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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: IMPLANTAÇÃO DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA) NO CEARÁ

Autor(es):
MEDEIROS, FABIANA CRISTIANE DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Descreve o projeto Um Computador por Aluno (UCA) enquanto política pública de inclusão digital na educação. Sua problemática investiga o processo de implementação do UCA no Ceará a partir do modelo de inclusão digital de Warschauer. Os governos têm implementado políticas públicas de inserção de tecnologias digitais de informação e comunicação na prática pedagógica promovendo a inclusão digital e social. As políticas públicas são manifestadas em programas, projetos e ações com intuito de diminuir as desigualdades existentes na sociedade. No Brasil, o governo implementou o projeto UCA, na tentativa de melhorar a educação básica, propiciar inclusão digital aos estudantes e suas famílias e incrementar a cadeia produtiva de tecnologia. Partindo de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, aplica o modelo de inclusão digital de Warschauer (2006), identificando os recursos físicos, humanos, digitais e sociais na implementação do UCA no Ceará.
Palavras-chave: Inclusão digital. Políticas públicas. Projeto Um Computador por Aluno.

Abstract:
Describes the Um Computador por Aluno (UCA) project as a public policy of digital inclusion in education. Governments have implemented public policies for the insertion of digital information and communication technologies into pedagogical practice, promoting digital and social inclusion. Public policies are manifested in programs, projects and actions aimed at reducing inequalities in society. In Brazil, the government implemented the UCA project, in an attempt to improve basic education, provide digital inclusion to students and their families and increase the technology production chain. Based on a documentary research that identified the Warschauer‟s inclusion model, the study identifies physical, human, digital and social resources in the implementation of the UCA in Ceará.
Keywords: Digital inclusion. Public policies. One Laptop Per Child

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MEDEIROS, FABIANA CRISTIANE DE. POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: IMPLANTAÇÃO DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA) NO CEARÁ. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

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