FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFISSIONAIS MÉDICOS E O CAMPO DE ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM FORTALEZA-CE
Autor(es):
AGUIAR, ARON ABIB CASTRO DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
A formação de recursos humanos, principalmente com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS), é um dos maiores desafios postos para o Sistema Único de Saúde (SUS) na consecução de seu mais caro princípio – a universalidade do direito a saúde. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e Cultura por meio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) tem desenvolvido políticas públicas visando a reorientação da formação dos profissionais de nível superior. Este estudo objetivou analisar o curso de graduação de medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com ênfase na formação para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) na perspectiva do egresso. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, que foi realizado durante o período de agosto de 2015 a julho de 2016 sendo um recorte de uma pesquisa multicêntrica “Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas universidades públicas em Fortaleza-CE”. Os sujeitos da pesquisa foram 19 médicos egressos do curso de medicina da UECE. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevista individual sendo utilizado um roteiro de pergunta semiestruturado. Dentre as diversas modalidades de análise de conteúdo, escolheu-se a análise temática. Além disso, como eixo central da análise dos dados foi utilizada as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) 2014 para o curso de Medicina e o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UECE. Como resultados, observou-se, ao longo do discurso dos egressos, que o curso de Medicina da UECE teve uma função primordial no aprendizado com enfoque na formação para atuação na APS e que estes quando iniciam sua atuação como médicos na APS relataram que encontram pouca dificuldade para assumir suas funções, pois a experiência vivenciada no curso proporcionou uma aproximação com o cotidiano da unidade básica de saúde (UBS) através das vivências como: o Internato na APS, PET-Saúde e aulas práticas nas UBS. Porém o curso ainda tem dificuldades principalmente em relação a metodologia de ensino-aprendizagem em que predomina o método tradicional, com uso pontual de metodologias participativas. Acredita-se que esta pesquisa poderá subsidiar o processo de reestruturação curricular do curso de medicina, ora em desenvolvimento, na busca de uma aproximação das recomendações das novas DCNs.
Palavras-chave: Formação médica. Educação em saúde. Sistema Único de Saúde. Atenção Primária à Saúde.
Abstract:
The training of human resources, especially with emphasis on Primary Health Care (PHC), is one of the greatest challenges posed to the Unified Health System (SUS) in achieving its most expensive principle - the universality of the right to health. The Ministry of Health in partnership with the Ministry of Education and Culture through the National Program for Reorientation of Vocational Training in Health (PRÓ-SAUDE) has developed public policies aimed at reorienting the training of professionals of higher education. This study aimed to analyze the undergraduate medical course of the State University of Ceará (UECE) with emphasis on training for Primary Health Care (PHC) in the perspective of egress. This is a case study with a qualitative approach, which was carried out during the period from August 2015 to July 2016, being a cut of a multicentric research "Evaluation of the training of higher level health professionals by public universities in Fortaleza- EC ". The subjects of the research were 19 physicians graduated from the UECE medical course. The data collection was performed from an individual interview and a semi-structured question script was used. Among the various modalities of content analysis, the thematic analysis was chosen. In addition, the National Curricular Guidelines (DCNs) 2014 for the medical course and the Pedagogical Project of the UECE Medical Course were used as the central axis of the data analysis. As a result, it was observed, throughout the discourse of the graduates, that the medical course of the UECE had a primordial function in the learning with focus on the training for performance in the APS and that when they began their performance as doctors in the APS they reported that they find few difficulty in assuming their functions, since the experience lived in the course provided an approximation with the daily life of the basic health unit (UBS) through experiences such as: Internship in PHC, PET-Health and practical classes in PHC. However, the course still has difficulties mainly in relation to the teaching-learning methodology in which the traditional method predominates, with occasional use of participative methodologies. It is believed that this research can subsidize the process of curricular restructuring of the medical course, under development, in the search for an approximation of the recommendations of the new DCNs.
Key-words: Medical Training; Health education; Health System; Primary Health Care.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
AGUIAR, ARON ABIB CASTRO DE. FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFISSIONAIS MÉDICOS E O CAMPO DE ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM FORTALEZA-CE. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1