Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O INGRESSO AOS CARGOS COMISSIONADOS NA GESTÃO PÚBLICA: UM BREVE ESTUDO SOBRE OS PARÂMETROS E TRAJETORIAS NO SETOR ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL.

Autor(es):
LIMA, FRANCISCO ABÍLIO ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este estudo tem por objetivo apresentar um breve levantamento acerca do ingresso dos cargos comissionados na gestão pública do setor educacional no que diz respeito ao cargo de agente administrativo, com pontuações a respeito da sua trajetória de formação profissional, a fim de demonstrar os contextos vivenciados durante o estágio supervisionado. De maneira geral, o estudo traz uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos de gestão e formação, relacionando-se aos conceitos definidos por diversos autores da área, com vistas ao entendimento no campo da gestão de pessoas e de sua função estratégica, para que a administração pública cumpra o papel que a sociedade almeja, num contexto de profundas transformações em todos os campos, onde a aprendizagem passa a ser fundamental para a sobrevivência de um modo geral. Diante disso, o papel do agente administrativo é essencial para impulsionar as mudanças e dele são exigidos novos conhecimentos, atenções e habilidades. Assim, ainda que a pesquisa se respalde em um estudo teórico-bibliográfico e documental, busca entender o motivo, pelo qual os agentes que atuam na gestão educacional, não conseguem transpor para a prática o que já está em seu discurso de investigar a origem histórica da sua função, quanto a sua formação e atuação profissional nas atribuições no setor educacional, priorizando os princípios constitucionais da administração pública, o da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, através dos quais se espera que ela atenda às necessidades sociais naquilo que lhe compete (BRASIL, 1988). Ao adotar tais categorias, respaldou-se na fundamentação teórica em NOMAN (2013), GUIMARÃES (2000), DUTRA (2011), entre outros, à luz dos quais, tornou-se compreensível a natureza do objeto de estudo, de forma a apresentar elementos necessários a dimensão processual que este trabalho se propõe a enfatizar.
Palavras-chave: Formação. Administração Pública. Agente Administrativo. Educação. Gestão.

Abstract:
This study aims to present a brief survey about the arrival of the commissioned positions in public administration of the educational sector with regard to the position of administrative officer, with scores about their trajectory of vocational training, in order to demonstrate the contexts experienced during the supervised internship. In general, the study brings a bibliographical review about the management concepts and training, relating to concepts defined by various authors from the area, with a view to understanding in the field of personnel management and its strategic role for the public administration to fulfil the role that society seeks, in a context of profound transformations in all fields and learning becomes fundamental to survival in general. Given this, the role of administrative agent is essential to boost the changes and it required new knowledge, attention and skills. Thus, even if the research is supporting in a bibliographic and documentary-theoretical study, seeks to understand the reason for which the agent working in educational management, cannot be transposed to practice what's already in your speech to investigate the historical origin of their function, as their training and professional experience in the educational sector assignments, Prioritizing the constitutional principles of public administration, legality, impersonality, morality, publicity and efficiency, through which it is expected that it will meet social needs in its own right (BRASIL, 1988). By adopting such categories, it was based on the theoretical basis in NOMAN (2013), GUIMARÃES (2000), DUTRA (2011), among others, in light of which the nature of the object of study became comprehensible, in order to present Necessary elements to the procedural dimension that this work intends to emphasize
Key-words: Training. Public Administration. Administrative agent. Education. Management

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, FRANCISCO ABÍLIO ARAÚJO. O INGRESSO AOS CARGOS COMISSIONADOS NA GESTÃO PÚBLICA: UM BREVE ESTUDO SOBRE OS PARÂMETROS E TRAJETORIAS NO SETOR ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL.. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1