Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE JOGOS ELETRÔNICOS PIRATAS: OS FATORES INFLUENCIADORES DAS ATITUDES DE COMPRA

Autor(es):
LIMA, SAMUEL CARNEIRO SANTIAGO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O presente artigo busca encontrar quais são os fatores influenciadores  da atitude de 
compra  a  partir  do  comportamento  do  consumidor  de  jogos  eletrônicos  piratas 
residentes na Região Metropolitana de Fortaleza. Visto que existe uma lacuna em
alguns  estudos  sobre  o  comportamento  de  consumo  da  pirataria  que  não 
enfatizaram  Jogos  Eletrônicos,  verificou-se  a  necessidade  da  produção  deste 
trabalho.  Assim,  com  caráter  quantitativo-descritivo,  fora  utilizado  uma  pesquisa 
Survey  através de um questionário online composto por 02 questões delimitadoras 
de  amostra  (filtro),  08  questões  sociodemográficas,  finalizando  com  17  sentenças 
afirmativas  numa  escala  Likert  adaptada  de  outros  estudos  da  mesma  área  de 
pesquisa. Com  a  aplicação do filtro, a amostra válida foi de 38 respostas, as quais 
foram tabuladas e analisadas com suporte do Excel e o SPSS versão 22.   Analisouse  que  o  público  consumidor  de  jogos  eletrônicos  piratas  é  majoritariamente  do 
gênero masculino, residentes na capital do Estado do Ceará – Fortaleza, com idades 
entre  20  e  23  anos,  cursando  o  Ensino  Superior  e  que  tem  uma  renda  familiar 
mensal  entre  R$  1.500,00  e  3.000,00.  Assim,  fora  concluído  que  a  compra  de  ao 
menos um jogo eletrônico pirata  é influenciada pelo custo-benefício desse produto, 
desde  que  o  comprador  tenha  se  certificado  que  o  jogo  é  bom.  Além  disto,  os 
valores  éticos  são  considerados  superficiais  e  não  inibem  a  atitude  de  compra,  já 
que esse consumidor tende a criar desculpas para se ausentar da culpa, afirmando 
que  pirataria  não  tem  o mesmo  peso  que o  crime  de  roubo e  que  não  é antiético 
compartilhar jogos eletrônicos com os outros.
Palavras-chaves: Comportamento do consumidor. Ética nas relações de consumo.
Jogos Eletrônicos Piratas. Atitude de compra.

Abstract:
The  present  article  seeks  to  find  out  what  are  the  factors  influencing  the  buying 
attitude from the consumer behavior of pirated electronic games in the Metropolitan 
Region of Fortaleza. Since there is a gap in some studies on consumer behavior of 
piracy that did not emphasize Electronic Games, it was verified the necessity of the 
production  of  this  work.  Thus,  in  quantitative  descriptive  character  was  used  one 
Survey  search  through  an  online  questionnaire  comprises  02  boundary  questions 
sample  (filter),  08  demographic  questions  with  17  affirmative  sentences  in  a  Likert 
scale  adapted  from  other  studies  of  the  same  research  academic  area.  With  the 
application of the filter, the valid sample was 38 responses which were tabulated and 
analyzed  with  support  of  Excel  and  SPSS  version  22.  It  analyzed  the  electronic 
pirated games consuming public is mostly male, residing in the capital of the state of 
Ceará  -  Fortaleza,  aged  between  20  and  23,  University  students  and  having  a 
monthly family income between R$ 1,500.00  and 3,000.00.  Thus, it was concluded 
that the purchase of at least one pirated electronic game is influenced by the cost benefit of that product, provided that the buyer has certified that the game is good. In 
addition, ethical values are considered superficial and not inhibit buying attitude, as 
this consumer tends to make excuses to leave the blame, saying that piracy does not 
have the same value as the crime of steal and it is not unethical to share electronic 
games with others.
Keywords:  Consumer  behavior.  Ethics  in  consumer  relations.  Illegal  electronic 
games. Buying attitude. 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, SAMUEL CARNEIRO SANTIAGO DE. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE JOGOS ELETRÔNICOS PIRATAS: OS FATORES INFLUENCIADORES DAS ATITUDES DE COMPRA. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1