Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A CRIANÇA COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autor(es):
NASCIMENTO, POLYANA AMORIM CRUZ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e suas características no espaço escolar. Com a problemática: estratégias a serem usadas pelos professores de alunos com Transtorno e Déficit de Atenção/Hiperatividade nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem por objetivo, desenvolvimento de cartilha para professores do ensino fundamental sobre a criança com déficit de atenção e hiperatividade, bem como, identificar critérios utilizados pelos professores para os encaminhamentos de crianças e adolescentes para o Centro de Apoio Psicossocial infantil e comparar os critérios utilizados pelos professores com a literatura Brasileira. Este trabalho trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, a partir de uma revisão da literatura, uma vez que ela contribui para o processo de sistematização e análise dos resultados, visando a compreensão da temática, a partir de outros estudos independentes. A conclusão propõe a busca da superação do senso comum sobre esse transtorno e maior disponibilidade dos professores e da própria escola em buscar novos saberes e fazeres, sendo essa a saída mais viável para a construção de uma resposta educacional ao TDAH.
Palavras-chave: TDAH. Ensino fundamental e TDAH. Educação inclusiva. TDAH e professores.

Abstract:
The present work deals with a research on attention deficit disorder/Hyperactivity (ADHD) and their characteristics in the school space. With the problems: strategies to be used by teachers of students with Disorder and attention deficit/Hyperactivity in the initial years of elementary school. Aims, development of primer for elementary teachers about the child with attention deficit hyperactivity disorder, as well as identify criteria used by teachers to the referrals of children and adolescents to the Support Center Children's psychosocial and compare the criteria used by the teachers with the Brazilian literature. This work deals with a study with a qualitative approach, from a review of the literature, since it contributes to the process of systematization and analysis of the results, aimed at the understanding of the subject, from other independent studies. The conclusion proposes the pursuit of overcoming common sense about this disorder and increased availability of the teachers and the school to seek new knowledge and practices, being this the most viable outlet for the construction of an educational response to ADHD.
Keywords: ADHD. Esino and ADHD. Inclusive education. ADHD and teachers

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NASCIMENTO, POLYANA AMORIM CRUZ. DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A CRIANÇA COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. 2017. 67 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1