Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA EQUAÇÃO DE 3o GRAU

Autor(es):
BARROSO, MAX ALVES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Atualmente a formação dos professores está seguindo a nova tendência da educação matemática, ressaltando a história da matemática em sua carreira acadêmica e como recurso didático para melhorar suas aulas, torna las dinâmicas e interessantes para os alunos. Então faz necessário o uso mais efetivo desse recurso para resgatar a contextualização da matemática. Por tanto, essa pesquisa teve uma perspectiva bibliográfica e qualitativa, com o objetivo de sugerir atividades que envolvam a equação do 3o grau através da história da matemática. Apresentaremos propostas metodológicas abordando educação matemática, enfatizando a história da matemática, pois iremos desenvolver a demonstração da equação do 3º grau através da história. Veremos que ao longo dos anos a troca de conhecimento de cultura entre povos foi fundamental para a evolução e o progresso da matemática, possibilitando inúmeras problematizações da matemática relacionadas aos problemas enfrentados pelas civilizações.
Palavras-chave: História da matemática. Recurso didático. Equação do 3o grau.

Abstract:
Currently the teacher training is following the new trend of mathematics education, emphasizing the history of mathematics in his academic career and as a didactic resource to improve his classes, make them dynamic and interesting for students. So it is necessary to use this resource more effectively to rescue the contextualization of mathematics. Therefore, this research had a bibliographical and qualitative perspective, aiming to suggest activities that involve the 3rd degree equation through the history of mathematics. We will present methodological proposals addressing mathematical education, emphasizing the history of mathematics, as we will develop the demonstration of the equation of the third grade through history. We will see that over the years the exchange of knowledge of culture among peoples was fundamental to the evolution and progress of mathematics, making possible numerous mathematical problems related to the problems faced by civilizations.
Keywords: History of Mathematics. Didactic Resource. Equation of the 3rd.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BARROSO, MAX ALVES. O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA EQUAÇÃO DE 3o GRAU. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1