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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA PARA MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS

Autor(es):
MOURA, ANNE RAFAELA TAVARES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:

 

A Acreditação hospitalar apresenta-se como processo avaliativo e consiste em uma importante ferramenta para organizar o processo de trabalho com eficiência e eficácia, levando os hospitais a passarem por diversas mudanças, dentre as quais o desenvolvimento de melhorias contínuas da qualidade do atendimento aos pacientes e avanços no desempenho organizacional, oferecendo confiança à comunidade. O comportamento dos profissionais pode interferir na maneira como cada serviço experimenta o processo, com influência na diminuição ou no aumento da adesão do progresso da gestão da qualidade. Os objetivos deste estudo foram construir e validar uma cartilha sobre Acreditação hospitalar para os profissionais; compreender a relação entre o processo de Acreditação hospitalar e a melhoria da qualidade assistencial em hospital de referência; identificar as ferramentas implantadas com o processo de Acreditação; identificar as concepções dos gestores e profissionais da assistência sobre o processo de Acreditação; levantar as estratégias utilizadas pelos profissionais para  a manutenção do processo de prestação da assistência de qualidade. Optou-se por um estudo metodológico com abordagem qualitativa realizado em hospital público, de alta complexidade do interior do Ceará, Acreditado com Excelência. A coleta de dados foi realizada em três fases. Fase 1: foi realizada uma pesquisa documental, Fase 2: pesquisa qualitativa e Fase 3: Pesquisa metodológica com proposta de construção e validação de uma Cartilha. Os aspectos éticos foram respeitados com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do ISGH que emitiu parecer favorável à pesquisa sob o número 2.171.830. Os resultados evidenciaram que, com a inserção da unidade do estudo no processo de Acreditação hospitalar, ocorreram mudanças organizacionais e, consequentemente, nas atividades diárias dos gestores e profissionais. A instituição utiliza algumas ferramentas de qualidade para o acompanhamento dos protocolos e rotinas, assim como o planejamento de ações e acompanhamento dos indicadores e dos resultados. Além disso, foi possível observar nos discursos dos gestores e profissionais que os mesmos compreendem a relevância do processo para a melhoria da assistência e maior segurança para os pacientes, entretanto, ambos os grupos concordam que é necessário maior envolvimento dos colaboradores para o alcance efetivo dos resultados positivos para os pacientes e, aliado a este fato, um maior conhecimento do conceito e objetivos do processo de Acreditação. Nesse contexto, observa-se que um maior conhecimento sobre como funciona o processo e um maior envolvimento por parte dos profissionais, poderá aumentar a probabilidade de oferecer qualidade assistencial e maior segurança a todos os pacientes.

 

Palavras-chave: Acreditação. Segurança do paciente. Hospitais. Qualidade da assistência em saúde.


Abstract:

Hospital Accreditation is an evaluation process and is an important tool to organize the work process efficiently and effectively, leading hospitals to undergo several changes, among them the development of continuous improvements in the quality of patient care and advances in organizational performance, offering confidence to the community. The behavior of the professionals can interfere in the way each service experiences the process, with influence in the reduction or increase of the adhesion of the progress of the quality management. The objectives of this study were to construct and validate a booklet on hospital accreditation for professionals; to understand the relationship between the hospital Accreditation process and the improvement of care quality in a referral hospital; identify the tools implemented with the Accreditation process; to identify the conceptions of the managers and professionals of the assistance on the Accreditation process; to raise the strategies used by professionals to maintain the process of providing quality assistance. We chose a methodological study with a qualitative approach carried out in a public hospital of high complexity in the interior of Ceará, Acreditado with Excellence. Data collection was performed in three phases. Phase 1: a documentary research was carried out, Phase 2: qualitative research and Phase 3: Methodological research with proposal of construction and validation of a Primer. The ethical aspects were respected with the approval of the Research Ethics Committee of the ISGH, which issued a favorable opinion to the research under number 2,171,830. The results showed that, with the insertion of the study unit in the Hospital Accreditation process, there were organizational changes and, consequently, in the daily activities of managers and professionals. The institution uses some quality tools to follow protocols and routines, as well as planning actions and monitoring indicators and results. In addition, it was possible to observe in managers 'and professionals' discourses that they understand the relevance of the process for improving care and greater patient safety, however, both groups agree that greater involvement of employees is necessary for the effective reach of the patients. positive results for patients and, in addition to this fact, a greater knowledge of the concept and objectives of the Accreditation process. In this context, it is observed that a greater knowledge about how the process works and a greater involvement on the part of the professionals, can increase the probability of offering quality assistance and greater safety to all the patients.

 

Keywords: Accreditation. Patient safety. Hospitals. Quality of health care.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOURA, ANNE RAFAELA TAVARES DE. PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA PARA MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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