O presente artigo busca encontrar quais são os fatores influenciadores da atitude de
compra a partir do comportamento do consumidor de jogos eletrônicos piratas
residentes na Região Metropolitana de Fortaleza. Visto que existe uma lacuna em
alguns estudos sobre o comportamento de consumo da pirataria que não
enfatizaram Jogos Eletrônicos, verificou-se a necessidade da produção deste
trabalho. Assim, com caráter quantitativo-descritivo, fora utilizado uma pesquisa
Survey através de um questionário online composto por 02 questões delimitadoras
de amostra (filtro), 08 questões sociodemográficas, finalizando com 17 sentenças
afirmativas numa escala Likert adaptada de outros estudos da mesma área de
pesquisa. Com a aplicação do filtro, a amostra válida foi de 38 respostas, as quais
foram tabuladas e analisadas com suporte do Excel e o SPSS versão 22. Analisouse que o público consumidor de jogos eletrônicos piratas é majoritariamente do
gênero masculino, residentes na capital do Estado do Ceará – Fortaleza, com idades
entre 20 e 23 anos, cursando o Ensino Superior e que tem uma renda familiar
mensal entre R$ 1.500,00 e 3.000,00. Assim, fora concluído que a compra de ao
menos um jogo eletrônico pirata é influenciada pelo custo-benefício desse produto,
desde que o comprador tenha se certificado que o jogo é bom. Além disto, os
valores éticos são considerados superficiais e não inibem a atitude de compra, já
que esse consumidor tende a criar desculpas para se ausentar da culpa, afirmando
que pirataria não tem o mesmo peso que o crime de roubo e que não é antiético
compartilhar jogos eletrônicos com os outros.
Palavras-chaves: Comportamento do consumidor. Ética nas relações de consumo.
Jogos Eletrônicos Piratas. Atitude de compra.