Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PARADOXO DA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM: TEMPO, AFETO E IMAGEM

Autor(es):
PROBO, DÉBORA RODRIGUES GUERRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Trata-se de um estudo realizado com os objetivos de compreender os aspectos
subjetivos implicados na prática docente de enfermagem em uma universidade
privada cearense, a partir de um grupo de fala, descrever o perfil de docentes de
enfermagem desta universidade, identificar aspectos subjetivos relacionados ao
processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de professores e
analisar discursos produzidos por docentes de enfermagem por meio de um
dispositivo de fala sobre o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa utilizou as
abordagens quantitativa e qualitativa de modo complementar, à luz do pensamento
de Paulo Freire, e foi dividida em duas etapas: a primeira, com aplicação de
questionários, e a segunda, com grupos focais, no período de fevereiro a junho de
2018. Os dados foram apresentados em quadros e figuras com apoio dos softwares
SPSS e IRAMUTEQ e analisados a partir da Análise de Discurso, dando origem a
três formações discursivas: “Passado no presente: um ideal docente”, “A docência
entre o prazer e o desprazer” e “Além do possível: o docente do impossível”. Na
primeira, trazemos reflexões acerca do impacto do passado dos docentes em suas
condutas cotidianas. Na segunda, a dicotomia entre situações de prazer e desprazer
que permeiam a prática docente em enfermagem e, na terceira, a docência entre o
ser herói dos alunos, ao ser condutor dos seu processo de aprendizagem, e o vilão
de si mesmo, ao ultrapassar seu limite pessoal e comprometer sua saúde física e
mental. Destacamos a importância de partilhar experiências no cotidiano acadêmico
como uma das estratégias para favorecer a criação de uma rede de apoio ao
docente, bem como a prevenção de adoecimento mental relacionado ao trabalho.
Espera-se que os resultados do estudo impactem positivamente a realização de
mais investigações acerca da docência em enfermagem e que contribuam para a
qualidade da formação dos enfermeiros e para as intervenções dirigidas à melhoria
do ensino de enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Docentes de
Enfermagem.

Abstract:
This is a study carried out with the objectives of understanding the subjective aspects
involved in the teaching practice of nursing in a private university of Ceará, from a
speech group, to describe the profile of nursing professors of this university, to
identify subjective aspects related to teaching-learning process of nursing from the
perspective of teachers and analyze discourse produced by nursing teachers through
a speech device on the teaching-learning process. The research used the
quantitative and qualitative approaches in a complementary way, in the light of Paulo
Freire's thought, and was divided into two stages: the first, with questionnaire
application, and the second one, with focus group, from February to June 2018. Data
were presented in tables and pictures with support of the softwares SPSS and
IRAMUTEQ and analyzed from Discourse Analysis, giving rise to three discursive
formations: "Past in the present: a teaching ideal", "Teaching between pleasure and
displeasure", and "Beyond the possible: the teacher of the impossible". In the first
part, we bring reflections about the impact of the teachers' past on their daily
behavior. In the second one, the dichotomy between situations of pleasure and
displeasure that permeate the teaching practice in nursing and, in the third one,
teaching between being the hero of the students, as the driver of their learning
process, and the villain of oneself, by crossing their own limits and thus
compromising their physical and mental health. We emphasize the importance of
sharing experiences in the academic routine as one of the strategies to favor the
creation of a support network for teachers, as well as the prevention of work-related
mental illness. It is hoped that the results of the study pose a positive impact on the
realization of more investigations about teaching in nursing and contribute to the
quality of the training of the nurses and to the interventions directed to the
improvement of teaching in the nursing field.
Keywords: Nursing. Education in Nursing. Nursing Teachers

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
PROBO, DÉBORA RODRIGUES GUERRA. PARADOXO DA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM: TEMPO, AFETO E IMAGEM. 2018. 147 f. Tese (Doutorado em XX) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 23 de novembro de 2020

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Informática - DI
Política de Privacidade e Segurança
Build 1