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Repositório Institucional - UECE
Título:
CRITÉRIOS ADOTADOS E PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA LOGÍSTICA HOSPITALAR INTERNA DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO

Autor(es):
ROCHA, MARIA LUDIMILA ARRUDA FROTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
As instituições de saúde se caracterizam como organizações de prestadoras de serviços, onde o resultado final do processo não se traduz em um produto, mas sim em um serviço que é a assistência à saúde de indivíduos, portanto é de extrema importância que as instituições tenham os recursos materiais e que estes sejam adequadamente administrados. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo geral identificar os critérios que devem ser adotados e os principais problemas enfrentados pela logística hospitalar interna de abastecimento farmacêutico. Trata-se de estudo metodológico desenvolvido em três fases: 1) revisão integrativa a partir de bases de dados; 2) pesquisa qualitativa com funcionários de um hospital público do Nordeste brasileiro; e 3) construção de um produto contendo recomendações para o bom funcionamento da logística hospitalar interna de abastecimento farmacêutico. Como resultados, a primeira fase da pesquisa identificou como critérios adequados à gestão da logística de farmácias hospitalares: a realização da gestão do estoque; uso de dispensadores automatizados para a distribuição de medicamentos; uso de código de barras durante o processo de preparação de medicamentos; presença de um farmacêutico; manter o departamento de farmácia aberto e com pessoal 24 horas por dia, sete dias por semana e o uso da notificação precoce da escassez de drogas pelos profissionais da saúde. Em relação aos problemas encontrados, os autores citaram alto custo da cadeia de abastecimento; falta de definição de um tempo para realizar o inventário nos dispensadores automatizados; escassez de drogas; tratamento tardio e progressão da doença; risco de eventos adversos e erros de medicação. Na segunda fase da pesquisa, os resultados foram divididos em três categorias: experiências exitosas da assistência farmacêutica; problemas enfrentados pelo setor de abastecimento farmacêutico e sugestões dos funcionários para melhoria deste setor. Por fim, construiu-se o produto, um documento na forma de recomendações visando contribuir com a melhoria da gestão administrativa, ou seja, dos processos de trabalho que envolvem o planejamento, aquisição, recebimento, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e materiais médicos. Conclui-se que as instituições de saúde devem promover uma farmácia hospitalar com todos os seus processos de trabalho bem definidos e com uma equipe capacitada que possa gerenciar o seu estoque de forma que não venha a comprometer a qualidade da assistência e a segurança do paciente. Espera-se ter contribuído para a sistematização de critérios a serem adotados no gerenciamento de farmácias hospitalares.
Palavras-chave: Almoxarifado central hospitalar. Assistência farmacêutica. Segurança do paciente.

Abstract:
Health institutions are characterized as service provider organizations, where the end result of the process is not a product, but a service that is the health care of individuals, so it is extremely important they have material resources and that these are properly managed. In this context, the general objective of the study was to identify the criteria that should be adopted and the main problems faced by internal hospital logistics of pharmaceutical supply. It is a methodological study developed in three phases: 1) integrative research from databases; 2) qualitative research with employees of a public hospital in the Brazilian Northeast; and 3) construction of a product containing recommendations for the proper functioning of internal hospital logistics for pharmaceutical supply. As a result, the first phase of the research identified as adequate criteria for the management of the logistics of hospital pharmacies: the management of the stock; use of automated dispensers for dispensing medicines; use of bar code during the drug preparation process; presence of a pharmacist; keeping the pharmacy department open and staffed 24 hours a day, seven days a week and using early notification of drug shortages by health professionals. In relation to the problems found, the authors cited high cost of the supply chain; lack of definition of time to perform inventory in automated dispensers; drug shortages; late treatment and disease progression; risk of adverse events and medication errors. In the second phase of the research, the results were divided into three categories: successful experiences of pharmaceutical care; problems faced by the pharmaceutical supply sector and employee suggestions for improvement in this sector. Lastly, the product was constructed, it is a document in the form of recommendations aimed at contributing to the improvement of administrative management, that is, the work processes that involve the planning, acquisition, receipt, storage, distribution and dispensing of medicines and medical materials. It is concluded that health institutions should promote a hospital pharmacy with all its well-defined work processes and a trained staff that can manage its inventory in a way that does not compromise the quality of care and patient safety. It is hoped to have contributed to the systematization of criteria to be adopted in the management of hospital pharmacies.
Keywords: Hospital warehouse. Pharmaceutic care. Patient safety.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ROCHA, MARIA LUDIMILA ARRUDA FROTA. CRITÉRIOS ADOTADOS E PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA LOGÍSTICA HOSPITALAR INTERNA DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

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