Docência universitária em cursos de licenciatura na Faculdade de Educação de Itapipoca/UECE: cartografias de percursos formativos, constituição de saberes e vivências de práticas de ensino
Autor(es):
Machado, Sarah Bezerra Luna Varela
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Esta tese é fruto de um trabalho coletivo de um grupo de pesquisadores interessados na
temática docência universitária, em particular, nos cursos de licenciatura. A investigação
empreendida situa-se na área de formação de professores e tem como objetivo identificar, por
meio da cartografia de percursos formativos, saberes docentes e práticas de ensino,
concepções sobre a constituição do fazer-se professor universitário responsável pela formação
de outros professores em cursos de licenciatura na UECE. O questionamento central é: como
os sujeitos compreendem o fazer-se professor formador de outros docentes, ensinando a
exercer o magistério? A tese centra-se na particularidade de formar sujeitos para o exercício
da docência. A pesquisa se justifica pela problemática vivida, na atualidade, acerca da
profissionalização do ensino. A vida docente narrada pelos professores pesquisados é o objeto
de estudo. Foca-se nos percursos formativos, na constituição de saberes e nas vivências de
práticas de ensino, pois se os concebe como elementos constituintes do fazer-se docente.
Parte-se da premissa de que conhecer a constituição do exercício profissional docente de
professores de cursos de licenciatura e como eles trabalham em disciplinas focadas no ensino
pode proporcionar uma possível reelaboração dos currículos norteadores desses cursos e uma
provável melhora nos processos formativos dos futuros profissionais. Constitui-se uma
pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 2010), cujo referencial teórico e
metodológico se fundamenta na cartografia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015) como
atitude investigativa orientadora do trabalho, na complexidade como meio de compreensão da
realidade (MORIN, 2005) e na epistemologia da prática docente (TARDIF, 2014; CUNHA,
2010; VEIGA, 2014; THERRIEN, 2006; GAUTHIER, 1998). Se existem especificidades para
o exercício da docência, com suporte numa epistemologia da prática profissional, afirma-se
existir particularidade a mais que envolve formar outros docentes. Certamente, não existe
receita padronizada e prescritiva, mas há caminhos norteadores que podem possibilitar a
elaboração de políticas e/ou programas institucionais que formem sobre propostas
pedagógicas, currículo, planejamento, avaliação, didática e outras áreas de conhecimento da
Pedagogia, que orientem as práticas docentes, compreendendo docência como um trabalho
situado, complexo e socialmente em elaboração e o professor como um sujeito que intervém.
Palavras-chave: Cartografia. Percursos formativos. Constituição de saberes. Práticas de
ensino.
Abstract:
This thesis is the result of a collective work of a group of researchers interested in the subject
of university teaching, in particular, in undergraduate courses. The research undertaken is
located in the area of teacher training and aims to identify, through the mapping of training
courses, teaching knowledge and teaching practices, conceptions about the constitution of
becoming a university professor responsible for training other teachers in courses
undergraduate degree from the UECE. The central question is: how do the subjects
understand how to become teacher trainers of other teachers, teaching to practice the
teaching? The thesis focuses on the particularity of training subjects for teaching. The
research is justified by the current problematic of the professionalization of teaching. The
teaching life narrated by the researched teachers is our object of study. We focus on the
formative paths, the constitution of knowledge and the experiences of teaching practices,
because we conceive them as constituent elements of becoming a teacher. We start from the
premise that knowing the constitution of the professional teaching profession of teachers of
undergraduate courses and how they work in disciplines focused on teaching can provide a
possible re-elaboration of the curricula guiding these courses and a probable improvement in
the formative processes of the future professionals. We propose a qualitative approach
(BOGDAN AND BIKLEN, 2010), whose theoretical and methodological reference is based
on cartography (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015) as a research-orienting work
position, on complexity as a way of understanding reality (MORIN, 2005) and in the
epistemology of teaching practice (TARDIF, 2014, CUNHA, 2010, VEIGA, 2014,
THERRIEN, 2006 and GAUTHIER, 1998). If there are specifics for the exercise of teaching,
based on an epistemology of professional practice, we affirm that there is more particularity
that involves training other teachers. Certainly, there is no standardized and prescriptive
prescription, but there are guiding ways that can make possible the elaboration of policies
and/or institutional programs that form on pedagogical proposals, curriculum, planning,
evaluation, didactics and other areas of knowledge of Pedagogy that guide the teaching
practices, comprising teaching as a situated, complex and socially under construction work
and the teacher as a subject that intervenes.
Keywords: Cartography. Formative paths. Constitution of knowledge. Teaching practices
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
Machado, Sarah Bezerra Luna Varela. Docência universitária em cursos de licenciatura na Faculdade de Educação de Itapipoca/UECE: cartografias de percursos formativos, constituição de saberes e vivências de práticas de ensino. 2019. 157 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2025
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