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Repositório Institucional - UECE
Título:
CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MARANGUAPE-CE SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Autor(es):
CASTRO, MARINA ARRUDA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Desde a antiguidade as plantas são utilizadas como medicinais, diante disto a etnobotânica busca compreender como é feita essa utilização pela população. O conhecimento tradicional aos poucos está se perdendo, pois, os jovens não se interessam pelo assunto. Portanto, faz-se de extrema importância à realização de estudos detalhados a fim de compreender o quanto os estudantes conhecem e consomem plantas medicinais, na tentativa de resgatar os saberes tradicionais. Diante disso, o estudo tem como objetivo verificar o conhecimento etnobotânico sobre plantas medicinais dos alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais de Maranguape-CE. Realizado por meio da aplicação de questionários semiestruturados aos alunos, sobre aspectos socioeconômicos e etnobotânicos, os quais foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os questionários foram aplicados a 188 alunos, houve maior participação do sexo feminino (51%) e a faixa etária variou de 14 a 20 anos. Os alunos possuem famílias numerosas e de baixa renda. Sobre os dados etnobotânicos constatou-se que os alunos entrevistados possuem pouco conhecimento a respeito do que são plantas medicinais. A maioria (99%) dos alunos acredita no poder das plantas medicinais, porém preferem utilizar medicamentos químicos (53%). Foram citadas pelos alunos 34 espécies de plantas medicinais, boldo (55), capim santo (40), hortelã (28) e laranjeira (28) foram as mais citadas. O modo de preparo predominante foi o chá (75,59%). A parte da planta mais citada foi a folha (78,82%). As indicações terapêuticas das plantas medicinais foram às relacionadas a doenças do sistema respiratório (16), doenças do sistema digestório (11) e sistema circulatório (11). Verificou-se que 41,24% possuem cultivo próprio. O conhecimento foi obtido principalmente com familiares (82,45%). Pode-se concluir que: os alunos não possuem um conceito de plantas medicinais bem definido; porém, conhecem e utilizam diversas plantas medicinais; os alunos preferem utilizar medicamentos químicos do que os medicamentos naturais; o assunto plantas medicinais é pouco trabalhado nas escolas, visto que a maior parte do conhecimento foi adquirido por meio de familiares.
Palavras-chave: Fitoterápico. Fitoterapia. Etnobotânica

Abstract:
Since ancient times the plants have been used as medicinal plants, before which ethnobotany seeks to understand how this use is made by the population. Traditional knowledge is gradually being lost, because young people are not interested in the subject. Therefore, it is extremely important to carry out detailed studies in order to understand how students know and consume medicinal plants in an attempt to rescue traditional knowledge. Therefore, the study aims to verify the ethnobotanical knowledge on medicinal plants of the high school students of state public schools in Maranguape-CE. Made through the application of semistructured questionnaires to the students, on socioeconomic and ethnobotanical aspects, which were analyzed qualitatively and quantitatively. The questionnaires were applied to 188 students, there was a greater participation of females (51%) and the age range ranged from 14 to 20 years. Students have large, low-income families. On the ethnobotanical data it was verified that the students interviewed have little knowledge about what medicinal plants are. Most (99%) of students believe in the power of medicinal plants, but prefer to use chemical drugs (53%). Thirty - four species of medicinal plants were mentioned by the students, boldo (55), santo grass (40), mint (28) and orange tree (28) were the most cited. The predominant mode of preparation was tea (75.59%). The most cited part of the plant was the leaf (78.82%). Therapeutic indications of medicinal plants were related to diseases of the respiratory system (16), diseases of the digestive system (11) and circulatory system (11). It was found that 41.24% had their own cultivation. The knowledge was obtained mainly with relatives (82.45%). It can be concluded that: students do not have a well-defined concept of medicinal plants; however, they know and use various medicinal plants; students prefer to use chemical drugs than natural medicines; the subject medicinal plants is little worked in schools, since most of the knowledge was acquired through relatives. Keywords: Phytomedicine. Phytotherapy. Ethnobotany.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CASTRO, MARINA ARRUDA DE. CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MARANGUAPE-CE SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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