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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliação da atenção primária à saúde na perspectiva do usuário no município de Ubajara

Autor(es):
Silva, Paulo Romão Ribeiro da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A satisfação dos usuários tem ocupado um lugar progressivamente mais importante na avaliação da qualidade dos serviços. Esta posição considera que a satisfação está diretamente relacionada à adesão terapêutica e com os resultados dos cuidados em saúde, influenciando comportamentos de saúde e doença, além da crescente valorização do papel do usuário enquanto consumidor (ALBUQUERQUE, 2009). OBJETIVO GERAL: Avaliar a qualidade da Atenção Primária a saúde do município de Ubajara na perspectiva dos usuários. METODOLOGIA: O estudo é de tipo quantitativo, com caráter avaliativo. A pesquisa foi realizada em duas Unidades Básicas de Saúde da Família, no município de Ubajara–CE com uma amostra de 151 usuários entrevistados. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A amostra (151 usuários) foi constituída em sua grande maioria de mulheres (64%). Este dado é coerente com a literatura que tem ressaltado o importante papel desempenhado pela mulher no cuidado da saúde familiar. Também foi possível verificar que 21,2% dos usuários consideraram ÓTIMO o atendimento prestado e 61,6% como BOM. Estes dados são coerentes com os resultados de outras pesquisas nacionais. Na maioria das entrevistas foi identificado um baixo nível de escolaridade e um bom nível de satisfação com os atendimentos recebidos. CONCLUSÃO: Esse estudo corrobora os de outros que têm evidenciado a potencialidade das ações centradas nas expectativas e necessidades dos usuários relacionadas a melhoria da qualidade e a humanização do atendimento e da escuta qualificada durante os atendimentos realizados, certamente, requerem novas concepções de “porta de entrada” dos serviços, expressas, por exemplo, no acolhimento e vínculo.
Palavras Chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Saúde da Família.

Abstract:
The satisfaction of the users has occupied a progressively more important place in the evaluation of the quality of the services. Established in terms of satisfaction, it is related to adhesive health, influencing health and disease behaviors, as well as the increasing appreciation of the role of the user instead of the consumer (ALBUQUERQUE, 2009). GENERAL OBJECTIVE: To evaluate a quality of primary care and health of the municipality of Ubajara from the perspective of users. METHODOLOGY: The study is of quantitative type, with evaluative character. The Survey was conducted in two Basic Units of Family Health, not municipality of Ubajara - CE with a sample of 151 users interviewed. RESULTS AND DISCUSSIONS: A sample (151 users) was constituted in the majority of women (64%). This is consistent with a literature that has highlighted the important role played by women without family health care. It was also possible to verify that 21.2% of users considered GREAT or care provided and 61.6% as BOM. These data are consistent with the more seasonal results. Counseling about lack of schooling and a good number of care received. CONCLUSION: this study corroborates those of others that have demonstrated the potentiality of actions focused on the expectations and needs of users related to an improvement in quality. Humanization of the attendance and qualified hearing during the consultations carried out certainly require new conceptions of of the services, expressed, for example, non-reception and bonding.
Keywords: Primary Health Care. Collective Health. Family Health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Paulo Romão Ribeiro da. Avaliação da atenção primária à saúde na perspectiva do usuário no município de Ubajara . 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024

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