SOCIABILIDADE E CIDADANIA-CULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIA E ESPORTE - CUCA JANGURUSSU NA VIDA DOS JOVENS DA PERIFERIA
Autor(es):
HOLANDA, SÂMIA CIRSTIANE MOURA DA CONCEIÇÃO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo das contribuições do
Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – CUCA Jangurussu no processo
de socialização e formação da cidadania dos jovens da periferia. Para isso,
agregou-se conhecimento sobre a temática juventude, incluindo estudo das
políticas públicas sobre essa categoria no Brasil, suas definições, culturas
juvenis, sociabilidade, lazer e cidadania. Em seguida, analisou-se a
contextualização do assunto na cidade de Fortaleza-CE, tendo como marco, no ano
de 2007, a instituição da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de
Juventude, que possibilitou o aumento de recursos para a pasta da juventude,
incluindo crédito internacional, o que permitiu a criaçãodo Programa Integrado de Políticas
Públicas de Juventude de Fortaleza (PIPPJF), no qual destacam-se os CUCAs.
Implantados estrategicamente em bairros de periferia, com elevada concentração
de jovens, os CUCAs oferecem atividades de formação e capacitação nas áreas de
cultura, arte, ciência e esporte, de forma integrada, descentralizada e
democrática. A perspectiva desta dissertação é demonstrar a participação dos
jovens inseridos em um dos programas do CUCA, denominado Comunidade em Pauta,
que visa à cessão de espaços aos participantes para desenvolverem habilidades
artísticas, culturais e esportivas, sendo que, nesta pesquisa, são estudados os
que praticam atividades artístico-culturais, em especial, na área da dança. Os
estudos de campo no CUCA Jangurussu e as entrevistas possibilitaram conhecer as
diversas atividades desenvolvidas no equipamento, as práticas sociais dos
jovens nesse espaço e as experiências vivenciadas através da dança como forma
de expressão cultural e inclusão social dessesjovens.
Palavras-chave: Juventude. Políticas públicas de juventude. Culturas juvenis. Sociabilidade. Cidadania.
Abstract:
This paper presents a
study of the contributions brought by the Culture, Art, Science and Sport
Urban Center
(―CUCA Jangurussu‖)in
socialization and citizenship development of the youth from
underprivileged urban areas. For that, to enrich knowledge about the theme
youth, it was included a study of public policies on this category in Brazil,
its definitions, youth culture, sociability, leisure and citizenship. Then, it
was analyzed the context of the subject in Fortaleza, having for milestone the
year 2007, the opening of the Special Coordinating Body of Public Policies for
Youth, which enabled a raise of resources, including international funds, that
allowed the launch of an Integrated Program of Public Policies for Youth in
Fortaleza (PIPPJF), havingthe―CUCAs‖itshighlight.TheCUCAs,locatedinunderprivilegedurbanareas
with a high concentration of adolescents and young adults, offers activities
and training in cultural, art, science and sports areas, in an integrated,
decentralized and democratic manner. The intent of this paper is to show the
role of adolescents and young adults registered in one of the CUCAs programs,
known as Community Agenda, which grant spaces to members so they can develop
its artistic, cultural and athletic abilities. In this research, it was
evaluated the ones who practice artistic and cultural activities, specially
dance. The field studies in ―CUCA Jangurussu‖ and interviews enabled to learn
in a more profound manner the various activities developed there, the social
practices performed in this space and experiences shared through dance
practices, as a way of cultural expression and social inclusion of this younggroup.
Key words: Youth.
Public policies for youth. Youth culture. Sociability.
Citizenship.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
HOLANDA, SÂMIA CIRSTIANE MOURA DA CONCEIÇÃO. SOCIABILIDADE E CIDADANIA-CULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIA E ESPORTE - CUCA JANGURUSSU NA VIDA DOS JOVENS DA PERIFERIA. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1