USO DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DO SISTEMA DE
NUMERAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es):
VIEIRA, JOSÉ IVAN ESTEVES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
A Matemática é uma ciência muito antiga e largamente utilizada no dia a dia. Por essa razão, desde a educação infantil as crianças já são iniciadas no aprendizado dessa ciência. Contudo, sabe-se que tem havido falhas no processo de ensino-aprendizagem que dificultam a aquisição desse saber, tanto por crianças quanto por jovens e adultos. Esses últimos, que fazem parte dos programas de Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), muitas vezes apresentam intensas dificuldades, pois já possuem histórias pregressas de déficits de aprendizagem e abandonos escolares, além de serem indivíduos que já estão inseridos no mercado de trabalho e têm pouco tempo para dedicação aos estudos. Logo, novos métodos de ensino de Matemática devem ser pensados e experimentados, para que ocorra a superação dessas dificuldades. Este estudo realizou uma pesquisa bibliográfica acerca da possibilidade de utilizar uma proposta pedagógica nova, nomeada Sequência Fedathi, para o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para discutir essa possível utilização de metodologia foi feita uma descrição de instrumentos pedagógicos utilizáveis na EJA por meio da descrição do uso do quadro de valores nas operações aditivas, da subtração com reserva, da multiplicação com reserva e da divisão pelo método breve. Em seguida mostrou-se o uso de materiais recicláveis em aulas de sistema de numeração e algumas práticas pedagógicas vivenciadas em um CEJA. Logo após, descreveu-se algumas práticas pedagógicas de ensino utilizadas na educação na atualidade: abordagens tradicional, comportamental, humanista, cognitivista e sociocultural. Diante dessa explanação foi possível mostrar a adequação da Sequência Fedathi no cenário de ensino contemporâneo. Por fim, escolheu-se um tema da Matemática, qual seja, Sistemas de Numeração, para mostrar como poderia esta moderna proposta, acima mencionada pode ser utilizada no ensino dessa ciência. Para tanto, explanou-se dados das primeiras experiências na Aritmética, a importância de cada algarismo no sistema posicional, a importância de alguns sistemas para a informática, sistema de numeração romana e números p-ádicos. Percebeu-se, portanto, que essa nova proposta metodológica pode ser eficaz no ensino de Sistemas de Numeração para a Educação de Jovens e Adultos. Concluiu-se, portanto, que, mesmo sendo a Matemática uma ciência milenar, o seu processo de ensino deve ser continuamente revisado para que novas e mais eficazes maneiras de aprendizado sejam sempre verificadas e atualizadas, de acordo com as demandas sociais. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Sistemas de numeração. Sequência Fedathi.
Abstract:
Mathematics is a very old science and widely used in everyday life. For this reason, since early childhood, children are already initiated in the learning of this science. However, it is known that there have been shortcomings in the teaching-learning process that make it difficult to acquire knowledge, both by children and by young people and adults. These two last ones, which are part of the Youth and Adult Education Centers (JSCA) programs, often present serious difficulties, as they already have previous histories of learning deficits and school dropouts, as well as being individuals who are already in the job market and have little time to study. Therefore, new teaching methods in Mathematics must be thought and tried to overcome these difficulties. This study carried out a bibliographical research about the possibility of using a new pedagogical proposal, named Fedathi Sequence, for the teaching of Mathematics in the Education of Young and Adults (EJA). In order to discuss this possible use of the methodology, a description was made of pedagogical instruments that can be used in the EJA by describing the use of the table of values in additive operations, subtraction with reservation, multiplication with reservation and division by the short method. Then the use of recyclable materials in classes of numbering system and some pedagogical practices experienced in a JSCA was shown. And next, we described some pedagogical teaching practices used in education today: traditional, behavioral, humanistic, cognitive and sociocultural approaches. Based on of this explanation, it was possible to show the suitability of the Fedathi Sequence in the contemporary teaching scenario. Finally, a Mathematical theme, named Numbering Systems, was chosen to show how this modern proposal could be used in the teaching of this science. To do so, we explained data from the first experiments in Arithmetic, the importance of each digit in the positional system, the importance of some computer systems, Roman numeral system and p-adic numbers. It was realized, therefore, that this new methodological proposal can be effective in teaching Numbering Systems for Youth and Adult Education. It was concluded, therefore, that even though Mathematics is a millennial science, its teaching process must be continuously revised so that more effective ways of learning are always verified and updated according to social demands. Keywords: Youth and Adult Education. Numbering System. Fedathi Sequence.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
VIEIRA, JOSÉ IVAN ESTEVES. USO DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DO SISTEMA DE
NUMERAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1