUNA VARELA. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA/UECE: CARTOGRAFIAS DE PERCURSOS FORMATIVOS, CONSTITUIÇÃO DE SABERES E VIVÊNCIAS DE PRÁTICAS DE ENSINO. 2019. 158 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

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