Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UM PROJETO SOCIAL ESPORTIVO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autor(es):
BEZERRA, ARTHUR NATUREZA REIS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A Síndrome de Burnout surge como resultados a estímulos de estresse no trabalho, e acaba por afetar profissionalmente e socialmente o profissional. A Síndrome pode ser mensurada por três escalas que se relacionam para caracteriza-la: a Exaustão Emocional – EE, a Despersonalização – DP e a Realização Profissional – RP. O objetivo desta pesquisa foi averiguar a existência de sintomas da Síndrome de Burnout em docentes de Educação Física do Projeto Atleta Cidadão. Para chegar neste objetivo foram utilizados dois questionários, um sóciodemográfico para descrever a amostra e o Maslach Burnout Inventory- Educators Survey (MBI-ED), para averiguar a existência de sintomas da Síndrome. A pesquisa foi realizada com 28 docentes do Projeto Atleta Cidadão, no município de Fortaleza. Os dados coletados pelos questionários foram cruzados, comparados, estudados e utilizados para chegar ao objetivo do estudo. Os resultados indicam indícios da existência de sintomas da Síndrome de Burnout nos docentes. O grupo foi classificado na escala média da síndrome, estando assim passiveis a desenvolvê-la. Os objetivos da pesquisa foram alcançados e os resultados satisfatórios, mesmo assim ressaltasse a importância da existência de novas pesquisas sobre o tema, pois é uma área recente, de suma importância, mas ainda pouco estudada, principalmente em relação a profissionais da Educação Física.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Docência. Projeto Social. Educação Física.

Abstract:
Burnout Syndrome appears because of stress stimuli at work, and ends up affecting professionally and socially the professional. Three scales that relate to characterize it can measure the Syndrome: Emotional Exhaustion - EE, Depersonalization - DP and Professional Realization - RP. The objective of this research was to verify the existence of symptoms of Burnout Syndrome in physical education teachers of the Athlete Citizen Project. In order to reach this goal, two questionnaires, one sociodemographic to describe the sample and the Maslach Burnout Inventory-Educators Survey (MBI-ED), were used to investigate the existence of Syndrome symptoms. The research was carried out with 28 teachers of the Projeto Atleta Cidadão, in the city of Fortaleza. The data collected by the questionnaires were crossed, compared, studied and used to reach the study objective. The results indicate signs of Burnout Syndrome symptoms in teachers. The group was classified of the mean scale of the syndrome, thus being able to develop it. The objectives of the research were achieved and the results satisfactory, even though it emphasized the importance of the existence of new researches on the subject, since it is a recent area, of great importance, but still little studied, mainly in relation to Physical Education professionals.
Keywords: Burnout Syndrome. Teaching. Social project. Physical Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BEZERRA, ARTHUR NATUREZA REIS. SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UM PROJETO SOCIAL ESPORTIVO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1