PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA PARA MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS
Autor(es):
MOURA, ANNE RAFAELA TAVARES DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
A Acreditação hospitalar apresenta-se como processo
avaliativo e consiste em uma importante ferramenta para organizar o processo de
trabalho com eficiência e eficácia, levando os hospitais a passarem por
diversas mudanças, dentre as quais o desenvolvimento de melhorias contínuas da
qualidade do atendimento aos pacientes e avanços no desempenho organizacional,
oferecendo confiança à comunidade. O comportamento dos profissionais pode
interferir na maneira como cada serviço experimenta o processo, com influência
na diminuição ou no aumento da adesão do progresso da gestão da qualidade. Os
objetivos deste estudo foram construir e validar uma cartilha sobre Acreditação
hospitalar para os profissionais; compreender a relação entre o processo de
Acreditação hospitalar e a melhoria da qualidade assistencial em hospital de
referência; identificar as ferramentas implantadas com o processo de
Acreditação; identificar as concepções dos gestores e profissionais da
assistência sobre o processo de Acreditação; levantar as estratégias utilizadas
pelos profissionais paraa manutenção do
processo de prestação da assistência de qualidade. Optou-se por um estudo
metodológico com abordagem qualitativa realizado em hospital público, de alta complexidade
do interior do Ceará, Acreditado com Excelência. A coleta de dados foi
realizada em três fases. Fase 1: foi realizada uma pesquisa documental, Fase 2:
pesquisa qualitativa e Fase 3: Pesquisa metodológica com proposta de construção
e validação de uma Cartilha. Os aspectos éticos foram respeitados com aprovação
do Comitê de Ética em Pesquisa do ISGH que emitiu parecer favorável à pesquisa
sob o número 2.171.830. Os resultados evidenciaram que, com a inserção da
unidade do estudo no processo de Acreditação hospitalar, ocorreram mudanças
organizacionais e, consequentemente, nas atividades diárias dos gestores e
profissionais. A instituição utiliza algumas ferramentas de qualidade para o
acompanhamento dos protocolos e rotinas, assim como o planejamento de ações e
acompanhamento dos indicadores e dos resultados. Além disso, foi possível
observar nos discursos dos gestores e profissionais que os mesmos compreendem a
relevância do processo para a melhoria da assistência e maior segurança para os
pacientes, entretanto, ambos os grupos concordam que é necessário maior envolvimento dos colaboradores para o
alcance efetivo dos resultados positivos para os pacientes e, aliado a este
fato, um maior conhecimento do conceito e objetivos do processo de Acreditação.
Nesse contexto, observa-se que um maior conhecimento sobre como funciona o
processo e um maior envolvimento por parte dos profissionais, poderá aumentar a
probabilidade de oferecer qualidade assistencial e maior segurança a todos ospacientes.
Palavras-chave: Acreditação. Segurança do paciente. Hospitais. Qualidade da assistência
em saúde.
Abstract:
Hospital Accreditation is an
evaluation process and is an important tool to organize the work process
efficiently and effectively, leading hospitals to undergo several changes,
among them the development of continuous improvements in the quality of patient
care and advances in organizational performance, offering confidence to the
community. The behavior of the professionals can interfere in the way each
service experiences the process, with influence in the reduction or increase of
the adhesion of the progress of the quality management. The objectives of this
study were to construct and validate a booklet on hospital accreditation for
professionals; to understand the relationship between the hospital
Accreditation process and the improvement of care quality in a referral
hospital; identify the tools implemented with the Accreditation process; to
identify the conceptions of the managers and professionals of the assistance on
the Accreditation process; to raise the strategies used by professionals to
maintain the process of providing quality assistance. We chose a methodological
study with a qualitative approach carried out in a public hospital of high
complexity in the interior of Ceará, Acreditado with Excellence. Data collection was performed in three phases.
Phase 1: a documentary research was carried out, Phase 2: qualitative research
and Phase 3: Methodological research with proposal of construction and
validation of a Primer. The ethical aspects were respected with the approval of
the Research Ethics Committee of the ISGH, which issued a favorable opinion to
the research under number 2,171,830. The results showed that, with the
insertion of the study unit in the Hospital Accreditation process, there were
organizational changes and, consequently, in the daily activities of managers
and professionals. The institution uses some quality tools to follow protocols
and routines, as well as planning actions and monitoring indicators and
results. In addition, it was possible to observe in managers 'and professionals'
discourses that they understand the relevance of the process for improving care
and greater patient safety, however, both groups agree that greater involvement
of employees is necessary for the effective reach of the patients. positive
results for patients and, in addition to this fact, a greater knowledge of the
concept and objectives of the Accreditation process. In this context, it is
observed that a greater knowledge about how the process works and a greater
involvement on the part of the professionals, can increase the probability of
offering quality assistance and greater safety to all thepatients.
Keywords: Accreditation. Patient safety. Hospitals. Quality of health care.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
MOURA, ANNE RAFAELA TAVARES DE. PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA PARA MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024
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