Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO VISUAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA INTEGRAR AS HABILIDADES DE LER E VER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autor(es):
BARBOSA, VÂNIA SOARES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
produção e disseminação de composições multimodais (CM) e desafiado o domínio
da língua como principal modo de comunicação. No âmbito educacional, esse
desafio questiona o que significa ser letrado no século XXI, ressaltando o papel da
educação em formar o leitor-olhante (SERAFINI, 2012), que atribui significados
integrando as informações verbais e visuais para consolidá-las em eventos
comunicativos. Com o alicerce da semiótica social (HODGE; KRESS, 1998, VAN
LEEUWEN, 2005), da multimodalidade (KRESS, 2010; JEWITT, 2009, 2013;
CALLOW, 2013; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2006), e de teorias que discutem
os multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; ANSTEY; BULL, 2006; COPE;
KALANTZIS, 2009), o letramento visual (OLIVEIRA, 2006; SERAFINI, 2014;
CALLOW, 2005, 2008), a habilidade comunicativa de ver (CALLOW, 2012, 2013;
WALSH, 2011), entre outras, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a
integração da habilidade comunicativa de ver à habilidade de ler, apontando o
potencial da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen ([1996],
2006) como ferramenta de análise de CM em meio impresso e observando a
construção de significados e a conscientização do letramento visual de leitores
dessas CM à medida em que são apresentados à Gramática, em um contexto de
ensino superior e formação de professores de língua inglesa (LI). A integração
daquelas habilidades foi realizada por meio de uma intervenção pedagógica no
formato de oficina de leitura, com a participação de oito alunos regularmente
matriculados na disciplina Leitura Intensiva, do Curso de Letras Inglês da
Universidade Federal do Piauí, ministrada no segundo semestre de 2015 (outubro
de 2015 a março de 2016). Em uma junção de teoria e prática, os participantes
foram apresentados à GDV e realizaram atividades de leitura de textos que
instanciam diferentes gêneros multimodais. Seis exemplos destes textos e as
respostas dos participantes a dois questionários de sondagem e a quatorze
atividades de leitura constituíram o corpus da presente pesquisa que, de natureza
interventiva, condizente com a metodologia da pesquisa-ação, adotou critérios
qualitativos para análise dos dados. A análise dos resultados indicou a apropriação
das ideias da GDV pelos participantes, manifestada no olhar desses para diferentes
modos e recursos semióticos na leitura das CM, e confirmaram o potencial da GDV
para propiciar uma leitura multimodal, configurando-a como uma metalinguagem
favorável ao desenvolvimento do letramento visual dos alunos, por meio da prática
integrada das habilidades de ler e ver, ao revelar o surgimento de um leitor mais
crítico e consciente de seu trabalho semiótico. A Tese foi concluída com uma
reflexão sobre as implicações pedagógicas dos resultados alcançados para o ensino
de LI, defendendo o ensino da GDV como metalinguagem que propicia o
desenvolvimento do letramento visual dos alunos, a partir da integração da
habilidade de ver às habilidades linguísticas, e ressaltando a necessidade de que os
currículos de LI sejam repensados para que possam incluir práticas pedagógicas
como as realizadas nessa intervenção. Além de sugestões para futuras pesquisas,
este trabalho aponta a contribuição para a formação do leitor-olhante, em todas as
esferas do ensino, particularmente do ensino superior, e a formação de professores.
Palavras-chave: Multimodalidade. Letramento Visual. Gramática do Design Visual.

Abstract:
Advances in communication and information technologies have facilitated an
increasing production, dissemination and consume use of a variety of multimodal
texts (MT), challenging the reign of language as the main mode of communication. In
the educational field, this challenge questions as to what it means to be literate in the
21st century and emphasizes the role of education in forming the reader-viewer
(SERAFINI, 2012), who do not only focus on the verbal mode, but constructs
meanings by integrating verbal and visual information to consolidate them into
communicative events. Grounded on Social Semiotics (HODGE, KRESS, 1998, VAN
LEEUWEN, 2005), Multimodality (KRESS, 2010, JEWITT, 2009, 2013, CALLOW,
2013, KRESS, VAN LEEUWEN, 2001, as well as on theories that discuss
multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 1996, ANSTEY, BULL, 2006, COPE,
KALANTZIS, 2009), visual literacy (OLIVEIRA, 2006, SERAFINI, 2014, CALLOW,
2005, 2008) and viewing as a communicative skill (CALLOW, 2012, 2013; WALSH,
2011), among others, this research is aimed at investigating the integration of
viewing and linguistics skills, particularly reading, by indicating Kress and van
Leeuwen’s Grammar of Visual Design (GVD) potential as a tool to analyze printed
MT, and also by observing how readers construct meaning of MT and become aware
of their own visual literacy as they are presented to that Grammar in a higher
education context of English teaching training at a State of Piauí Higher Education
Institution. The proposal for integrating those skills was carried out as a pedagogical
intervention in the form of a reading workshop attended by eight Federal University of
Piauí students majoring in English, who were enrolled in an intensive reading course
taught in the second term of 2015 (October, 2015 to March, 2016). In a combination
of theory and practice, the participants were introduced to the GVD and performed
reading activities that include different multimodal genres. Six examples of these
texts and the participants' answers to two survey questionnaires and fourteen reading
activities constitute the corpus of the present research which, in accordance with a
intervention research methodology, adopted qualitative criteria for data analysis. The
analysis of the results indicated that the adoption of the GVD ideas by the
participants influenced their making/meanings of different modes and use of semiotic
resources in reading CMs. Therefore, it confirms the GVD potential for facilitating a
multimodal reading, configuring it as a metalanguage to help develop students' visual
literacy by integrating reading and viewing skills and revealing the emergence of
more critical readers who have become aware of their visual literacy. The present
thesis concludes with a reflection on the pedagogical implications of the results
achieved for English language teaching, defending the teaching of the GVD as a
metalanguage that favors the development of students visual literacy by integrating
viewing and language skills, and emphasizing the need for this language curriculum
to be rethought so as to include pedagogical practices such as those carried out in
this experiment. In addition to suggestions for future research, this work emphasizes
the need for training the reader-viewer on all levels of education but particularly on
the level of higher education and of teacher training courses.
Keywords: Multimodality. Visual Literacy. The Grammar of Visual Design.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
BARBOSA, VÂNIA SOARES. MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO VISUAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA INTEGRAR AS HABILIDADES DE LER E VER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2017. 416 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1