Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Recursos tecnológicos e educação: ferramentas para o processo de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental

Autor(es):
Silva, Felipe Ferreira da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho relata sobre a importância das tecnologias educacionais no processo de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental, tendo como ênfase a alfabetização e seu processo em si, de acordo com as normas e metodologias do PAIC, realizando assim uma inferência entre o uso das tecnologias inseridas e adaptadas no processo de aprendizagem da criança no 2º ano do fundamental I. Dentre as tecnologias propostas, está o software Luz do Saber Infantil, que por sua vez foi desenvolvido com base no próprio regimento PAIC, hoje responsável por fazer esse ciclo de interação com as crianças com a leitura e a escrita, sempre animado por cores e sons, propiciando assim um tom motivacional no ato do aprendizado, como também o software GCompris (Eu compreendi, em português), que contempla uma biblioteca de objetos de aprendizagem, tendo por sua vez um menu específico para alfabetização, não baseado no PAIC como o Luz do Saber Infantil, mas adaptada ao processo de aprendizagem com base no planejamento do(a) professor(a). Sendo essas duas tecnologias abordadas nesse processo e realizada em seu uso na sala de aula.
Palavras-chave: Alfabetização. Tecnologias Educacionais.

Abstract:
This paper reports on the importance of educational technologies in the literacy process in the 2nd year of primary school, with the emphasis on literacy and its process itself according to the standards and methodologies of PAIC, thus performing an inference from the use of embedded technologies and adapted in the child's learning process in the 2nd year of primary. Among the proposed technologies is the Light of Knowledge children software which in turn was developed based on the same regiment PAIC today responsible for making this cycle of interaction with children reading and writing, always animated by colors and sounds thus making a motivational tone in the learning act, as well as the GCompris software (I understood, in Portuguese) that includes a learning object library having in turn a specific menu for literacy, not based on PAIC as the Light of Children Know, but adapted to the learning process based on planning (a) teacher (a). As these two technologies addressed in this process and held in its use in the classroom.
Keywords: Literacy. Educational Technologies.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Felipe Ferreira da. Recursos tecnológicos e educação: ferramentas para o processo de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1