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Repositório Institucional - UECE
Título:
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

Autor(es):
NEGREIROS, ANA LUIZA BARBOSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Este estudo buscou descrever saberes e práticas dos docentes de cursos de graduação em Enfermagem do Estado do Piauí sobre Metodologias Ativas. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual e na Universidade Federal em Picos-PI. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis docentes das duas instituições. A coleta de dados aconteceu por meio de dois instrumentos, um questionário com perguntas abertas e outro com perguntas objetivas que explicitaram o grau de importância que os docentes dão às Metodologias Ativas. O método de análise foi quantitativo através do editor de planilhas Microsoft Office Excel 2010. Os dados foram tratados segundo informações estatísticas de frequência e cruzamentos de respostas. As metodologias ativas (MA) estão apoiadas numa proposta de ensino inovador que estimula o estudante a ser tornar protagonista na construção do seu conhecimento rompendo com um modelo tradicional de educação que não coloca o aluno como o centro processo educativo. Os resultados apontaram que a maior parte dos docentes conhecem e entendem adequadamente MA; Menos da metade consideram as MA muito importantes, outros acreditam que as metodologias ativas são viáveis de utilização, entretanto apenas uma pequena parte afirmou utilizarem métodos ativos em suas práticas. Quantidade considerável de professores afirmou que uso de MA é viável desde que recebam capacitação para utilizá-las. A maioria referiu que usam predominantemente métodos tradicionais de ensino, embora concordem que os métodos inovadores sejam muito importantes para a formação do enfermeiro. O estudo revelou que não basta apenas conhecer e compreender os métodos ativos como formas otimizadoras do ensino. É necessário um alinhamento entre a proposta pedagógica do curso e a capacitação do professor sobre como usar os métodos. Além disso, é preciso que o docente saia da sua zona de conforto adequando, ampliando ou modificando suas práticas a fim de ser agente de transformação no ensino em enfermagem do qual os egressos atinjam o perfil de excelência para atuar nos serviços de saúde de forma humanizada e competente.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem Significativa. Metodologia da problematização.

Abstract:
This study aimed to describe the knowledge and practices of undergraduate nursing teachers in the State of Piauí on Active Methodologies. It is a field research, exploratory type, quantitative approach. The research was carried out at the State University and the Federal University in Picos-PI. The subjects of the research were sixteen professors of the two institutions. The data collection took place through two instruments, a questionnaire with open questions and another with objective questions that explained the degree of importance that the teachers give to the Active Methodologies. The method of analysis was quantitative using the Microsoft Office Excel 2010 spreadsheet editor. The data was handled according to frequency statistics and cross-answers. The active methodologies (AM) are supported by a proposal of innovative teaching that stimulates the student to become protagonist in the construction of his knowledge breaking with a traditional model of education that does not place the student as the center educational process. The results showed that most teachers are familiar with and understand AM. Less than half consider AM to be very important, others believe that active methodologies are feasible to use, however only a small part claim to use active methods in their practices. Considerable numbers of teachers stated that AM use is feasible as long as they are empowered to use them. Most said that they predominantly use traditional teaching methods, although they agree that innovative methods are very important for nurses' training. The study revealed that it is not enough just to know and understand active methods as optimizing forms of teaching. It is necessary to align the pedagogical proposal of the course with the teacher's training on how to use the methods. In addition, it is necessary for the teacher to leave their comfort zone by adapting, expanding or modifying their practices in order to be an agent of transformation in nursing teaching, in which the graduates reach the profile of excellence to act in the health services in a humanized way and competent.
Keywords: Active Methodologies. Meaningful Learning. Methodology of problematization.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NEGREIROS, ANA LUIZA BARBOSA. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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